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VW São Carlos alcança 2 milhões de motores EA211 produzidos

A Volkswagen do Brasil acumula a experiência de fabricar motores turbo flex no País há mais de cinco anos.

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São cerca de 900 mil unidades rodando em solo nacional e exportadas para seis países em quatro continentes.

Os motores TSI fazem parte da família EA211, que acaba de atingir a marca de 2 milhões de motores produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).

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Lançada em 2015, a motorização TSI da Volkswagen foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex.

Os motores turbo flex TSI se destacam no mercado, pois permitem gerar um ótimo desempenho aliado a um baixo consumo de combustível.

Tudo isso, somado à reconhecida robustez e durabilidade oferecidas pelos veículos da VW, traz ao motorista um maior prazer ao dirigir.

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Ao longo dos anos em que está presente no mercado, a tecnologia se tornou sinônimo de confiabilidade: um motor testado e aprovado pelos clientes.

Sua aplicabilidade e polivalência permitiram que ele fosse utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e o próximo lançamento na ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos.

Graças à engenharia de ponta e a expertise de nosso time, o novo modelo irá oferecer a melhor relação peso/torque do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 s e com velocidade máxima de 194 km/h.

“Este marco de dois milhões de motores da família EA211 mostra a relevância que a fábrica tem para a região e Grupo, já que, além de abastecermos o mercado interno, também exportamos os motores TSI para Argentina, México e Espanha”, destaca Cesar Drazul, plant manager da VW São Carlos.

Esportividade – Graças à tecnologia e a engenharia empregadas pela Volkswagen, os motores EA211 ficaram menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote feitos em alumínio.

Todo esse conhecimento faz com que, mesmo com um tamanho reduzido, o equipamento com três cilindros continue tão eficiente quanto outros propulsores.

Isso acontece porque a configuração gera benefícios como a maior eficiência térmica e melhor enchimento da câmara de combustão, além de reduzir as perdas mecânicas por atrito.

O conjunto de turbo e injeção direta somado à combinação de tecnologia de ponta, que traz qualidade e durabilidade para o motor, é equivalente ao de motores maiores, como os 1.6 ou 1.8 mais antigos.

A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Devido à sobrealimentação, o turbo do motor TSI aumenta a massa de ar admitida pelo sistema através de uma compressão em parte do ar de saída (escape), aproveitando o ar que seria descartado pelo motor.

Isso gera ganhos em potência, torque e economia, que é muito maior do que em carros aspirados comuns.

O TSI também é um motor menos nocivo ao meio ambiente, já que é alimentado por uma injeção direta de combustível que pulveriza o mesmo diretamente para a câmara de combustão com uma alta pressão, diminuindo assim a poluição gerada pelo veículo.

Família EA211 – A família de motores EA211 começou a ser produzida em 2013, trazendo novidades como o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e ainda conta com evoluções tecnológicas que priorizam a eficiência e a performance.

O motor foi projetado de forma a reduzir o peso e o atrito interno, trazendo bloco e cabeçote desenvolvidos totalmente em alumínio.

Além disso, a configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão.

Os avanços tecnológicos no motor permitem controlar melhor a temperatura devido a menor folga entre as peças móveis.

Isso ajuda a otimizar o aproveitamento de energia e a tornar o motor mais eficiente.

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