O Citroën SUV C4 Cactus materializa a união da tecnologia com a ampliação da segurança, trazendo inúmeros equipamentos, muitos até então somente disponíveis em categorias superiores.
Um produto que chega ao mercado disposto a quebrar paradigmas e que reflete a audácia, a força e a liberdade dos que escolhem um modelo como esse para fazer parte da família.
Ele conta com avançado pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção da categoria. Como destaque, temos:
Active Safety Brake – Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão: um sistema automático de frenagem de emergência para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir.
Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado, atuando no sistema de frenagem do veículo.
De 5 km/h a 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente quando for detectado um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado e 60 km/h quando for um pedestre. O sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.
Alerta de Saída de Faixa: ajuda a prevenir a baixa vigilância ou um simples momento de desatenção do motorista. Ele usa uma câmera para reconhecer faixas horizontais sólidas ou tracejadas e detecta o cruzamento involuntário de marcações longitudinais de trânsito na estrada.
Para proporcionar uma condução segura, a câmera analisa a imagem e, se a atenção do motorista diminuir e a velocidade for superior a 60 km/h, dispara um alerta se houver uma mudança de direção inesperada. O motorista é, então, alertado por sinais sonoros e um alerta visual para avisá-lo. Esse sistema é particularmente útil em rodovias e vias expressas.
O Alerta de Atenção ao Condutor: avalia o nível de alerta do motorista, identificando mudanças de trajetória em relação às marcações de faixa. Quando o sistema interpreta o comportamento do veículo, como indicando um certo limite de fadiga ou falta de atenção por parte do motorista, ele aciona o primeiro nível de alerta.
O motorista é alertado pela mensagem – Fique atento! (Cuidado!) -, acompanhado de um sinal sonoro. Após três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um novo alerta com a mensagem – Condução arriscada: Faça uma pausa! -, acompanhada de um sinal sonoro mais pronunciado. Esse sistema é particularmente adequado para estradas rápidas (velocidade superior a 65 km/h).
Coffee Break Alert: informa ao motorista quando é hora de uma pausa. O sistema dispara um alerta quando detecta que o motorista não fez uma pausa após duas horas de condução a uma velocidade acima de 70 km/h.
Esse alerta assume a forma de uma mensagem de display, acompanhado de um sinal sonoro, incentivando você a fazer uma pausa. Se o motorista não seguir o conselho, o alerta é repetido de hora em hora até que o veículo pare.
Faróis de neblina com Cornering Light: as luzes de curva estáticas fornecem um feixe de luz adicional para iluminar o interior das curvas e melhorar a visibilidade e a segurança nos cantos e junções, cobrindo um ângulo de até 75° à direita ou à esquerda do veículo.
Essa função de iluminação funciona a velocidades entre 0 e 40 km/h e pode ser ativada automaticamente, quando o volante estiver em um ângulo de 60°. O sistema está desativado para ângulos inferiores a 30°.
Assistência em Subidas (Hill-Start Assist): a partida com assistência em subidas torna as manobras fáceis quando estacionado em aclives. Ele mantém o veículo estável por cerca de dois segundos, quando o motorista solta o pedal de freio em aclives com um gradiente de mais de 3°. Isso dá ao motorista tempo para transferir o pé para o pedal do acelerador e ligar o carro.
Controle de aderência (Grip Control): O Grip Control é um dispositivo que melhora a aderência do veículo, otimizando a motricidade em terrenos acidentados ou difíceis, como areia, lama ou neve. É possível deixar o Grip Control funcionar automaticamente com o modo Standard (Padrão) ou você mesmo pode escolher um dos cinco modos: Padrão, Neve, Lama, Areia, ESP OFF.
“Equipamos o C4 Cactus com o pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção mais avançado de sua categoria. Tudo para assegurar uma condução serena, prazerosa e segura”, afirma Antoine Gaston-Breton, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.
Além das tecnologias de ajuda à condução, o Novo SUV Citroën C4 Cactus oferece equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria.
Entre os principais, podemos destacar:
Sistema Keyless – É, ao mesmo tempo, um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro.
No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a aproximadamente dois metros do carro, a chave é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave.
O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo;
Botão Start/Stop − Permite acionar o motor do C4 CACTUS com uma pressão do dedo, como em um carro de competição. Para ligar o carro, a chave precisa estar dentro do habitáculo.
O volante e a ignição são destravados por meio de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição. Todas as outras operações são feitas dentro da cabine: quando você pressiona levemente o botão no console central, ativa a ignição.
Para dar a partida e desligar o motor, basta pressionar o botão de Start/Stop e, ao sair do carro, é preciso apenas pressionar o pequeno botão de trava na maçaneta da porta do motorista para travar o carro novamente;
Sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, que garante melhor equalização e distribuição de graves e agudos. Alto-falantes de excepcional qualidade, com potência de 25 W x 4;
Bluetooth e sistema hands-free − Recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo. Dependendo do modelo do aparelho, o telefone transmite MP3 para o rádio sem necessidade de uso de fio;
Câmera de ré − Localizada no para-choque traseiro, a câmera de ré se ativa ao engatar a marcha à ré e permite visão da traseira do C4 CACTUS na central multimídia.
O motorista pode se orientar por meio de linhas auxiliares que aparecem na imagem. As linhas verdes mostram a direção geral do veículo, as vermelhas representam o limite do para-choque;
Controle e limitador de velocidade – permite limitar a velocidade ou fixá-la por meio de uma palheta no lado inferior esquerdo do volante, trazendo mais conforto e segurança ao motorista;
Faróis automáticos e sensores de chuva – os sensores intuitivos no para-brisa do carro podem detectar a diminuição da luz externa e ativar automaticamente os faróis (Headlamps On).
Os limpadores dianteiros também são ativados quando a chuva for detectada e ajustam a frequência de limpeza de acordo com a intensidade da chuva e a velocidade do carro.
Espelho eletrocrômico – minimiza automaticamente a incidência da luz emitida pelo farol de um carro que vem atrás, ajustando sua transparência de reflexo de acordo com a intensidade de luz projetada sobre ele.
Detector de pressão dos pneus: este sistema compara as informações fornecidas pelos sensores de velocidade das rodas com os valores de referência, acionando um alerta a partir do momento em que detecta a diminuição da pressão de um ou vários pneus.