O biogás é atualmente usado em forma compactada principalmente por ônibus urbanos, carros e veículos leves de transporte, mas até agora tem sido menos competitivo para veículos pesados de longa distância.
Nos últimos anos, a tecnologia foi desenvolvida para resfriar o biogás a cerca de 160 graus Celsius negativos para que se torne líquido e, portanto, mais denso em energia. Isso abre a possibilidade de usar o gás para, entre outras coisas, transporte pesado, tanto por terra como por mar.
A disponibilidade de biogás irá melhorar rapidamente em toda a Europa, especialmente porque a UE decidiu disponibilizar pontos de abastecimento ao longo das principais redes rodoviárias europeias (RTE-T).
“Como o primeiro ônibus de longa distância movido a biogás, esta é provavelmente a solução de ônibus mais sustentável hoje”, disse Johan Ekberg, chefe da unidade de clientes da Scania.
Os benefícios do biogás líquido são muitos: não contém fósseis, é renovável, é produzido localmente e reduz as emissões.
Ao mudar para o biogás líquido produzido localmente como combustível em caminhões ou ônibus de longa distância, as operadoras reduzem seu próprio impacto climático e o de seus clientes em mais de 90 por cento.
A qualidade do ar em geral também é afetada positivamente pela redução das emissões de partículas e óxidos de nitrogênio (NOx), e os veículos mais silenciosos beneficiam tanto os motoristas quanto os passageiros e a sociedade em geral.
“O biogás não é apenas o combustível com as menores emissões de CO2 – ele também resolve os problemas locais de resíduos, cria empregos locais e traz carbono e nutrientes de volta ao solo. É o canivete suíço da economia circular ”, afirma Jonas Strömberg, Diretor de Sustentabilidade da Scania.
Hoje, 17 por cento da rede de gás da Europa é biogás, e está crescendo rapidamente, contribuindo ativamente para os cortes nas emissões de CO2. Na rede de gás veicular da Suécia, a parcela do biogás é de impressionantes 95%.
“O biogás será uma das principais ferramentas para descarbonização de transportes pesados - especialmente para operações de longa distância, como intermunicipais e de longa distância. Metade da frota de gás pesado da Europa poderia ser movida a biogás em 2025 ”, conclui Jonas Strömberg.