2021 é um ano muito especial para a Daimler Trucks & Buses, há quatro aniversários marcantes para a Companhia comemorar.
Em 1896, Gottlieb Daimler apresentou o primeiro caminhão do mundo e, em 1951, Otto Kässbohrer inovou ao revelar o primeiro ônibus com uma estrutura autoportante, o modelo Setra.
Cinco anos antes, o primeiro protótipo do Unimog já enfrentava terrenos difíceis. E em 1996, o protótipo do caminhão moderno, o Actros da Mercedes-Benz, deu início a sua trajetória.
1896 – O primeiro caminhão
Quando Gottlieb Daimler apresentou seu primeiro caminhão em 1896 – com rodas de madeira revestidas de ferro – o mundo certamente não esperava por aquele veículo.
Na Alemanha, nenhum comprador foi encontrado e na Inglaterra, onde o veículo foi finalmente vendido, um membro da tripulação teve que andar na frente, agitando uma bandeira vermelha para alertar os outros usuários da estrada.
E, no entanto, esse transporte de quatro cavalos de potência com um motor traseiro de dois cilindros e um deslocamento de 1,06 litros, conhecido como Phoenix, iria desencadear uma história de sucesso sem paralelo no transporte de carga.
O Phoenix, no entanto, tinha pouco em comum com um caminhão de verdade. Na realidade, era uma carroça convertida, típica daquelas puxadas por cavalos.
Seu chassi foi equipado com feixes de molas que foram montados transversalmente na frente e no formato de molas helicoidais na parte traseira.
A suspensão era necessária não apenas pelo mau estado das estradas, mas porque o motor era muito suscetível a vibrações.
A última seção do trem de força era moderna: uma correia transferia a força do motor para um eixo montado transversalmente ao eixo longitudinal do veículo.
Cada extremidade do eixo era equipada com um pinhão, uma pequena roda dentada.
Cada dente do pinhão engrenava com os dentes internos de uma coroa que estava firmemente conectada à roda a ser acionada.
Muito mais tarde, esse conceito construtivo se tornaria uma marca registrada dos caminhões Mercedes-Benz: o eixo de redução planetária.
1946 – Primeiro protótipo do Unimog
Em 1946, o “Protótipo 1” do caminhão para aplicações especiais Unimog completou seu primeiro test-drive.
O próprio projetista-chefe Heinrich Rößler estava ao volante e testou aquele veículo, que não tinha cabina e estava totalmente carregado com madeira, rodando por estradas florestais acidentadas perto de Schwäbisch-Gmünd, na Alemanha.
A criação do Unimog está intimamente ligada à difícil situação do pós-guerra, quando a Alemanha sofria com a escassez de suprimentos.
Em 1945 e 1946, houve uma terrível falta de comida. Foi essa situação que deu a Albert Friedrich, que por muitos anos foi chefe de desenvolvimento de motores de aeronaves na Daimler-Benz AG, a ideia de um veículo motorizado que pudesse ajudar a aumentar a produtividade na agricultura.
Depois do final da guerra, Friedrich renovou seus contatos com a Erhard & Söhne, empresa metalúrgica fornecedora da Daimler-Benz em Schwäbisch-Gmünd, e em dezembro de 1945 começou a funcionar o departamento responsável pelo mercado agrícola.
Friedrich passou a liderança do projeto para seu antigo subordinado, o designer Heinrich Rößler, que assumiu o cargo em 2 de janeiro de 1946.
Em apenas algumas semanas, um novo design geral foi desenvolvido, com o motor e a caixa de mudanças posicionados diretamente à direita do centro do veículo. Com isso, apenas quatro juntas de transmissão foram necessárias para o chassi.
Este foi um projeto brilhante que, 75 anos depois, ainda é usado para o Unimog das séries U 4023 e U 5023.
Em março de 1946, Hans Zabel, de Gaggenau, que tinha participado do projeto desde o início, criou o termo Unimog (Universal-Motor-Gerät, isto é, máquina motorizada de uso universal). Em outubro de 1946, o veículo foi então levado ao seu primeiro test drive.
1951 – O primeiro ônibus Setra
A Setra se orgulha de suas raízes. Em 1951, Kässbohrer Fahrzeugwerke, da cidade alemã de Ulm, apresentou o S 8 e deu à marca o seu nome, que significa “autossustentável”.
O primeiro ônibus fabricado em série, caracterizado por uma carroçaria autoportante, motor traseiro e tração no eixo traseiro, foi apresentado no Salão Internacional IAA em Frankfurt, na Alemanha.
Nos últimos 70 anos, a marca não só estabeleceu padrões de design europeu de ônibus com seis séries de modelos, como também inspirou, mudou e avançou neste setor de forma exemplar.
O carro-chefe atual desta marca que sempre representou o mais alto grau de exclusividade é o S 531 DT, um ônibus Double Deck da linha Setra TopClass 500.
Em 1996, apenas um ano após a fusão da Mercedes-Benz Buses com a Setra, formando a EvoBus GmbH, foi fundada a Omniplus, unidade de serviços responsável por todas as atividades de pós-venda das duas marcas de ônibus.
A base da Omniplus era a divisão de atendimento ao cliente já bem-sucedida das duas empresas.
Hoje, a Omniplus tem uma enorme rede de serviços com mais de 650 oficinas em 42 países europeus à sua disposição e oferece aos clientes serviços específicos para ônibus, peças originais, cursos de treinamento e serviços digitais inovadores.
1996 – Actros da Mercedes-Benz
No final de setembro de 1996, a Mercedes-Benz apresentou no IAA um novo caminhão pesado que revolucionaria o setor: o Actros foi o primeiro caminhão equipado com freio a disco e sistema de freio eletrônico (EBS).
Juntos, fizeram do Actros o veículo mais seguro da sua categoria. Além disso, tecnologias inovadoras como os sistemas “Telligent” aumentaram consideravelmente a eficiência.
Entre outros destaques, os intervalos de manutenção foram ampliados para mais que o dobro em relação à versão anterior, o consumo de combustível foi reduzido entre 3 e 7%, dependendo do tipo de operação, e a carga útil foi aumentada em até 400 kg.
A segurança e o conforto também foram significativamente melhorados. Graças ao sistema de freios “Telligent” com freios a disco, por exemplo, foi possível reduzir a distância de frenagem do Actros.
A qualidade quanto à proteção do meio ambiente também foi incrementada mediante a adoção dos motores em V, mais eficientes e mais recentemente desenvolvidos.
Além disso, devido ao aprimoramento da montagem dos veículos, o consumo de energia foi reduzido em quase 50%.
As novas cabinas do Actros proporcionaram aos ocupantes até 47% mais espaço interno, sendo projetadas para atender às necessidades específicas do motorista.
As cabinas também ficaram mais seguras – todas passaram por uma vasta gama de diferentes testes de colisão, tanto em simulação, como em condições reais de condução.
Os airbags e os bancos com tensor do cinto de segurança integrado também eram novidades.
Cada nova geração do Actros que foi introduzida ao longo de sua brilhante trajetória conquistou o prêmio de “Caminhão do Ano” e, ainda hoje, o Actros continua pioneiro com relação à segurança.