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Novo EcoSport sem estepe: furamos dois pneus traseiros e fomos para pista

O EcoSport é o primeiro SUV no mercado brasileiro a trazer a tecnologia Run Flat, até então disponível somente em carros do segmento premium. Sua principal vantagem é a tranquilidade de não precisar parar o carro em situações que poderiam representar um risco à segurança.

Segundo um estudo da Michelin que analisou mais de 13.000 pneus ao fim de sua vida útil no Brasil, no período de 2012 a 2018, 36% apresentavam pelo menos uma perfuração (reparada ou não) sendo que estes pneus tinham, em média, 1,5 perfurações ou reparos cada.

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Os pneus do novo EcoSport Titanium são do tipo ZP (Zero Pressure), produzidos pela Michelin. Também chamados de autossuportantes, eles têm flancos, ombros e talões projetados para suportar a carga em caso de queda de pressão e permitem continuar a rodar por até 80 km à velocidade máxima de 80 km/h.

Com o kit de reparo que obrigatoriamente deve ser levado no veículo, composto de compressor elétrico e frasco de líquido selante, a distância de rodagem pode ser estendida para 200 km, respeitado o limite de velocidade de 80 km/h para garantir os parâmetros de segurança.

Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda.

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O primeiro pneu com essa tecnologia, lançado pela Michelin em 1934, tinha um aro interno de segurança que em caso de furo permitia continuar rodando sobre uma camada de espuma especial.

Vendido para veículos militares e blindados de transporte de valores, era muito caro para ser usado pelos carros comuns da época. Anos depois, a Michelin homologou o pneu ZP para a Lincoln, divisão de carros de luxo da Ford, com sistema de monitoramento de pressão.

Projetados originalmente com foco na mobilidade contínua e segurança, com paredes reforçadas, os pneus ZP de primeira geração ofereciam menos conforto e maior resistência de rodagem que os convencionais quando cheios. A nova geração de pneus ZP da Michelin, usada no EcoSport, foi projetada e calibrada especialmente para proporcionar também mais conforto de rodagem.

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No mercado, esses pneus também são identificados por diferentes nomes, como: SST (Self-Supporting Technology), EMT (Extended Mobility Tyre), RFT (Run Flat Tyre), SSR (Self-Supporting Runflat) ou ZPS (Zero Pressure System).

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