Os emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves novos avançou em 7,65% em 2019 quando comparado a 2018, totalizando 2.470.005 unidades, de acordo com a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias.
A mudança econômica positiva tem entusiasmado os consumidores que cogitam comprar um carro, mas estavam receosos por conta do movimento negativo do mercado automotivo nos últimos anos.
Para auxiliar nesta decisão e entender o desejo dos consumidores, a KBB Brasil, apresenta os 10 carros que menos e mais perderam valor em 2019.
Baseado no conceito de “depreciação de revenda”, que considera o preço pelo qual os lojistas revenderam os modelos, o estudo abrange todos os modelos 0KM de todas as categorias disponíveis à venda em janeiro de 2019 e quanto valiam no mercado de usados em dezembro do mesmo ano.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação.
Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores.
Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação.
MENORES E MAIORES DEPRECIAÇÕES
O método de depreciação possibilita que alguns índices, ainda que a princípio pareçam improváveis, sejam valorizados, ou seja, o valor do veículo usado é mais caro do que do carro 0KM no passado. Uma das explicações para este comportamento é o fato de o veículo ter sofrido uma forte alta, variação do câmbio e o bom posicionamento da marca no mercado.
A análise demonstra o desempenho citado com o modelo Toyota Hilux. O carro passou pela valorização de 0,55% em seu preço, seguido pela menor depreciação do Peugeot 3008 SUV de 1,49%. Já a montadora alemã Volkswagen contou com a dobradinha do Golf e Fox que perderam 3,41% e 3,65% do valor, respectivamente.
Já dentre os carros que mais perderam valor, os dados revelam três modelos da Ford. Em primeiro lugar, o índice de queda em preço do Ford Focus fica em 28,13%, próximo ao modelo Ford Focus Fastback com porcentagem de 25,99%. Enquanto isso, o New EcoSport mostra depreciação de 20,53% em oitava posição. O já conhecido Fiat Weekend ocupa o segundo lugar depreciando 27,80%.
Confira abaixo a relação completa das menores e maiores depreciações de 2019:
MARCA/MODELO | Menos
depreciados: 1º ano de uso |
MARCA/MODELO | Mais
depreciados: 1º ano de uso |
Toyota Hilux | +0,55% | Ford Focus | -28,13% |
Peugeot 3008 SUV | -1,49% | Fiat Weekend | -27,80% |
Volkswagen Golf | -3,41% | Ford Focus Fastback | -25,99% |
Volkswagen Fox | -3,65% | Jaguar XF | -21,94% |
Toyota Yaris Hatch | -4,08% | Renault Sandero | -21,69% |
BMW M5 | -4,41% | Fiat Doblo | -21,23% |
Mercedes-Benz S 560 | -4,59% | Citroen C4 Lounge | -20,83% |
Troller T-4 | -4,62% | Ford New EcoSport | -20,53% |
Honda WR-V | -4,70% | Peugeot 2008 | -18,74% |
Peugeot 5008 | -5,04% | Chevrolet Cobalt | -18,61% |