sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Dia do Jipeiro: as origens da data e do nome do veículo

A capacidade de superar obstáculos, a garra, o companheirismo e a resiliência são algumas das características presentes no apaixonante universo do off-road.

- Publicidade -

Neste dia 4 de abril, 4×4, Dia do Jipeiro – o segundo celebrado em meio à pandemia da COVID-19 – a General Tire, marca norte-americana integrante do Grupo Continental e proprietária da linha de pneus Grabber, gostaria de relembrar que esses atributos nunca foram tão importantes. E de destacar também como a data foi escolhida.

Segundo o Guia dos Curiosos, de autoria do jornalista Marcelo Duarte, o Dia do Jipeiro foi instituído a partir de uma eleição na internet proposta em 2001 pelo site Universo 4×4 , especializado em veículos off-road.

Ela foi encerrada no dia 21 de maio e a data escolhida – entre as três opções disponíveis, com 41,8% dos votos, foi 4 de abril: 4/4, tudo a ver com jipeiros e veículos com tração nas quatro rodas.

E de onde se origina a palavra Jipe? Da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou “uso geral”, embora essa não seja a origem da marca Jeep.

- Publicidade -

O veículo surgiu durante o esforço de guerra americano na Segunda Guerra Mundial, no final dos anos 1930 e início dos 40, como resposta à necessidade de um veículo leve, com capacidade de superar terrenos extremamente difíceis e com muitos obstáculos, capaz de levar alguns homens e armamentos.

A ligação entre o nome Jeep e a tração 4×4 é creditada ao piloto de teste da Willys, Irvin Hausmann, que escolheu o nome para o seu veículo em 1940 durante testes para o exército americano.

Até então eram referenciados por outros nomes como Bug, Blitz Buggy, Puddle Jumper, Peep ou Quad.

Neste momento, a prioridade é a manutenção da distância social.

Mas, pensando como jipeiro, os desafios estão aí para serem vencidos e em breve poderemos retornar ao off-road dando ainda mais valor ao prazer de sair, de viajar e de descobrir novos destinos e novos caminhos.

- Publicidade -

Para conhecer mais sobre a linha de pneus Grabber, da General Tire, visite www.generaltire.com.br e acompanhe as novidades da marca no Instagram @generaltire_brasil.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança