quinta-feira, 11 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Aplicativo que mede a qualidade de filtro de ar-condicionado vence 10º Hackathon na FEBRAVA 2019

Com o tema “Hackeando a Indústria 4.0 do AVAC-R”, quatro equipes foram desafiadas a apresentar ideias inovadoras para o setor no 10º Hackathon FIESP. O evento foi realizado durante a 21ª FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água, que encerra nesta sexta-feira, no São Paulo Expo.

Os times formados por até cinco participantes trabalharam em busca de soluções de problemas sugeridos por empresas consolidadas no setor. A equipe Innovation desenvolveu o Transmissor de Pressão Diferencial, um sensor capaz de identificar problemas de filtros utilizados em equipamentos de ar-condicionado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Já a equipe New Age propôs um novo tipo de treinamento para auxiliar técnicos que fazem trocas dos filtros de ar condicionado. “Nossa ideia é mostrar ao profissional como encontrar todos os detalhes exatos do filtro para fazer a troca correta e escolher o modelo ideal para cada máquina. Assim, é possível evitar danos precoces ao equipamento”, explica Matheus Alves, integrante do grupo.

E o projeto criado pela Solid Solution foi a padronização em um sistema já existente. “O MRP é uma ordem de serviço que sai do setor de vendas para a linha de produção. Como esse meio de campo entre estoque e produção ainda é desalinhado, trouxemos uma solução para que eles conversem de forma sincronizada”, explica Luis Sarri, um dos participantes.

De acordo com Manoel Neto, coordenador de Startup e Hackathon da FIESP, é preciso trazer inovação a partir de desafios reais da indústria. “Essa é uma indústria inteligente, 4.0. A vantagem em fazer um Hackathon focado apenas em alunos no Senai é que eles não têm vício do mercado. Com a cabeça fresca, sobra espaço para criar, inovar” explica Neto.

- Publicidade -

Solução para filtros de qualidade venceu a competição – A Smart Filters, equipe vencedora do 10º Hackathon FIESP, desenvolveu um aplicativo que mede a qualidade de filtros de ar-condicionado. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Trox Brasil: como fazer uma análise profunda de um filtro e saber qual é adequado para cada tipo de equipamento?

O desenvolvimento do aplicativo partiu da percepção da equipe nas máquinas que sujam muito rápido. Por isso, a proposta foi criar um sistema que consiga medir e quantificar dados para evitar o uso inadequado de filtros. “O aplicativo liga um software a sensores que identificam vários parâmetros, como vazão, sujeira e rendimento da máquina”, explica Milton Shishido, integrante da equipe.

De acordo com Jorge Zato, gerente Corporativo em Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da Trox Brasil, a importância desse tipo de desafio para o setor é encontrar soluções para problemas corriqueiros.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Nós buscamos esse tipo de competição porque precisamos de mentes com soluções inovadoras, fora da caixa. Nós que estamos acostumados com o mercado e a indústria, tendemos a modificar ideias já existentes. Ideias completamente novas só saem com esse tipo de competição”, conclui.

O prêmio, celebrado por todos da equipe, foi uma passagem e a inscrição para participar da MCE Expo Comfort 2020, que acontece de 17 a 20 de março, em Milão, patrocinada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que também ofereceu cinco convites aos demais participantes da equipe para o Salão Duas Rodas 2019, no período de 19 a 24 de novembro, em São Paulo.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil