Diante do agravamento da pandemia da covid-19 em diversas regiões do país, com o objetivo de contribuir com as medidas para redução da circulação de pessoas e, considerando os impactos dessa situação em toda a cadeia produtiva, a Honda Automóveis do Brasil informa a parada temporária de suas linhas de produção de automóveis, nas unidades fabris de Sumaré e Itirapina, de 30 de março a 9 de abril. A retomada está prevista para 12 de abril.
O formato de compensação das horas não trabalhadas no período está em negociação com o sindicato.
A Honda reforça que as medidas adotadas visam preservar a saúde e segurança das pessoas. Além disso, a empresa segue empenhada em minimizar os impactos da pandemia em sua cadeia de valor, bem como, os inconvenientes ao consumidor.
Nissan e Toyota também vão suspender temporariamente as operações – A Nissan anunciou ontem, 24 de março, que também vai suspender temporariamente as operações em sua fábrica localizada em Resende (RJ), como forma de auxiliar no combate ao novo avanço dos casos de contaminação por Covid-19 em todo o País.
A empresa vai conceder férias coletivas aos colaboradores da unidade entre os dias 26 de março e 9 de abril, com a produção sendo retomada no dia 12 de abril.
A Toyota do Brasil informa que tomou a decisão, em conjunto com os sindicatos locais, de suspender sua produção a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de março. A medida tem como objetivo contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no País, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões.
Nesse sentido, as plantas de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz têm retorno previsto para o dia 05 de abril, enquanto a unidade de Indaiatuba retornará no dia 06 de abril.
Os colaboradores administrativos também respeitarão a antecipação dos feriados.
A Toyota do Brasil possui um total de 5.600 colaboradores em todo o País e continuará a agir avaliando a situação momento a momento, seguindo as orientações das autoridades locais e, principalmente, colocando a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e de seus familiares em primeiro lugar.
Copa Truck adia etapa de Curitiba – Etapa que abriria a temporada, marcada para os dias 10 e 11 de abril, será remanejada; início passa a ser em Goiânia, dia 23 de maio.
Por conta do agravamento da pandemia nas últimas semanas em todas as regiões do Brasil, a Mais Brasil Esportes, promotora da Copa Truck, decidiu seguir o mesmo caminho dos outros campeonatos esportivos do país e adiar o início de sua temporada, marcada para os dias 10 e 11 de abril em Curitiba (PR).
No ano passado, a Copa Truck foi pioneira ao criar um eficiente protocolo para eventos automobilísticos que serviu de exemplo para todas as outras categorias do Brasil. No entanto, neste momento o cenário é mais grave: os hospitais estão com 100% de ocupação e muitos pacientes na fila de espera por um leito de UTI.
Por conta disso, mesmo criando um ambiente seguro dentro do autódromo, através da aplicação de seu rígido protocolo de prevenção contra a Covid, a categoria optou pelo adiamento. “A decisão veio após consultas às autoridades do Município de Pinhais, onde está localizado o autódromo, e concordamos que o melhor cenário seria o adiamento”, comenta Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes.
“O evento deverá ser remanejado, em local a ser definido, para setembro, mês em que não tínhamos nenhuma etapa programada justamente para este tipo de eventualidade. Manteremos o cronograma de nove etapas disputadas em sete eventos. Com isso, a segunda etapa do calendário inicial prevista para Goiânia, nos dias 22 e 23 de maio, passa a ser a primeira. Certamente será um fim de semana histórico para o automobilismo, proporcionando um grande festival de velocidade para os telespectadores amantes deste esporte”, completa Col.
Confira a situação por fabricante até agora anunciados:
GENERAL MOTORS: fábrica de Gravataí (RS) parada por falta de insumos (semicondutores). Unidades de São Caetano do Sul e São José dos Campos seguem trabalhando normalmente.
STELLANTIS: até o momento, todas as fábricas do grupo (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën) – Porto Real (RJ), Betim (MG) e Goiana (PE) – em plena produção.
HONDA – Parada temporária de suas linhas de produção de automóveis, nas unidades fabris de Sumaré e Itirapina, de 30 de março a 9 de abril. A retomada está prevista para 12 de abril.
HYUNDAI BRASIL: Atividades seguindo no ritmo normal.
JAGUAR LAND ROVER: a fábrica de Itatiaia (RJ) segue operando normalmente, com reforço nas medidas de higiene e de segurança implementadas.
MERCEDES-BENZ: vai suspender as operações das fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e de Juiz de Fora (MG) entre os dias 26 de março e 5 de abril.
MITSUBISHI: produção na fábrica de Catalão (GO) segue normal.
NISSAN: vai adotar férias coletivas em sua fábrica de Resende (RJ), entre os dias 26 de março e 9 de abril, com a produção sendo retomada no dia 12 de abril.
RENAULT: anunciou que vai interromper a produção em São José dos Pinhais (PR) entre 29 de março a 1º de abril
SCANIA: vai suspender a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) entre os dias 26 de março e 4 de abril.
TOYOTA: vai suspender produção iniciando em 29 de março.
VOLKSWAGEN: vai interromper suas atividades nas três unidades que possui no País (São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo e São José dos Pinhais, no Paraná) entre os dias 24 de março e 5 de abril.