sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Scania apresenta solução de eixo tandem desengatável

A Scania acaba de lançar na Europa o eixo bogie tandem RB662 com uma função opcional de levantamento e desengate. A nova opção, quando acionada, pode economizar até 6% de combustível, dependendo da operação, e reduz o raio de giro.

- Publicidade -

O levantamento leva menos de 25 segundos e, com a altura normal do chassi e pneus, a distância ao solo é de quase 70 mm.

 A Scania está apresentando o RB662 como um bogie tandem levantável e desengatável.

“Esta é uma função altamente desejada pelos clientes em certas aplicações e tenho o prazer de anunciar esta solução muito bacana”, disse Bo Eriksson, gerente de produto da Scania Trucks.

“Quando sem carga, a diferença no consumo de combustível pode ser de até 6%, dependendo da operação. Isso é substancial, especialmente quando se considera um trajeto de retorno de 150 a 200 quilômetros, como costuma ser o caso com caminhões de madeira na Suécia. E, além disso, você também obtém menos desgaste dos pneus e maior capacidade de manobra. ”

O bogie tandem elevável e desengatável (LDTA) requer suspensão a ar e aumentará o peso do caminhão em 60 kg. A maior parte da economia de combustível pode ser atribuída ao atrito reduzido dentro da segunda engrenagem do eixo (desconectada) e apenas cerca de 10 por cento da economia deriva da redução da resistência ao rolamento.

- Publicidade -

Três pesos de bogie – 19, 21 e 26 toneladas – estão disponíveis e os limites de carga com o segundo eixo levantado são 9,5, 10,5 e 13 toneladas, respectivamente.

Ideal para aplicações 6×4 ou 8×4, como basculantes, caminhões de madeira e outros veículos que geralmente funcionam sem carga em uma direção, reduzindo o consumo de combustível em até 6%.

Uma conexão de embreagem dog é parte da opção que torna o eixo tandem Scanias RB662 tanto levantável quanto desengatável, oferecendo economia de combustível substancial, desgaste reduzido dos pneus e raios de giro muito mais estreitos.

Uma conexão de “embreagem dog” faz parte da opção que torna o eixo tandem RB662 da Scania elevável e desengatável, oferecendo economia de combustível substancial, desgaste reduzido dos pneus e raios de viragem muito mais estreitos.

Permite o desgaste reduzido dos pneus, bem como um raio de viragem mais estreito e transferência de carga máxima para maior tração quando sem carga.

A opção LDTA atualmente não pode ser combinada com eixos de redução de cubo ou configurações de tridem.

O motorista levanta o eixo simplesmente girando um botão. Um aviso pop-up aparecerá no painel de instrumentos se o caminhão identificar uma situação de sobrecarga, caso em que não levantará o eixo. O levantamento pode ser realizado a qualquer velocidade. O próprio desengate é realizado por meio de uma conexão de “embreagem de cão”.

- Publicidade -

“Definitivamente esperamos que essa opção seja incluída em muitas especificações de caminhões”, diz Eriksson. “O custo adicionado será rapidamente compensado devido à contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operacional total de nossos clientes.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança