quarta-feira, 17 abril , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações debate veículos autônomos

O desenvolvimento e o aprimoramento de produtos por meio de simulações, testes e a integração destes com o auxílio de ferramentas digitais, a fim de compreender os desafios e compartilhar as oportunidades da digitalização, serão o foco do 18º Simpósio de Testes e Simulações, organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

- Publicidade -

Apresentado em formato digital, o simpósio terá quatro painéis com especialistas para falar de Desenvolvimento de Produto no contexto atual, Veículos Autônomos aplicados ao agronegócio e sistemas de assistência ao motorista, Mobilidade Elétrica e Híbrida Aplicada ao Setor Aeroespacial e tecnologias Digital Twin, Big Data, e Inteligência Artificial, seus avanços e aplicações.

“O avanço das tecnologias na transformação digital em curso já impacta e continuará a influenciar fortemente a indústria da mobilidade, com progressos contínuos em realidade aumentada e virtual, IoT, Digital Twin e Inteligência Artificial, que têm promovido mudanças relevantes na área de Testes e Simulações”, aponta o engenheiro Leandro Garbin, chairperson do simpósio.

- Publicidade -

No painel de abertura, Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia da GM Brasil, e Maurício Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch Powertrain Solutions America Latina, serão keynote speakers, e mostrarão de que maneira as empresas que representam desenvolvem produtos no cenário atual.

Na sequência, o Painel Veículos Autônomos traz o engenheiro Jonathan Peter Marxen, coordenador de Pesquisa e Projetos da Mercedes-Benz do Brasil e líder de projetos de desenvolvimento de veículos autônomos e semi-autônomos em aplicação off road, apresentará case de veículo semi-autônomo auxiliar na colheita de cana, com destaque para os desafios e os benefícios de produtividade obtidos.

Jeremy Miller, diretor de Engenharia da Mechanical Simulation Corporation (EUA), empresa responsável pelo CarSim e TuckSim, falará do uso de simulação computacional no desenvolvimento de sensores de assistência ao motorista, e como trazer essa tecnologia para o mundo virtual.

- Publicidade -

O terceiro painel mostrará a Mobilidade Elétrica e Híbrida aplicada ao Setor Aeroespacial, e tem como convidado Luiz Nerosky, gerente de Sistemas e Softwares de Engenharia do Centro Tecnológico da Embraer, que apresentará projeto desenvolvido no Brasil, em co-autoria com Alex Passos, gerente de Mobilidade Elétrica da WEG, de uma aeronave de propulsão 100% elétrica, com utilização de simulação computadorizada na avaliação da arquitetura do motor, integridade de baterias, desempenho do conjunto inverso, além de aspectos de segurança, entre outros.

No mesmo painel Durrell Rittenberg, diretor da divisão Global Aerospace and Defense da Siemens Digital Industries Software, trará análise de sistema de propulsão 100% elétrica, aplicada ao transporte aéreo regional, similar no Brasil ao da aeronave Ipanema da Embraer, projeto que teve forte aplicação de ferramentas de CAE.

O quarto e último painel abordará as tecnologias Digital Twin, Big Data, e Inteligência Artificial.

Com experiência em tecnologia aeronáutica e automotiva, o engenheiro Jorge Gripp, diretor de Tecnologia da Autaza, especializada em inspeção de qualidade na indústria por meio Inteligência Artificial (IA), dará início ao painel com os avanços da IA e mostrará case de sucesso na correlação entre a parte computacional e o modelo físico.

Guga Stocco, fundador da Squadra Ventures, especialista em negócios digitais, inteligência artificial e desenvolvimento de plataformas de Internet, discorrerá sobre experiências em Big Data, e visão de tendências do futuro.

São patrocinadores as empresas Bridgestone, Eldorado, DEWESoft, Link e Mercedes-Benz.

Para Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, enquanto os ciclos de desenvolvimento estão cada vez mais desafiadores, o mercado continua exigindo robustez, disponibilidade, eficiência energética e outros atributos no produto final.

“Para validar a aplicação real, simulações e testes são ferramentas cada vez mais fundamentais, e o 18º Simpósio de Testes e Simulações é referência de mercado para a expansão do conhecimento no tema”, diz Camilo.

PROGRAMAÇÃO

Dia 08 de dezembro 2020

9h – Abertura, por Leandro Garbin, chairperson do 18º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações e Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL;

PAINEL KEYNOTE SPEAKERS

9h10 – Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de Produtos América do Sul General Motors;

9h30 – Mauricio Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch Powertrain Solutions América Latina

9h50 – Q&A – Mediador: Fausto Neves, executivo de Novos Negócios Virtualcae

PAINEL VEÍCULOS AUTÔNOMOS

10h10 – Caminhões Autônomos nível SAE L2 para Colheita de Cana, porJonathan Peter Marxen, engenheiro de Desenvolvimento de Produto, Mercedes-Benz do Brasil;

10h30 – Benefits of the Virtual Simulation in the Development Autonomous Vehicles,por Jeremy Miller, director of Engineerin, Mechanical Simulation

10h50 – Q&A – Mediador: André Ferreira,engenheiro de Sistemas sênior, Bosch.

11h10 – NETWORK COFFEE

PAINEL MOBILIDADE ELÉTRICA E HÍBRIDA APLICADA AO SETOR AERONÁUTICO

11h15 – Improved electric propulsion through integrated engineering methods, por Durrell Rittenberg, director of Aerospace and Defense Simulation Technologies, Siemens Industry Software

11h35 – Mobilidade Elétrica e Híbrida aplicada ao Setor Aeronáutico, por Luiz Nerosky, gerente de Sistemas e Softwares de Engenharia do Centro Tecnológico da Embraer.

11h55 – Q&A – Mediador: Arnaldo Camarão, consultor em Engenharia & Inovação Tecnológica.

PAINEL DIGITAL TWIN, BIG DATA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

12h15 – Inspeção de qualidade de superfícies em ambiente virtual: aplicação ao desenvolvimento de peças estampadas, por Jorge Gripp, diretor de Tecnologia,Autaza;

12h35 – Big Data, porGuga Stocco, fundador da Squadra Ventures, e membro do conselho de administração da TOTVS e do Banco Original;

12h55 – Q&A – Mediadora: Estela Bueno, pesquisadora de Simulação Numérica, Mahle Metal Leve.

13h15 – ENCERRAMENTO

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança