quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Estreia do primeiro ônibus biogás internacional

O biogás é atualmente usado em forma compactada principalmente por ônibus urbanos, carros e veículos leves de transporte, mas até agora tem sido menos competitivo para veículos pesados ​​de longa distância.

Nos últimos anos, a tecnologia foi desenvolvida para resfriar o biogás a cerca de 160 graus Celsius negativos para que se torne líquido e, portanto, mais denso em energia. Isso abre a possibilidade de usar o gás para, entre outras coisas, transporte pesado, tanto por terra como por mar.

A disponibilidade de biogás irá melhorar rapidamente em toda a Europa, especialmente porque a UE decidiu disponibilizar pontos de abastecimento ao longo das principais redes rodoviárias europeias (RTE-T).

“Como o primeiro ônibus de longa distância movido a biogás, esta é provavelmente a solução de ônibus mais sustentável hoje”, disse Johan Ekberg, chefe da unidade de clientes da Scania.

Os benefícios do biogás líquido são muitos: não contém fósseis, é renovável, é produzido localmente e reduz as emissões.

Ao mudar para o biogás líquido produzido localmente como combustível em caminhões ou ônibus de longa distância, as operadoras reduzem seu próprio impacto climático e o de seus clientes em mais de 90 por cento.

A qualidade do ar em geral também é afetada positivamente pela redução das emissões de partículas e óxidos de nitrogênio (NOx), e os veículos mais silenciosos beneficiam tanto os motoristas quanto os passageiros e a sociedade em geral.

“O biogás não é apenas o combustível com as menores emissões de CO2 – ele também resolve os problemas locais de resíduos, cria empregos locais e traz carbono e nutrientes de volta ao solo. É o canivete suíço da economia circular ”, afirma Jonas Strömberg, Diretor de Sustentabilidade da Scania.

Hoje, 17 por cento da rede de gás da Europa é biogás, e está crescendo rapidamente, contribuindo ativamente para os cortes nas emissões de CO2. Na rede de gás veicular da Suécia, a parcela do biogás é de impressionantes 95%.

“O biogás será uma das principais ferramentas para descarbonização de transportes pesados ​​- especialmente para operações de longa distância, como intermunicipais e de longa distância. Metade da frota de gás pesado da Europa poderia ser movida a biogás em 2025 ”, conclui Jonas Strömberg.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn