terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Manipulação colaborativa de objetos por robô

Uma tarefa bem realista é posta como exemplo: peças de metal não triadas são presas por uma garra, retiradas de uma caixa, inseridas em um centro de usinagem e armazenadas precisamente após a usinagem.

- Publicidade -

Enquanto isso acontece, operadores podem alimentar manualmente, mover ou remover caixas de transporte ou partes individuais da operação.

Dessa forma, o estudo combina a manipulação de peças com o conceito de robôs colaborativos e usa a interação de diferentes fontes de tecnologia como robótica, tecnologia de garras e reconhecimento de imagem.

Usando a respectiva correspondência baseada em CAD, o sistema de câmeras estéreo passivo rc-visard da Robocepction identifica e seleciona as peças.

O primeiro sensor 3D do mundo permite que robôs se posicionem no ambiente e realizem medições 3D, processa imagens de profundidade com boa resolução em menos de 1s diretamente pelo sistema da câmera.

- Publicidade -

Em seguida, essa ferramenta determina, em cada caso, excelentes pontos de pega e transmite diretamente para um robô KUKA com capacidade colaborativa, sem a necessidade de usar um computador externo.

Além da imagem da câmera, o sensor industrial oferece imagens de profundidade, de precisão e de confiabilidade.

Posteriormente, essas imagens servem como medidas seguras em leituras que podem sem utilizadas como base para decisões quando métodos de Inteligência Artificial forem utilizados.

Como o sistema de câmera passiva reconhece o ambiente ao seu redor tanto em luz natural, como em iluminação artificial, é possível visualizar uma grande variedade de ambientes operacionais.

Portifólio de garras colaborativas-A extremidade dianteira do robô colaborativo é equipada com uma garra também colaborativa SCHUNK Co-act de aplicação específica, que atende aos requisitos da EN ISO 10218-1 / -2 e ISO / TS 15066 e permite a interação segura com os seres humanos. Toda a regulamentação e componentes de energia são integrados ao interior da garra, o que significa que não precisam de espaço no interior da cabine de controle.

- Publicidade -

A interface, as dimensões e os raios interferentes foram adaptados individualmente pela SCHUNK para esta aplicação. Paralelamente às aplicações específicas com garras colaborativas, a SCHUNK também fornece uma grande variedade de garras padrões para aplicações colaborativas, incluindo a garra para pequenos componentes Co-act EGP-C, com certificação DGUV e a garra de curso longo SCHUNK Co-act EGL-C, também certificada para esse tipo de aplicação e com capacidade de força de agarre de até 450N em aplicações colaborativas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança