quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Sinal verde para a joint venture Bugatti Rimac

Porsche, Bugatti e Rimac estão escrevendo um novo capítulo na história da indústria automotiva.

- Publicidade -

Em 1º de novembro, menos de quatro meses depois de anunciar pela primeira vez, um dos projetos de cooperação mais interessantes do mundo do automobilismo começou a fazer negócios sob sua nova estrutura.

A joint venture Bugatti Rimac terá sede em Sveta Nedelja (Croácia). Seu CEO será o pioneiro do hipercarro elétrico Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili.

- Publicidade -

A Porsche AG terá um papel importante como parceiro estratégico. O Presidente do Conselho Executivo da Porsche, Oliver Blume, e o Vice-presidente e Membro do Conselho Executivo responsável pelas Finanças, Lutz Meschke, farão parte do Conselho de Supervisão.

A Bugatti Rimac será propriedade do Grupo Rimac (55%) e da Porsche AG (45%). No âmbito de joint venture, a Bugatti e Rimac Automobili continuarão a operar como marcas e fabricantes independentes e manterão suas respectivas unidades de produção seus canais de distribuição em Zagrebe (Croácia) e em Molsheim (França).

O atual CEO da Bugatti, Stephan Winkelmann, deixará seu cargo em 31 de outubro de 2021 para se concentrar em seu papel como presidente da Lamborghini. “Esta fusão é a solução perfeita para todos os envolvidos.

- Publicidade -

Juntos, formamos uma poderosa empresa automotiva,” diz Oliver Blume.

“Conseguimos agregar valor à prestigiosa e tradicional marca Bugatti, orientando-a mais para o futuro. A Bugatti simboliza charme e paixão; A Rimac é uma empresa inovadora com considerável expertise técnica. Gostaríamos de agradecer a Stephan Winkelmann por sua contribuição excepcional. Ele fez um ótimo trabalho.”

Além de Mate Rimac, a nova equipe administrativa inclui o ex-gerente de produção e codiretor administrativo da Bugatti Automobiles, Christophe Piochon. Piochon se tornará o Diretor de Operações da empresa conjunta.

A produção continuará no local estabelecido em Molsheim, Alsácia, há muitos anos que é mundialmente conhecido por seu perfeccionismo e excelência em design e artesanato. Larissa Fleischer será a Diretora Financeira.

Mais recentemente, ela foi diretora de controle da Porsche para digitalização e desenvolvimento de novos modelos de negócios. Emilio Scervo, anteriormente engenheiro-chefe da McLaren, assumirá o cargo de Diretor de Tecnologia.

“Estou convencido de que em nossa equipe de gestão reunimos a combinação perfeita de experiência e expertise, inovação e espírito de equipe,” diz Lutz Meschke.

“Portanto, estou extremamente otimista e, porque o projeto é tão caro ao meu coração, continuarei a dar meu apoio total e fervoroso.”

Internamente, na Porsche, a joint venture era conhecida como Operação Rush.

“Conforme o nome, tudo foi extremamente rápido,” explica Meschke. A Porsche tornou-se uma das partes interessadas na Rimac em 2018 e tem aumentado constantemente seu envolvimento desde então.

“Nossa rede de investimentos estratégicos está alcançando um resultado satisfatório. Para começar, foi necessária muita persuasão em várias áreas. A tarefa final foi superar os últimos obstáculos organizacionais. As equipes de Zagrebe, Molsheim, Wolfsburg e Stuttgart trabalharam muito e, certamente, levarão a nova empresa a um futuro brilhante,” afirma Meschke.

O lançamento da joint venture Bugatti Rimac é mais um grande passo para o futuro CEO, Mate Rimac, apenas doze anos após sua start-up ter sido fundada em uma garagem.

“Estou honrado por liderar esta nova fusão e começar o que sem dúvida será um novo capítulo de sucesso, revolucionário e emocionante para todos,” diz Mate Rimac.

“É difícil encontrar uma combinação melhor do que Rimac e Bugatti. As operações aceleradas e habilidades de eletrificação da Rimac são o complemento perfeito para a excepcional herança e habilidade artesanal da Bugatti. Fiquem ligados para projetos verdadeiramente extraordinários no futuro.”

A Bugatti Rimac tem sua sede em Sveta Nedelja, perto de Zagrebe. A mudança para o novo campus da Rimac, que atualmente está sendo construído a um custo de € 200 milhões, está prevista para 2023.

Este também será o local da instalação conjunta da P&D da Bugatti Rimac. 2.500 pessoas trabalharão no local de 200.000 m².

Ao mesmo tempo, todos os modelos Bugatti continuarão a ser produzidos na fábrica em Molsheim. Portanto, os cargos neste local estarão seguros em longo prazo.

A joint venture Bugatti Rimac começará com cerca de 435 funcionários; cerca de 300 situados em Zagrebe e cerca de 135 em Molsheim. Este posicionamento serve para reter e desenvolver os pontos fortes das atrativas marcas Bugatti e Rimac.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança