A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) continua a avançar em tecnologia embarcada, anunciando o lançamento, nos Estados Unidos, do Uconnect Market, uma nova plataforma de comércio a bordo que oferece aos clientes a oportunidade de pedir comida, encontrar o posto de combustível mais próximo, economizar dinheiro no abastecimento e fazer reservas em restaurantes, tudo a partir do conforto de seus veículos.
Com a nova plataforma, os proprietários de veículos das marcas da FCA poderão evitar filas e poupar tempo ao fazer (e pagar) pedidos de comida e bebida, reservar uma mesa no caminho para o restaurante favorito ou autorizar de forma segura o pagamento de combustível nos postos participantes.
Os motoristas também poderão localizar e pagar uma vaga de estacionamento próximo e agendar um serviço em uma concessionária nos EUA, tudo de dentro do veículo sem precisar de um cartão de crédito físico.
“Nossos clientes têm vidas muito atarefadas, e nosso objetivo com a plataforma Uconnect é fornecer um portfólio de serviços abrangentes que tornem o deslocamento diário mais prático, produtivo e agradável”, diz Alan D’Agostini, diretor global de Serviços Conectados da FCA.
“É por isso que estamos lançando o Uconnect Market, à medida que continuamos nossos esforços para aumentar a conectividade em todo o mundo, com a meta de termos todos os veículos novos da FCA conectados em 2022.”
A lista de marcas participantes na plataforma inclui Shell, Domino’s, ParkWhiz e Yelp Reservations.
O Uconnect Market inclui os seguintes serviços:
• Carteira: Ao abrir a conta do Uconnect Market, os proprietários podem registrar um cartão de crédito para usar com os fornecedores associados à plataforma;
• Serviço: Os consumidores terão acesso às ofertas nacionais de serviços da Mopar e a possibilidade de localizar um centro de serviços certificado da Mopar e agendar serviços no veículo;
• Combustível: Os proprietários podem ver uma lista de postos de combustível próximos e autorizar o pagamento de abastecimento em postos Shell participantes por meio do programa Shell Pay & Save;
• Alimentação: A plataforma usa o Yelp para mostrar uma lista de restaurantes próximos classificados por categoria, permitindo ao usuário fazer reservas neles;
• Estacionamento: Encontre, reserve e pague milhares de estacionamentos na América do Norte através da ParkWhiz, uma marca da Arrive.
O Uconnect Market foi desenvolvido em parceria com a Xevo, sediada em Seattle e recentemente adquirida pela Lear Corporation.
A plataforma será implementada no segundo semestre de 2019 através de uma atualização online (OTA na sigla em inglês) para modelos das marcas Chrysler, Dodge, Jeep® e Ram dos anos-modelo 2019 e 2020 com tecnologia de conexão e com a última geração de telas táteis de 8,4 polegadas.
Será ainda um elemento a ser incorporado em futuros modelos equipados com esse monitor.
Compromisso com a conectividade-A introdução do Uconnect Market segue o anúncio anterior pela empresa FCA da implementação de um novo “ecossistema” para o interior do veículo que utilizará as tecnologias da HARMAN (Samsung) e da Google.
O novo sistema gerenciará de forma rápida e segura o veículo e dados adicionais por meio de uma arquitetura feita a partir da plataforma HARMAN Ignite, baseada em nuvem.
Ele também será alimentado pelo Android, que oferece um ambiente robusto, comprovado e intuitivo com base em aplicativos que fornece novos conteúdos por meio de atualizações online (OTA), interação rápida e integração sem fio com os dispositivos móveis do cliente.
Os principais componentes do novo “ecossistema” começarão a ser implementados em fases em todas as regiões do mundo durante o segundo semestre de 2019.
Até 2022, todos os novos veículos FCA serão conectados.
“Essas tecnologias que ampliam o uso do automóvel para outras experiências e que, de fato, facilitam a vida dos nossos clientes, em breve farão parte de todos os nossos projetos, inclusive na América Latina”, afirma Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para América Latina.