Na feira Consumer Electronics Show (CES) deste ano, a Nissan está exibindo um novo material que pode ajudar a fazer com que as cabines dos veículos sejam mais silenciosas, além de melhorar a sua eficiência energética.
A Nissan vai demonstrar o novo material de baixo peso para isolamento acústico – conhecido como metamaterial acústico – nesta semana, na CES 2020 em Las Vegas.
A composição do novo material é simples. Uma estrutura entrelaçada combinada a um filme plástico controla as vibrações do ar para limitar a transmissão de ruído em frequência de banda larga (500-1200 Hz), como ruídos do motor e da pista.
Atualmente, a maioria dos materiais utilizados para isolar esta frequência de banda consiste principalmente em pesadas placas de borracha. O novo metamaterial acústico da Nissan tem apenas um quarto do peso dos materiais convencionais e proporciona o mesmo nível de isolamento acústico.
Graças à simples estrutura, o custo competitivo do material em termos de produção em série é quase o mesmo – ou possivelmente melhor – que os materiais utilizados hoje. Por isso, o novo material também pode ser aplicado em veículos onde o uso de materiais de isolamento acústico é limitado atualmente, devido ao custo ou peso.
A Nissan iniciou suas pesquisas sobre a tecnologia de metamateriais por volta de 2008. Na época, os meta-materiais eram utilizados em antenas de alta sensibilidade, usadas em pesquisas sobre ondas eletromagnéticas.
A Nissan trabalhou para ampliar a aplicabilidade da tecnologia de metamateriais para incluir ondas sonoras, o que levou à invenção bem-sucedida de metamateriais acústicos.
A produção de veículos mais leves ajuda a limitar o impacto ambiental do uso dos veículos ao melhorar a eficiência energética. Além disso, há uma melhoria no conforto, já que o interior da cabine se torna mais silencioso.