sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Peugeot e-Legend Concept combina o clássico com o moderno

O PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT exalta o DNA da marca ao associar sua herança com as tecnologias mais avançadas do universo automotivo. A PEUGEOT demonstra assim que um veículo hipertecnológico pode ser extremamente atraente.

- Publicidade -

A escolha de um Coupé como silhueta para um veículo autônomo sublima as experiências de condução ao utilizar códigos modernos, bem como um gabarito e proporções totalmente realistas e pragmáticas. O surgimento de novas plataformas elétricas multiplica as possibilidades para os designers, eliminando os obstáculos técnicos ligados à propulsão térmica.

Para formular sua visão tecnológica, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT encontrou inspiração na herança da marca, reinterpretando os grandes temas de um veículo extremamente prazeroso ao dirigir, o 504 Coupé:
Uma silhueta leve, atlética, afilada e sensual;
Uma cabine arqueada sobre o eixo traseiro, dotada de amplas seções envidraçadas.

- Publicidade -

Na dianteira, o veículo carrega a assinatura visual PEUGEOT com três garras e dois módulos duplos. A área técnica, situada sob os faróis, contém todas as funções das ajudas à condução. A máscara dianteira está totalmente embutida nos para-lamas dianteiros e é cortada ao meio por uma viga em alumínio preto, herança dos para-choques de aço cromado.

Na traseira, a assinatura visual emblemática da gama PEUGEOT também ostenta três garras e recebe um tratamento altamente tecnológico. A terceira luz de freio, localizada no alto do vidro traseiro, se estende por todo o comprimento e reflete um conjunto de múltiplas lâminas.

As laterais têm três camadas distintas, incluindo uma extensão da plataforma técnica na parte de baixo e uma área envidraçada inspirada nas proporções entre chapa e vidro do PEUGEOT 504 Coupé. As amplas superfícies de vidro inundam de uma bela luminosidade o habitáculo do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT.

- Publicidade -

As caixas de rodas são esculpidas em negativo, e as dianteiras contêm uma passagem de ar. Todo o conjunto é realçado por um arco de metal que circunda os vidros laterais e destaca o vidro traseiro engastado e facetado.

Visível a partir do exterior sob a barra lateral traseira, uma mensagem de boas-vindas personalizada aparece na tela, bem como o nível da carga.

Há também uma mensagem avisando as pessoas do lado de fora que o carro funciona em modo autônomo. O comando de abertura tátil das portas está engenhosamente dissimulado na barra lateral.

A carroceria ostenta uma tonalidade cinzenta sutilmente nuançada de champanhe, extremamente densa. Em função da luminosidade exterior, a cor passa de uma tonalidade cromo que reflete o entorno para um aspecto de bronze metálico polido. O procedimento utilizado assemelha-se àquele aplicado nos frascos dos melhores perfumes.

As dimensões do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT são (em mm):
Comprimento: 4650;
Largura: 1930;
Altura: 1370;
Entre-eixos: 2690.
As rodas são compostas por aros de 19 polegadas de diâmetro e pneus MICHELIN®, com dimensões de série.

Grupo motopropulsor 100% elétrico – Perfeitamente integrado em uma visão realista da transição energética da marca, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT é movido por um grupo motopropulsor 100% elétrico.

Com baterias de 100 kWh, a motorização entrega um torque de 800 Nm e uma potência de 340 Kw distribuídos para as quatro rodas motrizes. Esse nível de desempenho permite percorrer de 0 a 100 km/h em menos de 4s e alcançar uma velocidade máxima de 220Km/h.

A autonomia é de 600 km dependendo do protocolo WLTP, dos quais 500 km são acessíveis em 25 minutos graças à recarga rápida. Para evitar eventuais problemas com tecnologia disponível, o PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT dispõe de recarregamento por indução.

Dois modos autônomos:

  • SOFT: privilegia o conforto dos ocupantes. As projeções digitais nas telas e a exibição de informações são reduzidas ao mínimo necessário,
  • SHARP: caracterização precisa e dinâmica do veículo. Possibilidades máximas de conexão com atividades digitais (redes sociais, agenda, etc.).

Em modo autônomo, a configuração interior do PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT se adapta:

  • Graças à tecnologia de direção by wire, o volante é escamoteado sob a barra de som de modo a liberar totalmente a visão da tela de 49 polegadas;
  • Os bancos dianteiros são reclináveis;
  • Os apoios de braço laterais abrem-se automaticamente para dar acesso a um amplo espaço de arrumação e a uma área de recarga por indução do telefone;
  • Os principais comandos estão permanentemente acessíveis no console central integrado ao banco do condutor.

Os ocupantes podem assim se dedicar a seus lazeres favoritos: jogar o videogame integrado ou assistir a um filme na tela central recurvada ou em cada uma das telas integradas aos para-sóis.

Dois modos manuais:

  • LEGEND: modo  “cruising”, com três mostradores que remetem ao 504 Coupé e interface com exibição da madeira tratada digitalmente nas diferentes telas,
  • BOOST: condução dinâmica e estimulante devido à eficiente motorização elétrica. Imersão a 180° com projeção da estrada numa tela grande e única.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança