quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Pequenos notáveis – Downsizing e a eficiência térmica dos novos motores

Nós, brasileiros, ranqueamos nossos motores por duas informações: cilindrada e potência. E isso nos leva a supor que um motor é bom ou ruim.

Já ouvi muitos motoristas torcerem o nariz para um SUV com motores menores que 1.8 e supor que não terá um bom desempenho apenas por se tratar de uma cilindrada menor. Mas existe outros fatores primordiais na hora de escolher o motor para o seu carro.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Motores, antes de mais nada, são máquinas térmicas, ou seja, transformam o calor da queima do combustível em movimento. E quanto melhor o aproveitamento desse calor, mais eficiente ele será.

E nos dias atuais, essa é uma palavra chave no desenvolvimento de cada projeto, eficiência. Fomos acostumados a relacionar tamanho da carroceria e luxo com altas cilindradas.

Mas o tempo mudou e agora temos que fazer essa combinação com desempenho. Todas as montadoras diminuíram os seus motores, movimento chamado de downsizing, para adequarem-se as novas normas de emissões de poluentes e nos dias de hoje vemos sedans de luxo com motores 1.4 ou até 1.0, quanto aos SUV’s que entraram na mesma onda? Será que teremos condução confortável e segura com motores pequenos?

- Publicidade -

Para responder à pergunta acima começaremos falando de um conceito esquecido na hora de escolher o motor, o torque.

O torque é a força que o motor produz capaz de tirar o veículo de uma situação de inércia.

Quando estamos parados no sinal, por exemplo, e vamos sair com o carro, já notou que é muito mais fácil só com você no carro do que quando está com toda a família e ainda com a feira na mala? Isso é porque o motor precisa de mais força para carregar o peso extra.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além de sair com o carro, o torque também é responsável por fazer com que o carro suba melhor uma ladeira, seja devagar ou em uma situação de viagem em velocidades maiores.

Como a nossa única arma para que isso aconteça é o acelerador, acabamos pisando mais nele, prejudicando o consumo de combustível. Os engenheiros pensando nisso criam projetos com particularidades e utilização da eletrônica para fazer com que o torque apareça cada vez mais cedo, otimizando o consumo. Hoje se fala em torques na casa dos 20kgfm ou mais a apenas 1500rpm.

Outro fator que levamos em consideração é a velocidade máxima que o veículo desenvolve, essa tem a ver com a potência e nos novos motores 1.0 temos valores antes vistos apenas em motores maiores! Sim, por exemplo, o motor 4.1 6 cilindros do Opala, tem 132cv, enquanto que o motor 1.0 3 cilindros TSI da Volkswagen tem 128cv, isso mostra a evolução tecnológica voltada a eficiência.

Mas diferente do torque que é responsável pela força, a potência influência diretamente na velocidade final, mas na hora que chegar na ladeira o torque tem que se fazer presente para manter a velocidade.

Portanto, a potência é a Ferrari, que desenvolve velocidades fantásticas, mas na hora que precisamos tirar um carro do atoleiro, precisamos de um trator, que é o torque. Fica a dica, na próxima escolha não olhe só o tamanho do motor mas faça um test drive e sinta todo o torque que ele pode lhe entregar.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil