Líder sul-americana em Soluções de Suspensões e Eixos e também Soluções de Rodagem para veículos comerciais, a Suspensys chega à Fenatran 2019 com oito projetos de elevado potencial disruptivo.
Algumas das novidades serão apresentadas em caráter de conceito, outras já encontram-se disponíveis aos clientes. A maior parte delas poderá ser conhecida em operação, já embarcada em veículos expostos na feira.
E estão previstos três grandes lançamentos. Um deles, será conhecido apenas no dia 14, como parte de um amplo desenvolvimento conjunto entre várias unidades de negócio das Empresas Randon.
Um dos lançamentos já está rodando pelas Américas, a bordo de caminhões de algumas das grandes montadoras instaladas no continente. É a versão evoluída da suspensão traseira Full-Air, que otimiza e melhora o desempenho de um já conhecido sucesso da empresa, com vantagens de modularização, com as aplicações para freio a disco ou a tambor e chassi de bitolas larga e estreita.
Além de um design arrojado, permitindo uma maior capacidade de carga transportada. O equipamento tem tecnologia de controle eletrônico de peso transportado por eixo direto da cabine, proporcionando melhor adequação dos conjuntos para diferentes tipos de carga.
E já está adequado antecipadamente à nova legislação que, nos próximos anos, exigirá controle de estabilidade e distribuição eletrônica de frenagem em todos os veículos comerciais do país.
Complementando a solução da mesma família, a suspensão dianteira Full-Air proporciona os mesmos benefícios, aliados à facilidade de adaptação para diversos tipos de veículos, independentemente da forma construtiva do chassi.
A outra solução, que surge como conceito, é a nova suspensão mecânica para implementos.
O produto credencia-se como o mais atrativo do mercado pela combinação de vantagens: oferece relação custo-benefício extremamente competitiva com a mesma robustez e aumento da capacidade de carga transportada.
Aliada à estratégia de desenvolvimento da companhia, a suspensão chega em conceito modular, focada nas necessidades do mercado de implementos rodoviários.
Com avanço nas tecnologias de materiais e processos, os itens de desgaste oferecem a maior durabilidade do mercado, comprovada em testes no Centro Tecnológico Randon (CTR). E, para uma configuração de três eixos, o equipamento proporciona redução de peso de aproximadamente 25%.
Ainda em plano conceitual, a Suspensys também apresenta uma inovadora proposta de suspensão independente. O equipamento se ajusta às condições do terreno por onde está trafegando, de forma individual para cada sistema de rodagem, ampliando exponencialmente as condições de conforto para o operador e estabilidade para a carga.
E além disso, já é uma preparação para a chegada da eletrificação em caminhões que tiverem um motor por roda.
Uma novidade da Suspensys que chega agora ao mercado brasileiro foi desenvolvida e comercializada inicialmente apenas em território internacional. A TAS – Trailer Air Suspension – é a única suspensão do mercado que permite manutenção individual dos componentes.
Em suas diferentes famílias, com tecnologia de braço rígido e isenta de solda na interface com o eixo, possibilita maior durabilidade e flexibilidade nos serviços preventivos e de reparos. Também conta com os itens de desgaste de maior durabilidade do mercado, comprovada no CTR.
A Suspensys também apresenta nesta Fenatran a suspensão pneumática dianteira mista. Melhor e mais fácil recurso para conversão do caminhão de suspensão mecânica para sistema a ar.
Ideal para aplicações vocacionadas como coleta de resíduos, transporte de bebidas, de hortifrutigranjeiros e de materiais frágeis.
Na mesma linha dos demais, o produto foi desenvolvido com foco no cliente, pois permite real conforto ao motorista e facilidade de operação. E além de melhorar a manobra de rebaixe do veículo (conhecida como kneeling), ainda possibilita a instalação de balança embarcada.
Finalmente, outro destaque no quesito inovação, surge agora um conjunto de soluções especialmente desenvolvido para o agronegócio, considerado estratégico pela Suspensys.
Basicamente, a tecnologia permite que o caminhão e veículos rebocados, como o transbordo, cumpram a mesma rota das plantadeiras nas grandes lavouras – executando tarefas antes atendidas apenas pelos tratores.
Com o novo equipamento, o conjunto consegue trafegar nas linhas de plantio sem danificar a planta e sem provocar compactação do solo. E as soluções já nascem compatíveis com recursos de georreferenciamento e direção autônoma.