sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Mitos e verdades sobre a manutenção de palhetas

Quando o assunto é preservação e aumento da vida útil das palhetas de para-brisa, não faltam dicas “caseiras” que prometem ajudar os donos dos veículos nesta missão.

Mas, nem sempre, estes conselhos estão certos e, ao segui-los, corre-se um alto risco em obter um efeito contrário. Para ajudar o consumidor a cuidar melhor de suas palhetas, a Valeo preparou uma lista para desmistificar cinco crenças bastante comuns. Confira!

Renovadores de palhetas aumentam a vida útil da peça

MITO. Existem alguns aparelhos que prometem deixar a borracha da palheta nova em folha, pois são uma espécie de estilete que corta a parte quebradiça. Trata-se, porém, de uma solução ineficaz, pois não aumenta a vida útil da palheta.

O procedimento pode até melhorar a limpeza na primeira ou segunda tentativa de uso, mas por danificar a proteção química da palheta não aumentará sua vida útil. No fim das contas, o dono do veículo terá que comprar uma nova logo na sequência.

Sabão neutro no recipiente do limpador de para-brisa é mais eficiente

VERDADE. O correto é utilizar sempre sabão líquido neutro, ou produtos desenvolvidos especialmente para este fim.

Por serem desengordurantes eles deixam a cobertura do vidro mais lisa, facilitando a ação das palhetas. No entanto, não é indicado misturar produtos, usar detergentes, desengordurantes de limpeza e outras substâncias, uma vez que elas podem ressecar as palhetas e diminuir sua vida útil.

Querosene, álcool ou “pretinho” para limpar as palhetas ajudam elevar vida útil

MITO. Muita gente usa desta técnica, mas está errado. Estes produtos possuem substâncias abrasivas que ressecam a borracha e prejudicam o funcionamento das palhetas. Prefira sempre um pano umedecido com água.

Encerar o para-brisa melhora a eficiência dos limpadores

DEPENDE. Algumas pessoas têm o hábito de encerar o para-brisa e acreditam que isso não afeta a visibilidade e também não danifica as palhetas.

No entanto, é preciso ter cautela, uma vez que o produto sair do vidro e seguir impregnado na borracha, pode danificar a aderência da palheta. Por isso, é preciso ter o cuidado de limpar a palheta sempre que for tirar a cera do vidro para não deixar resíduos.

Braço do limpador desregulado pode prejudicar ação da palheta

VERDADE. O braço tem regulagem específica que serve para aplicar a pressão correta da palheta sobre o vidro. Uma vez que isso é danificado, a ação do componente fica comprometida.

Acontece que essa desregulagem nem sempre é visível para o dono do carro, que acaba substituindo a palheta sem necessidade. Por isso, é preciso ter muito cuidado nas lavagens do para-brisas e na manipulação desses braços.

A Valeo possui uma ferramenta exclusiva que de forma muito simples é capaz de diagnosticar se os braços estão tortos ou não.

Questão de segurança – Um limpador em condições inapropriadas de uso pode afetar a visibilidade do motorista, principalmente, em dias de chuvas fortes. A recomendação é que a revisão seja feita a cada um ano.

Assim como todos os componentes e peças de um automóvel, o limpador de para-brisa tem data de validade e deve ser substituído no período adequado. A falta da revisão deste item afeta a segurança ao dirigir: uma palheta desgastada não desempenha a limpeza de forma eficiente e isso prejudica a visibilidade do motorista.

Além disso, a não utilização do item, em caso de chuvas, pode gerar multa grave de R$195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

A Valeo, única marca no Brasil que produz o sistema completo de limpadores de para-brisas, recomenda que a revisão das palhetas seja realizada a cada 12 meses e, no caso de veículos que ficam expostos com frequência a um clima mais quente ou a longos períodos de chuva, que essa vistoria seja feita antes mesmo de um ano.

Segundo Marco de Luca, Diretor Geral da Valeo Service, mesmo com todas estas consequências, o brasileiro ainda não possui o hábito de se atentar para este tipo de revisão. Existe, inclusive, um estudo da GIPA Brasil, consultoria de inteligência automotiva na área de Aftermarket, que revela: a média para a checagem deste item no País é de cinco anos.

“É comum as pessoas pensarem em revisar as palhetas somente nas épocas de chuva, quando sentem as consequências da falta de manutenção. Contudo, este não é um hábito adequado pois os limpadores de para-brisas são, também, itens de segurança de um veículo”, explica Marco de Luca que acrescenta: “é importante que, com a chegada deste período, esta peça esteja funcionando bem para que não haja perda de visibilidade, o que pode aumentar o risco de acidentes.”

É fácil identificar quando é necessário trocar as palhetas. A formação de riscos e faixas no para-brisa são alguns dos indícios. Também é preciso realizar a substituição quando a borracha da palheta está rasgada, torcida ou com fissuras e se há falhas na limpeza do vidro.

Outra dica importante da Valeo é referente aos cuidados que podem aumentar a vida útil da palheta. “Uma das maneiras mais simples para uma maior durabilidade é manter o para-brisa limpo regularmente”, comenta o diretor da Valeo. Ele alerta ainda que utilizar a palheta para tirar sujeiras do vidro pode desgastar o componente, assim como o uso de produtos inadequados em sua limpeza como desengordurantes ou detergentes. “O ideal é usar apenas sabão líquido neutro ou produtos específicos para este fim”, finaliza Marco de Luca.

As palhetas Valeo são comercializadas no mercado de reposição sob as marcas Valeo e Cibié.

Palhetas Evollution e Evollution Extra – As palhetas Evollution e Evollution Extra da Valeo possuem tecnologia Flat Blade. Com design exclusivo e patenteado pela marca, elas garantem maior aderência da palheta ao vidro, evitando ruídos e trepidações, e garantindo alta performance na limpeza.

As palhetas Flat Blade também se diferenciam pela qualidade e durabilidade, graças à borracha de altíssimo padrão.

Outro diferencial das palhetas Evollution é a presença de diferentes tipos de adaptadores para um único blister, tornando o produto compatível com diversos modelos de veículos.

Na reposição, as palhetas Flat Blade possuem 95% de cobertura da frota circulante e são comercializadas nas versões Evollution, para veículos que já saem de fábrica com essa tecnologia, e Evollution Extra, para aqueles carros que possuem palhetas originais convencionais.

Líder mundial na produção de sistemas de limpadores da para-brisas, a Valeo também é a marca número 1 em palhetas no mercado original brasileiro. Os componentes do aftermarket são produzidos na planta de Indaiatuba, na mesma linha das peças vendidas às montadoras, garantindo aos clientes a mesma excelência e qualidade dos itens originais.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn