Uma parceria de quase 30 anos na realização de testes, Scania e Citrosuco revolucionaram o mercado ao anunciar, em outubro de 2018, a primeira demonstração com um caminhão que pode ser abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano, no Brasil.
O início foi em dezembro e quase um ano depois, os resultados são animadores. O veículo rodou apenas com gás natural, e nesta aplicação, em relação a um modelo diesel, houve uma diminuição de 15% no custo do km rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade do transporte. A Morada Logística, prestadora de serviços da Citrosuco, cuida de toda a operação logística.
A rota escolhida permanece entre Matão (sede da Citrosuco) até o Porto de Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.
Trata-se de um trajeto rico topograficamente que permite ao veículo enfrentar a desafiadora Serra de Santos. O modelo já rodou 110 mil km até agora.
O pesado de cabine R e 410 cavalos de potência, é da Nova Geração da marca, que começou a ser entregue aos clientes a partir de fevereiro deste ano.
“Nossa solução é comprovadamente mais sustentável do que o diesel. O custo é viável economicamente considerando a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.
“Mas, é importante ressaltar que será fundamental o governo federal colocar em prática os sinais que deu sobre seus planos para o gás natural no Brasil. Por exemplo, as privatizações que provocarão um choque de eficiência no setor via aumento da competitividade e por consequência redução dos custos e possivelmente do preço de venda ao consumidor final. Todo o começo de um novo sistema exige movimentos de todos os lados. Estamos recebendo muitas intenções de compra. Ou seja, comprovando que há demanda consistente. Agora, precisamos de mais oferta.”
Munhoz também destaca que o motor é 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. “Não é conversão. Ele tem garantia de fábrica e tecnologia confiável. Na demonstração com a Citrosuco o R 410 vem tendo um desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de ser 20% mais silencioso”, completa. Em emissões a redução de CO2 pode chegar a até 15% na comparação ao diesel.
A demonstração está sendo monitorada pelos Serviços Conectados Scania. Um módulo instalado no caminhão envia todas as informações das viagens, em um acompanhamento detalhado da operação e individualmente por motorista.
A Morada Logística pode analisar itens como consumo de combustível, condução mais eficiente e segura e de controlar o desgaste desnecessário dos pneus. Além disso, o Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis garante mais disponibilidade e eficiência.
Modelo de 410 cavalos faz rota de 800 km desde dezembro; resultados comprovam uma redução de 15% na comparação com o diesel nas características desta aplicação
“A Citrosuco tem por premissa a gestão socioambiental em sua cadeia produtiva. Neste contexto, investimos em pesquisa e desenvolvimento e trabalhamos com nossos parceiros para reduzir os impactos ambientais e sociais em nossas operações. Aumentar a eficiência e segurança na logística, reduzindo acidentes e emissão de gases de efeito estufa, contribuem para que consumidores, no mundo todo, possam ter cada vez mais acesso a produtos de qualidade e provenientes de uma cadeia de valor responsável. Na Citrosuco, inovação e sustentabilidade fazem parte da forma como provemos alimentos originados de frutas para uma vida com energia e mais saudável”, comenta Boris Alessandro Wiazowski, gerente de Sustentabilidade da Citrosuco.
André Leopoldo e Silva, diretor-geral da Morada Logística, também aprova a demonstração. “A parceria está sendo de muito sucesso. Estamos orgulhosos de participar de uma ação, que pode mudar a história do modelo de transporte do país. Citrosuco e Scania são ótimos parceiros. É uma grande satisfação”, salienta.
“A Morada Logística tem a sustentabilidade em seu DNA. Esse foi um dos diferenciais da vitória neste contrato com a Citrosuco, pois eles foram enfáticos em afirmar que procuram alternativas de combustíveis. Quando surgiu a oportunidade deste projeto, topamos na hora. Muitas empresas nos procuraram curiosas sobre esta ação.”
“Sabíamos que teríamos vários desafios, pois se trata de uma novidade. O GNV para automóveis é usado em larga escala. Contudo, para os veículos comerciais ainda precisamos de mais estrutura de abastecimento e de um preço mais competitivo do gás. Mas, com os resultados da demonstração já temos interesse de compra. Do ponto de vista operacional está aprovado. O consumo foi próximo do que havíamos pensado. Estamos animados para incluir na renovação da frota da Citrosuco para 2020.”
De acordo com André Leopoldo, o caminhão Scania é um sucesso entre os motoristas. “Eles gostam muito do conforto, da dirigibilidade, do silêncio e da diferença muito pequena de rendimento comparado ao diesel”, lembra. Sobre as manutenções nada a reclamar.
“Bem no começo da demonstração, houve algumas adaptações no sistema a gás, que eram perfeitamente esperadas. Mas, do ponto de vista do caminhão só fizemos as manutenções do dia a dia, ou seja, as recomendadas pelo fabricante. Ele nos trouxe alta disponibilidade e performance.”
A substituição do diesel – O início da comercialização dos caminhões movidos a GNV/Biometano – A Scania aproveitou evento com a imprensa especializada para divulgar que vai iniciar as vendas dos caminhões GNV durante a edição 2019 da Fenatran (14 a 18 de outubro no SP Expo).
A produção começa em dezembro de 2019 e entregas a partir de março de 2020.
O projeto é fruto de investimento de R$ 21 milhões, parte do programa de R$ 2,6 bilhões que a empresa dedica ao País entre 2017 e 2020, e já fazia parte do plano da montadora de introduzir modelos a gás no portfólio com a nova geração de caminhões lançada em outubro do ano passado.
O caminhão a gás deverá custar entre 30% e 35% a mais do que uma versão a diesel.
Resumo – Caminhão GNV – Citrosuco
- Modelo R410 (410 cavalos de potência)
- Rota: 800 km.
- Redução de 15% no custo do km rodado proveniente da redução do combustível, comprovando a viabilidade do transporte.
- Caminhão já rodou 120 mil km.
- 20% mais silencioso que a mesma configuração diesel.
- Em emissões a redução de CO2 pode chegar a até 15% na comparação ao diesel.
- Motoristas testaram mesma versão a diesel e também a GNV, sem saber. Diferença notada foi no aumento pequeno do ruído na configuração GNV x diesel.
- Sustentabilidade econômica – 9 meses rodando. Economia de 15% no custo quando comparado com o diesel.
- Manutenção: segue programa normal de fábrica. Custo de manutenção similar ao diesel.
- Disponibilidade: 95% (paradas para manutenção, feiras, exposições).
- Por mês de 15 a 20 mil quilômetros rodando em operação 24 horas.
- Utiliza bico ABNT1 (similar ao carro de passeio) demora 35 minutos para abastecer 190 m3. Bico ABNT4 (NGV2 usado na Europa) permite uma vazão maior, mais não é utilizado no Brasil.
- Payback – 2,5 anos (diferença de preço diesel x GNV) com uso mensal de 10 a 12 mil km/mês. Realidade São Paulo.
- Uso projetado do caminhão de 7 anos.
- 8 cilindros de aço carbono 118 litros (quatro de cada lado);
- 236 m3 de capacidade volumétrica de GNV, com autonomia de 450 a 550 km dependendo da temperatura de abastecimento para colocar toda capacidade do tanque. Na temperatura de 25 C o volume abastecido chega em 190 m3.
- Para alcançar a capacidade máxima do tanque seria necessária uma temperatura ambiente de 15 graus centígrados. Consumo de 2,4 a 2,5 km/m3 no projeto Citrosuco.
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R410 GNV – Torque 5% menor (2.000 Nm) – R410 Diesel – Torque 2.150 Nm.
Novo caminhão em teste – G410 XT
Caminhão de uso misto – On ou Off-Road.
Desenvolvido pela aplicações em cana de açúcar e madeira.
Capacidade de até 74 toneladas de carga.
Pode utilizar GNV ou Biogás.
Autonomia de 200 km.
Comportamento de condução similar ao diesel
Taxa de compressão de 15:1 – Motor com ciclo Otto (vela – combustão mais eficiente, sensação de respostas mais rápidas quando comparado ao Diesel. Melhor eficiência para trabalhar com GNV.
Ciclo Otto normal: 12:1
Ciclo Diesel: 20:1
Quilômetros por m3: 2,2 km por m3. (Citrosuco)
1,5 a 2,0 km/l no G410 XT.