Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) e Samsung SDI assinaram um memorando de entendimento para a produção de células e módulos de bateria na América do Norte.
A planta, com início de operação previsto para 2025, deverá ter capacidade inicial de produção anual de 23 GWh, com possibilidade de aumento para 40 GWh.
“A implementação das plantas de baterias anunciadas nos permitirá ser muito competitivos e nos tornarmos líderes no mercado norte-americano de veículos elétricos”, comentou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Nossa estratégia de trabalhar com parceiros renomados nos permitirá ganhar velocidade e agilidade para projetar e fabricar veículos elétricos seguros, acessíveis e confiáveis, que atendam perfeitamente às demandas de nossos clientes. Gostaria de agradecer a todas as equipes que estão trabalhando neste investimento estratégico para o nosso futuro”.
“É uma honra para nós formar uma joint venture de baterias com a Stellantis, que acelera sua estratégia de eletrificação nesta era de energia verde”, disse Young-hyun Jun, presidente e CEO da Samsung SDI.
“Com esta joint venture de baterias, estamos comprometidos em atender da melhor forma as altas expectativas de nossos clientes no mercado de veículos elétricos da América do Norte, aproveitando a tecnologia de baterias, produtos de alta qualidade e medidas de segurança da Samsung SDI”.
A Stellantis está agora bastante avançada no processo de assegurar sua capacidade anual de produção de baterias para veículos elétricos de 63 GWh, para apoiar a meta de 40% de veículos eletrificados em suas vendas nos Estados Unidos até 2030.
As fábricas de baterias suprirão as necessidades das plantas da Stellantis nos Estados Unidos, Canadá e México.
Estas baterias serão instaladas em carros elétricos de nova geração, híbridos recarregáveis ou 100% elétricos, que serão comercializados sob as várias marcas Stellantis.
A Stellantis planeja investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software, ao mesmo tempo em que persegue seu objetivo de continuar a ser 30% mais eficiente do que todo o setor em termos de relação entre Capex e despesas de P&D e volume de negócios.
A localização desta nova planta está em estudo e mais detalhes serão comunicados posteriormente. A transação será finalizada após a assinatura dos documentos finais e estará sujeita às condições habituais de fechamento, bem como aprovações regulatórias.