Uma das características que mais o brasileiro gosta é do design esportivo. E a Mercedes-Benz traz em seu novo GLA 200 AMG Line, em sua segunda geração, uma renovação completa no design e até mesmo na motorização.
“Em 2020, os SUV’s já representaram mais de 40% de nossas vendas no Brasil. Com a chegada do novo GLA, estamos muito confiantes de que temos as melhores opções para todos os tipos de clientes que procuram um SUV com visual esportivo e personalidade própria” diz Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil.
Com esse lançamento, a marca agora possui a maior linha de modelos SUV Premium do mercado: são oito diferentes produtos (GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS, G, o recém lançado GLB e agora o novo GLA.
Comparado com a geração anterior, o modelo cresceu em todos os sentidos. Maior altura, largura e, principalmente, entre-eixos são os responsáveis diretos por essa nova percepção em comparação com a geração anterior.
Dimensões exteriores (mm) | Novo GLA | 1ª ger. GLA | Dif. |
Comprimento | 4410 | 4417 | -7 |
Largura | 1834 | 1804 | +30 |
Largura incluindo espelhos retrovisores | 2020 | 2022 | -2 |
Altura | 1611 | 1524 | +87 |
Entre-eixos | 2729 | 2699 | +30 |
Na dianteira os destaques vão para o capô com vigorosos “powerdomes”, que agregam muito mais estilo de poder ao veículo, os faróis de led de alta performance e a grade em estilo diamante com pins cromados, que oferece um visual mais esportivo e exclusivo.
As barras de teto são cromadas em combinação com os acabamentos externos dos para-lamas na cor preta. Enquanto as rodas AMG são de 20’ e as lanternas traseiras em led são divididas em duas partes, facilitando o acesso ao porta-malas e incrementando a percepção de amplitude e estabilidade.
O novo GLA impressiona com mais espaço interno. O acesso ao porta-malas é ainda mais confortável com a soleira mais baixa. As opções de rebatimentos dos encostos dos bancos tornam o novo GLA um veículo de transporte flexível para o uso diário, saindo de 435 litros, na área normal do porta-malas, indo até 1.430 litros, com os assentos traseiros rebatidos.
Aposta visual na esportividade – A Mercedes-AMG também está presente no novo GLA. Além de criar e produzir alguns dos melhores superesportivos do mundo, a Mercedes-AMG também possui vasta experiência com design e elementos visuais que concedem uma imagem esportiva a modelos Mercedes-Benz de linha.
O novo GLA 200 AMG Line tem como equipamento de série os Pacotes AMG para Exterior e Interior, tornando a experiência a bordo, e fora dele, um momento único. Fazem parte desses pacotes os seguintes itens:
Pacote AMG Exterior:
– Grade frontal diamante com pins cromados,
– Para-choques exclusivos
– Rodas exclusivas AMG de 20’
– Acabamentos cromados nas maçanetas e linhas laterais das janelas
Pacote AMG Interior:
– Volante multifuncional com base achatada
– Pedais cromados esportivos
– Molduras de acabamento interno em visual de fibra carbono
– Bancos esportivos com acabamento ARTICO e DINAMICA (material usado em F1, que traz mais aderência).
– Tapetes AMG
Tecnologias digitais – Se no exterior temos um visual esportivo e cativante, o interior ficou ainda mais digital. O grande destaque vai para as duas telas de alta resolução com 10,25” no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX – Olá Mercedes – facilita a vida a bordo, utilizando comandos via tela touchscreen, touchpad no volante e console central e por voz. Tudo isso para que o acesso as funções de entretenimento, integração de smartphones e ajustes gerais sejam ainda mais rápidas e intuitivas.
Visando sempre incrementar a experiência a bordo, uma longa lista de equipamentos de série está disponível no novo GLA 200 AMG Line, destacando:
- Acesso sem chaves KEYLESS-GO (partida, portas e porta-malas)
- Pacote de estacionamento ativo PARKTRONIC e câmera de ré
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória
- Teto solar panorâmico
- Ar condicionado THERMOTRONIC de duas zonas
- Carregador sem fios para celular no console central
O tradicional pacote de alarmes traz mais uma inovação: com o veículo estacionado, o sistema URBAN GUARD, faz o monitoramento do veículo e informa o condutor, quando acontecem situações como tentativa de roubo, colisão estacionado e se for guinchado. Assim que o automóvel é ligado novamente, uma mensagem é mostrada no console central.
Nova função: pronto para limpar com um comando – O novo recurso de série é a função “lava-rápido” especialmente útil em um SUV. Quando esta função é selecionada, se torna mais fácil dirigir em um lava-rápido, bem como remover qualquer sujeira remanescente da última viagem.
Os equipamentos que podem causar um incidente ao dirigir em um lava-rápido são automaticamente protegidos:
- Rebatimento dos retrovisores externos;
- As janelas laterais e o teto solar são fechados;
- Suprime a informação do sensor de chuva para que as palhetas fiquem desligadas na lavagem;
- Os alertas de PARKTRONIC são suprimidos;
- Aciona o controle do clima para o modo de recirculação de ar e, após oito segundos, ativa a imagem frontal da câmera para auxiliar o motorista ao dirigir no lava-rápido;
- Essas configurações são desativadas automaticamente quando o motorista sai do lava-rápido e atinge uma velocidade acima de 20 km/h ou seleciona no painel central a opção “desligar”.
Assistências de condução – Os sistemas que compõem o Mercedes-Benz Intelligent Drive são os primeiros passos para o universo dos veículos autônomos.
São inúmeros sensores, câmeras de vídeo, câmeras infravermelho e radares de longo e curto alcance que auxiliam ativamente na função de dirigir. Fazem parte do sistema as seguintes funções:
- O Assistente ativo de distância DISTRONIC detecta o tráfego parado e ajuda o condutor a ajustar a velocidade, podendo ajudar até com a parada total do veículo
- O Assistente de frenagem com função de tráfego cruzado pode evitar colisões com veículos na frente, e também com veículos em trânsito, pedestres e ciclistas
- O Assistente de ponto cego diferencia entre zonas de aviso e de colisão. O aviso de saída também é capaz de alertar os veículos na zona de perigo ao abrir as portas com o motor parado (até três minutos após desligar o motor)
- O Auxílio à direção evasiva oferece suporte na realização de uma manobra evasiva controlada em torno de um pedestre detectado, fornecendo torque de direção adicional e torna mais fácil endireitar o veículo novamente
- O Assistente de direção ajuda o condutor a manter o veículo no centro da faixa, com leves intervenções no volante. O sistema pode funcionar até uma velocidade de 210 km/h
- O Assistente de desembarque ao estacionar, os radares e sensores continuam em funcionamento por alguns momentos, e se algum outro veículo em uma possível trajetória que represente um risco é detectado, um sinal sonoro e visual é emito para chamar a sua atenção do ocupante e para que ele não deixe o veículo
- O Pacote de estacionamento Parktronic com câmera de ré em conjunto com a Assistência de Ponto Cego são capazes de detectar o tráfego cruzado ao estacionar em marcha ré e também pode frear autonomamente após emitir um aviso
Mecânica Online – O novo GLA 200 AMG Line é equipado novo motor turbo de 4 cilindros e 1.3 litro. São 163 cv e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque, um ganho de 7 cavalos de potência quando comparado com o 1.6 antes utilizado. Um fato interessante é que esse motor é o mesmo que vai equipar o Duster, produzido pela Renault.
Algumas das principais características desse novo motor são o comando de válvulas inteligente CAMTRONIC e a tecnologia de construção dos processos de NANOSLIDE® (Ferro-carbono) e CONICSHAPE® (esmerilagem), reduzindo o atrito e aumentando a eficiência dos cilindros do motor.
O modelo é equipado com o já reconhecido câmbio automático de 7 velocidades 7G-Tronic DCT de dupla embreagem, que oferece trocas mais rápidas e suaves, uma vez que a marcha seguinte já está pré-engatada.
Em combinação, o condutor ainda pode escolher entre três programas de condução por meio da tecla DYNAMIC SELECT no console central:
- ECO
- COMFORT
- SPORT
- Individual
São diferentes programas de condução com opções de configuração para o motor, transmissão, direção e ESP. No modo “Sport” o veículo é mais dinâmico e no “Comfort” sua configuração é muito equilibrada.
O modo “ECO”, por outro lado, coloca a ênfase na eficiência máxima e economiza combustível, pois o motor automaticamente trabalha somente com dois cilindros em rotações baixas.
O Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line está disponível em toda a rede de concessionários com preço público sugerido de R$ 325.900,00, o modelo é importado da Hungria. O GLA antes era produzido no Brasil, agora vindo de fora teve um aumento em seu preço e o faz competir dentro do line-up da própria Mercedes com o GLB, SUV de sete lugares com a mesma motorização e custo R$ 25 mil a menos.
Dados técnicos
GLA 200 AMG Line | |
Cilindros | 4 em linha |
Cilindrada (cm3) | 1.332 |
Potência máxima (cv/rpm) | 163/ 5.500 |
Torque (Nm/rpm) | 250 / 1.620 – 4.000 |
Câmbio | 7G-DCT |
Aceleração 0 – 100 km/h (s) | 8,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 210 |
Peso (kg) | 1.485 |
Pneus | 235/45 R20 |
Capacidade do porta malas (L) | 435 – 1.430 |
Tanque de combustível/reserva (L) | 43 / 5 |
Comprimento | 4.410 |
Largura | 2.020 |
Altura | 1.611 |