A Fundação Toyota do Brasil, em comemoração aos seus 10 anos, lança uma ferramenta de ensino a distância (EAD) por meio do Projeto Ambientação, que utiliza uma metodologia da montadora japonesa para resolução de problemas.
A ferramenta é totalmente gratuita e destina-se ao público em geral, estudantes de nível técnico e superior e profissionais do sistema público e privado.
As inscrições já estão abertas e as aulas terão início em agosto.
Nesta primeira edição, o Ambientação EAD abordará o tema água, orientando os participantes como aproveitar melhor este recurso natural e adotar práticas sustentáveis a partir do Toyota Business Practices (TBP), uma metodologia de gestão de problemas da montadora.
O primeiro módulo possui oito etapas, com tempo mínimo de quatro meses e máximo de cinco meses para a conclusão do curso, sendo que o participante deve cumprir o mínimo de 4 horas semanais para que possa acompanhar o grupo durante a capacitação.
“Nesta primeira etapa, sugerimos indicar um tema mais palpável para que o participante tenha um norte. Todos têm acesso à conta de água da sua residência, por exemplo, a partir daí fica muito mais fácil aplicar a metodologia.”, explica Elaine Marques, coordenadora do Projeto Ambientação.
Após concluir o curso básico sobre água, o aluno receberá um certificado e poderá escolher outros temas de seu interesse, estendendo sua formação para outras áreas
Serão disponibilizadas 40 vagas e cada aluno terá o acompanhamento de um tutor durante todo o curso, além de receber apostila digital e materiais de apoio para complementar as videoaulas.
Haverá ainda um Fórum, permitindo a interação entre os monitores e os participantes.
O curso recebeu consultoria da Prof. Dra. Rita Maria Lina Tacia, Diretora da ABED (Associação Brasileira de Ensino à Distância), pedagoga formada pelo Mackenzie, doutora em Linguística e Semiótica pela USP e professora adjunta do Núcleo de Educação à Distância da UNIFESP.
Também houve colaboração da Prof. Lucelaine Zampolim, pedagoga formada pela Unicamp, pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e apoiadora durante a implementação do Projeto Ambientação na Rede Municipal de Indaiatuba.
Para obter mais informações e se inscrever, acesse https://projetoambientacao.com.br/. As vagas são limitadas.