A Scania acaba de lançar na Europa o eixo bogie tandem RB662 com uma função opcional de levantamento e desengate. A nova opção, quando acionada, pode economizar até 6% de combustível, dependendo da operação, e reduz o raio de giro.
O levantamento leva menos de 25 segundos e, com a altura normal do chassi e pneus, a distância ao solo é de quase 70 mm.
A Scania está apresentando o RB662 como um bogie tandem levantável e desengatável.
“Esta é uma função altamente desejada pelos clientes em certas aplicações e tenho o prazer de anunciar esta solução muito bacana”, disse Bo Eriksson, gerente de produto da Scania Trucks.
“Quando sem carga, a diferença no consumo de combustível pode ser de até 6%, dependendo da operação. Isso é substancial, especialmente quando se considera um trajeto de retorno de 150 a 200 quilômetros, como costuma ser o caso com caminhões de madeira na Suécia. E, além disso, você também obtém menos desgaste dos pneus e maior capacidade de manobra. ”
O bogie tandem elevável e desengatável (LDTA) requer suspensão a ar e aumentará o peso do caminhão em 60 kg. A maior parte da economia de combustível pode ser atribuída ao atrito reduzido dentro da segunda engrenagem do eixo (desconectada) e apenas cerca de 10 por cento da economia deriva da redução da resistência ao rolamento.
Três pesos de bogie – 19, 21 e 26 toneladas – estão disponíveis e os limites de carga com o segundo eixo levantado são 9,5, 10,5 e 13 toneladas, respectivamente.
Ideal para aplicações 6×4 ou 8×4, como basculantes, caminhões de madeira e outros veículos que geralmente funcionam sem carga em uma direção, reduzindo o consumo de combustível em até 6%.
Uma conexão de embreagem dog é parte da opção que torna o eixo tandem Scanias RB662 tanto levantável quanto desengatável, oferecendo economia de combustível substancial, desgaste reduzido dos pneus e raios de giro muito mais estreitos.
Uma conexão de “embreagem dog” faz parte da opção que torna o eixo tandem RB662 da Scania elevável e desengatável, oferecendo economia de combustível substancial, desgaste reduzido dos pneus e raios de viragem muito mais estreitos.
Permite o desgaste reduzido dos pneus, bem como um raio de viragem mais estreito e transferência de carga máxima para maior tração quando sem carga.
A opção LDTA atualmente não pode ser combinada com eixos de redução de cubo ou configurações de tridem.
O motorista levanta o eixo simplesmente girando um botão. Um aviso pop-up aparecerá no painel de instrumentos se o caminhão identificar uma situação de sobrecarga, caso em que não levantará o eixo. O levantamento pode ser realizado a qualquer velocidade. O próprio desengate é realizado por meio de uma conexão de “embreagem de cão”.
“Definitivamente esperamos que essa opção seja incluída em muitas especificações de caminhões”, diz Eriksson. “O custo adicionado será rapidamente compensado devido à contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operacional total de nossos clientes.”