terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Suspensys leva oito projetos de potencial disruptivo para a Fenatran

Líder sul-americana em Soluções de Suspensões e Eixos e também Soluções de Rodagem para veículos comerciais, a Suspensys chega à Fenatran 2019 com oito projetos de elevado potencial disruptivo.

- Publicidade -

Algumas das novidades serão apresentadas em caráter de conceito, outras já encontram-se disponíveis aos clientes. A maior parte delas poderá ser conhecida em operação, já embarcada em veículos expostos na feira.

E estão previstos três grandes lançamentos. Um deles, será conhecido apenas no dia 14, como parte de um amplo desenvolvimento conjunto entre várias unidades de negócio das Empresas Randon.

- Publicidade -

Um dos lançamentos já está rodando pelas Américas, a bordo de caminhões de algumas das grandes montadoras instaladas no continente. É a versão evoluída da suspensão traseira Full-Air, que otimiza e melhora o desempenho de um já conhecido sucesso da empresa, com vantagens de modularização, com as aplicações para freio a disco ou a tambor e chassi de bitolas larga e estreita.

Além de um design arrojado, permitindo uma maior capacidade de carga transportada. O equipamento tem tecnologia de controle eletrônico de peso transportado por eixo direto da cabine, proporcionando melhor adequação dos conjuntos para diferentes tipos de carga.

E já está adequado antecipadamente à nova legislação que, nos próximos anos, exigirá controle de estabilidade e distribuição eletrônica de frenagem em todos os veículos comerciais do país.

- Publicidade -

Complementando a solução da mesma família, a suspensão dianteira Full-Air proporciona os mesmos benefícios, aliados à facilidade de adaptação para diversos tipos de veículos, independentemente da forma construtiva do chassi.

A outra solução, que surge como conceito, é a nova suspensão mecânica para implementos.

O produto credencia-se como o mais atrativo do mercado pela combinação de vantagens: oferece relação custo-benefício extremamente competitiva com a mesma robustez e aumento da capacidade de carga transportada.

Aliada à estratégia de desenvolvimento da companhia, a suspensão chega em conceito modular, focada nas necessidades do mercado de implementos rodoviários.

Com avanço nas tecnologias de materiais e processos, os itens de desgaste oferecem a maior durabilidade do mercado, comprovada em testes no Centro Tecnológico Randon (CTR). E, para uma configuração de três eixos, o equipamento proporciona redução de peso de aproximadamente 25%.

Ainda em plano conceitual, a Suspensys também apresenta uma inovadora proposta de suspensão independente. O equipamento se ajusta às condições do terreno por onde está trafegando, de forma individual para cada sistema de rodagem, ampliando exponencialmente as condições de conforto para o operador e estabilidade para a carga.

E além disso, já é uma preparação para a chegada da eletrificação em caminhões que tiverem um motor por roda.

Uma novidade da Suspensys que chega agora ao mercado brasileiro foi desenvolvida e comercializada inicialmente apenas em território internacional. A TAS – Trailer Air Suspension – é a única suspensão do mercado que permite manutenção individual dos componentes.

Em suas diferentes famílias, com tecnologia de braço rígido e isenta de solda na interface com o eixo, possibilita maior durabilidade e flexibilidade nos serviços preventivos e de reparos. Também conta com os itens de desgaste de maior durabilidade do mercado, comprovada no CTR.

A Suspensys também apresenta nesta Fenatran a suspensão pneumática dianteira mista. Melhor e mais fácil recurso para conversão do caminhão de suspensão mecânica para sistema a ar.

Ideal para aplicações vocacionadas como coleta de resíduos, transporte de bebidas, de hortifrutigranjeiros e de materiais frágeis.

Na mesma linha dos demais, o produto foi desenvolvido com foco no cliente, pois permite real conforto ao motorista e facilidade de operação. E além de melhorar a manobra de rebaixe do veículo (conhecida como kneeling), ainda possibilita a instalação de balança embarcada.

Finalmente, outro destaque no quesito inovação, surge agora um conjunto de soluções especialmente desenvolvido para o agronegócio, considerado estratégico pela Suspensys.

Basicamente, a tecnologia permite que o caminhão e veículos rebocados, como o transbordo, cumpram a mesma rota das plantadeiras nas grandes lavouras – executando tarefas antes atendidas apenas pelos tratores.

Com o novo equipamento, o conjunto consegue trafegar nas linhas de plantio sem danificar a planta e sem provocar compactação do solo. E as soluções já nascem compatíveis com recursos de georreferenciamento e direção autônoma.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança