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Continental passará a testar pneus em simulador dinâmico de direção

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, está investindo em um simulador de condução dinâmico de última geração para desenvolver seus pneus premium para o segmento de equipamento original.

O objetivo é atender no futuro de uma forma ainda mais eficiente, sustentável e precisa as necessidades dos clientes.

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O equipamento entrará em operação em meados do ano que vem no Contidrom, maior centro europeu de testes de pneus da Continental.

O simulador calcula parâmetros exatos da dinâmica de condução dos pneus e dos respectivos veículos de teste.

Graças à sua alta mobilidade, ele pode fornecer aos pilotos profissionais da Continental impressões subjetivas de condução, assim como testes de pneus na pista de provas.

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Os pilotos podem também experimentar novos desenvolvimentos de pneus nos mais diversos cenários de testes virtuais e situações de condução.

O novo simulador de direção traz benefícios significativos para o desenvolvimento de pneus e, portanto, para os clientes da Continental.

Quando etapas decisivas de desenvolvimento e testes a elas associados são deslocados para o mundo virtual, se economiza tempo, custos e recursos valiosos no mundo real.

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O esforço logístico de uma grande variedade de testes físicos, por exemplo, é significativamente reduzido porque parâmetros cruciais podem ser verificados no simulador, que é alimentado com os dados do modelo do veículo específico para o qual o novo pneu está sendo desenvolvido.

Esse processo é complementado pelos dados da Continental sobre composto de borracha, arquitetura de pneus e desenho da banda de rodagem.

No caso de qualquer anomalia, todos os parâmetros podem ser ajustados digitalmente a qualquer momento.

Isso significa que novos modelos de pneus podem ser testados de forma previsível nas mais diversas aplicações, situações de condução e em uma grande variedade de superfícies, com resultados confiáveis no estágio inicial do processo de desenvolvimento.

E isso se aplica a todas as variantes de veículos e direção, tanto para carros de passeio quanto para veículos comerciais, e para motores elétricos, híbridos e a combustão.

Antes mesmo de o primeiro pneu de teste ser construído, novas variantes de materiais podem ser amplamente testadas e otimizadas.

Isto é importante, pois a Continental está pesquisando intensamente possíveis aplicações de materiais sustentáveis para a construção de pneus.

100.000 km e 10.000 pneus economizados por ano – Cada ciclo de teste concluído no simulador de direção significa que menos pneus de teste precisam ser construídos.

Assim, o investimento nesta nova tecnologia também contribui para ampliar a sustentabilidade da Continental.

Entre outras metas, o objetivo da empresa é ser o fabricante de pneus mais progressivo em termos de práticas comerciais ambientais e socialmente responsáveis até 2030.

O novo simulador de direção comprova isso com números concretos do mundo real: se os pilotos de teste se sentarem no futuro mais no cockpit do simulador e menos ao volante de um veículo, haverá uma economia anual de aproximadamente 100.000 quilômetros em estradas reais ou em pistas de teste.

Também é possível se realizar uma economia de 10.000 pneus de teste por ano.

A Continental tem sido uma das empresas líderes no uso de tecnologias inovadoras de teste de pneus.

O primeiro sistema de análise de freio automático e independente do clima (Automated Indoor Braking Analyzer – AIBA) está em operação na Contidrom desde 2012 e, desde 2018, a empresa tem sido pioneira em testes de pneus com veículos autônomos em seu próprio campo de provas de Uvalde, no Texas, Estados Unidos.

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