Após analisar todos os resultados e as avaliações das equipes no recente teste de pneus em Abu Dhabi, foi realizada uma votação para a especificação dos pneus para a temporada 2020, de acordo com o artigo 12.6.1 do regulamento técnico.
A votação resultou em uma decisão unânime das equipes de Fórmula 1 em manter os pneus de especificação de 2019 para a temporada 2020.
Juntas, a Pirelli, a FIA e as equipes de Fórmula 1 levaram em consideração vários fatores diferentes para chegar a essa decisão:
- As equipes não precisarão mais modificar o design de seus carros para 2020, o que seria necessário para acomodar o perfil diferente da construção dos pneus de 2020.
- Isso permitirá que as equipes continuem o desenvolvimento de seus carros de 2020 – que já estão em um estágio avançado – sem interrupções.
- O uso dos pneus 2019 também garante a estabilidade das equipes, com a vantagem de usar um produto conhecido durante a última temporada deste regulamento atual.
As novas soluções de construção para os pneus de 2020, testadas na semana passada, em Abu Dhabi, e que a Pirelli continuará a desenvolver ainda mais para a era de 18 polegadas a partir de 2021, permitem que as pressões dos pneus sejam menores do que as usadas atualmente.
Como resultado, é possível compensar o aumento do desempenho esperado da próxima geração de carros.
Essas novas soluções, vistas nos primeiros testes de pista com os pneus de 18 polegadas que serão utilizados a partir de 2021, já mostraram resultados positivos.
Os testes de desenvolvimento com os pneus de 18 polegadas para 2021 continuará ao longo de 2020, começando em fevereiro, com a Ferrari, no circuito de Jerez, na Espanha.