A Audi entregou cerca de 1.812.500 automóveis para clientes em todo o mundo em 2018, 3,5% menos do que há um ano.
Na Europa, as vendas caíram 13,6% nos últimos 12 meses.
No continente americano, a Audi havia substituído quase um terço de suas entregas com trocas de modelos importantes para o A1, A6, A7 e Q3 desde o início do ano.
Na China, a montadora de Ingolstadt reafirmou sua posição como a marca premium de maior sucesso pelo trigésimo primeiro ano consecutivo.
Na América do Norte, a empresa fechou o ano em pé de igualdade com o nível do ano passado (-0,9%).
Cerca de 154.550 clientes em todo o mundo escolheram um Audi em dezembro, uma queda de 14,3 por cento.
“Como esperado, 2018 provou ser extremamente desafiador com a maior campanha de modelos e tecnologia na história da Audi – coincidindo com a mudança para o novo ciclo de testes WLTP” afirma Bram Schot, CEO e membro interino do Conselho de Vendas e Marketing da Audi AG.
“O feedback positivo de nossos modelos mais recentes demonstra a força de nossa marca, enquanto nos preparamos para os novos desafios que virão este ano”.
Na China, a Audi fechou novamente o ano com um novo recorde: 663.049 automóveis vendidos, representando um aumento de 10,9%.
O volume de vendas aumentou mais de cinco vezes nos últimos dez anos.
Em 2018, as marca das Quatro Argolas viram a demanda disparar para os modelos premium produzidos localmente, especialmente o A4 L (+ 42,6% para 163.279 carros) e o A3 (+ 12,7% para 91.173 carros).
Neste ano, a empresa vendeu mais de 10.000 unidades (+ 4,0%) da nova edição do seu carro-chefe de categoria full-size, o A8 L.
Em outubro, uma versão longa do Q2 adaptada especificamente ao mercado chinês entrou para o portfólio local.
Esta versão é destinada especialmente a clientes jovens.
Para 2019, mais destaques irão chegar para os concessionários do mercado chinês, como a introdução do novo A6 L que acontecerá em breve.
Com o Audi Q2 L e-tron como o primeiro carro elétrico produzido localmente e o Audi e-tron como modelo de importação, a Audi também pretende estabelecer um importante marco na segunda metade do ano para a eletrificação da gama de modelos na China.
Mudanças de modelo, inúmeras incertezas políticas e econômicas, bem como a mudança para o novo ciclo de testes WLTP dominaram os negócios da Audi na Europa em 2018.
Em todos os modelos, as vendas no continente caíram 13,6% para cerca de 743.600 unidades durante o ano.
O A7 teve um bom desempenho, com vendas de 47,4 por cento para cerca de 10.100 unidades desde janeiro.
Atraindo cerca de 16.000 reservas antecipadas, o Audi e-tron também animou os clientes europeus.
Em dezembro, cerca de 51.500 clientes (-20,9%) na Europa receberam chaves de um Audi.
A empresa continua a trabalhar a todo vapor na homologação de seus modelos.
Semana após semana, mais variantes de motor/transmissão podem ser novamente encomendadas no configurador.
Nos Estados Unidos, a Audi alcançou mais uma vez um forte número de vendas em 2018, encerrando o ano com 223.323 clientes, ligeiramente abaixo do valor comparativo de 2017 (-1,4%).
A família Q, particularmente, está dando bastante impulso nos Estados Unidos, a demanda para os utilitários cresceu acima da média em 8,3%, para 126.252 unidades.
Pela primeira vez na história da Audi America, as vendas de SUV representam 57% das entregas.
O modelo Q mais popular é o Q5, com um aumento na demanda em mais de 21%, para 69.978 carros.
A Audi Canadá também se beneficiou da tendência de SUV, alcançando um novo recorde (+ 2,5% para 36.908 carros).
Como resultado, o Canadá estabeleceu-se entre os dez maiores mercados pelo terceiro ano consecutivo.
Na América do Norte, as entregas no ano como um todo se basearam no alto nível de 2017 (- 0,9% para 275.000 carros).
Vendas Audi AG |
Dezembro | Acumulado | |||||
2018 |
2017 |
Mudança sobre 2017 |
2018 |
2017 |
Mudança sobre 2017 | ||
Mundo |
154.550 |
180.236 |
-14,3% |
1.812.500 |
1.878.105 |
-3.5% | |
Europa |
51.500 |
65.132 |
-20,9% |
743.600 |
860.624 |
-13.6% | |
– Alemanha |
16.937 |
18.815 |
-10,0% |
260.456 |
294.544 |
-11.6% | |
– Reino Unido |
6.314 |
10.631 |
-40,6% |
143.716 |
175.217 |
-18.0% | |
– França |
4.186 |
6.397 |
-34,6% |
51.710 |
63.980 |
-19.2% | |
– Itália |
7.554 |
5.390 |
+40,1% |
62.256 |
68.954 |
-9.7% | |
– Espanha |
3.555 |
5.026 |
-29,3% |
53.105 |
56.083 |
-5.3% | |
Estados Unidos |
22.765 |
26.977 |
-15,6% |
223.323 |
226.511 |
-1.4% | |
México |
1.520 |
2.066 |
-26,4% |
14.781 |
15.051 |
-1.8% | |
Brasil |
848 |
1.001 |
-15,3% |
8.810 |
10.035 |
-12.2% | |
China + Hong Kong |
65.598 |
69.160 |
-5,2% |
663.049 |
597.866 |
+10,90% |