A ASKO e a Scania comemoram o início das operações de quatro caminhões a gás hidrogênio com transmissão elétrica e do posto de gasolina a hidrogênio da ASKO em Trondheim, na Noruega.
Não há solução universal para eletrificação de veículos comerciais pesados. Uma das faixas de tecnologia que a Scania explorou com seu cliente ASKO são os caminhões elétricos de célula a combustível movidos a gás hidrogênio.
Esse empreendimento agora passa para a próxima fase, com quatro caminhões sendo colocados em operação real em um piloto que é um dos primeiros do gênero. O piloto será a base para mais aprendizado e desenvolvimento para ambas as empresas.
“A Scania continua trabalhando com tecnologia de ponta que suporta a mudança para o transporte sustentável. Uma parte importante disso é feita junto com alguns de nossos parceiros mais progressistas, como a ASKO, no desenvolvimento próximo ao cliente”, diz Karin Rådström, chefe de vendas e marketing na Scania.
A Scania está trabalhando com seu roteiro de eletrificação da mesma maneira que com a tecnologia de motores de combustão; uma abordagem multifacetada com uma ampla gama de soluções.
A empresa pesquisou e desenvolveu diferentes tipos de tecnologias híbridas-elétricas biocombustíveis, bem como veículos totalmente elétricos.
O ônibus elétrico a bateria da Scania foi lançado em 2019 e também trabalhamos com veículos elétricos que podem ser carregados por estradas eletrificadas ou por células de combustível movidas a hidrogênio, como é o caso da ASKO.
“O gás hidrogênio é uma opção interessante para o transporte eletrificado de longo curso, e os primeiros testes mostram que a tecnologia também funciona bem em climas mais frios. Continuaremos a monitorar de perto o desempenho desses caminhões. Quero também elogiar a ASKO por tomar medidas precoces e ousadas para garantir o fornecimento de hidrogênio proveniente de fontes renováveis e infraestrutura para abastecimento. A empresa é uma empresa que realmente toma medidas para catalisar uma mudança em direção ao transporte sustentável “, diz Rådström.
Como sempre, o trabalho da Scania é baseado em uma abordagem modular. Nos quatro caminhões implantados nas operações da ASKO, o motor de combustão interna no trem de força é substituído por um motor elétrico, com origem da eletricidade a partir de células de combustível alimentadas com hidrogênio e de baterias recarregáveis. O restante do trem de força é composto pelos mesmos componentes padrão usados nos caminhões e ônibus híbridos que a Scania já fornece.
Peso Bruto do Veículo: 26 + 1 toneladas
Configuração: 6 × 2 * 4
Trem de força: motor elétrico de 290 kW / saída contínua de 210 kW, transmissão de 2 velocidades, torque máximo de 2200 Nm
Capacidade instalada da bateria: 56 kWh Li-ion
Carregador de bordo: 22 kW CA com interface de carregamento CCS
Célula de combustível: PEFC de 90 kW entregue por terceiros
Armazenamento de hidrogênio: 33 kg a 350 bar
Alcance estimado: 400-500 km.