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Arocs reafirma a flexibilidade da linha de produção de caminhões da Mercedes-Benz

Pioneira na introdução de conceitos da Indústria 4.0 no segmento de veículos comerciais no Brasil, Mercedes-Benz agrega processos de produção e logística específicos para seu novo extrapesado basculante 8x4

A linha de produção de caminhões da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi pioneira ao introduzir, em 2018, os conceitos da Indústria 4.0 no País.

O inovador processo agrupou a montagem de todos os caminhões, dos modelos leves aos extrapesados, e a logística de peças num sistema único, moderno, integrado e inteligente de produção, baseado em tecnologia digital, conectividade, Big Data, dados na nuvem e Internet das Coisas.

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A chegada ao mercado do Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura, reforça uma das características marcantes da Indústria 4.0 na Empresa, que é a flexibilidade da linha de montagem.

O Arocs entra normalmente no sistema de produção, agregando apenas as especificidades deste modelo off-road, como máquinas, dispositivos e equipamentos novos para sua montagem e pré-montagem específica de conjuntos e subconjuntos.

“Os colaboradores receberam treinamento para o novo veículo e estão no comando das tecnologias, visando alcançar os altos padrões de qualidade, produtividade e flexibilidade da nossa linha 4.0 de caminhões”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

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“Isso ocorre desde que inauguramos a linha 4.0, em 2018, e a linha de Cabinas, em 2019, e novamente está em evidência com a chegada do gigante Arocs. Agora, no mesmo sistema de produção, montamos qualquer modelo e tamanho de caminhão, do Accelo ao Arocs, passando pelas famílias Atego, Axor e Novo Actros”.

Segundo o executivo, esta é a primeira vez que a fábrica de São Bernardo do Campo monta um veículo 8×4.

“O modelo antecessor do Arocs, o basculante Actros 8×4, lançado em 2007, era 100% importado. Anos depois, passou a ser produzido em Juiz de Fora, mas a cabina foi sempre importada”, ressalta Roberto Leoncini.

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“O Arocs traz então mais essa novidade, sendo totalmente produzido em São Bernardo do Campo, com as cabinas vindas da nossa planta de Juiz de Fora”.

Com a montagem final do Arocs na unidade paulista, vários equipamentos e máquinas foram transferidos da fábrica mineira, como, por exemplo, o dinamômetro.

Foram mais de 50 toneladas de material, transportadas por cinco carretas, potencializando assim o reaproveitamento de recursos.

Isso reforça o conceito de economia circular, de acordo com os princípios de sustentabilidade ambiental na Empresa.

Cerca de 750 peças novas para o Arocs – Modelo inédito para o mercado brasileiro, cujas primeiras entregas deverão ocorrer ainda em 2021, o Arocs tem aproximadamente 750 peças novas, que foram desenvolvidas pela Empresa no Brasil, contando com diversos fornecedores novos.

Todas as peças foram integradas no sistema logístico seguindo o mesmo conceito dos demais veículos já produzidos na planta do ABC Paulista.

Além disso, das cerca de 2.000 peças do Arocs, 1.300 são comuns com caminhões Actros, o que favorece a intercambiabilidade para os clientes, trazendo otimização de custos de estoque e reposição.

O design da cabina do Arocs brasileiro é idêntico ao modelo produzido pela Mercedes-Benz Trucks em Wörth na Alemanha e em Aksaray, na Turquia.

Ou seja, este é um produto global da marca, que passa a ser produzido aqui para o mercado nacional e também para outros países atendidos pela Empresa.

Os elementos internos e externos da cabina foram concebidos de acordo com as demandas de clientes e de motoristas.

“Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini.

“Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas”.

Além da cabina, o Arocs 8×4, tem uma roupagem diferente do trem de força e do conjunto de suspensão, que foram desenvolvidos para as severas aplicações fora de estrada, caracterizadas por pisos irregulares e condições extremas de operação e de peso da carga para o caminhão.

Inovador robô colaborativo para o Arocs em Juiz de Fora – A armação da cabina do Arocs e o processo de soldagem são feitos na fábrica de Juiz de Fora, onde também é realizado o processo de pintura. A unidade utiliza alguns conceitos da Indústria 4.0.

Este é o caso do uso de um inovador robô colaborativo desenvolvido pela Universal Robots, companhia dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais, que implementou seu robô UR10e na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, a fim de auxiliar o aprimoramento dos indicadores de qualidade, ergonomia e produtividade da Empresa.

O objetivo da solução apresentada pela Universal Robots era diminuir o tempo de aplicação da cola que serve como uma vedação antioxidante nas longarinas, peças importantes do caminhão e que antes era feita de forma manual.

Com o UR10e, agora esse processo está muito mais prático e rápido. Com isso, o inovador robô colaborativo traz ganhos de qualidade e eficiência ao processo e de ergonomia e produtividade aos colaboradores.

“Do tempo da aplicação manual para a automática tivemos uma diminuição de aproximadamente 30% no tempo. Mas no processo como um todo, esse número foi muito maior. Pois no automático, enquanto o robô está aplicando o material, o colaborador pode fazer outra atividade, resultando em um ganho de aproximadamente 85%, com uma qualidade impecável”, afirma Anderson Rosa, planejador de processos da Produção de Cabinas & Pintura da Mercedes-Benz do Brasil, em Juiz de Fora.

Antes da implementação, o operador ficava focado na produção bem-feita, evitando um possível retrabalho.

Agora, é preciso apenas posicioná-la no local de interesse e esperar poucos minutos para finalizar a função, podendo utilizar esse tempo a mais para desempenhar outras atividades, tornando assim um processo mais eficiente e analítico, visto que o trabalho deixa de ser repetitivo e monótono.

“Além da segurança aos nossos colaboradores e da qualidade do produto, observamos que estamos desenvolvendo outras habilidades em nosso time, não só para a produção, mas também no monitoramento e na manutenção do robô”, diz Herick Borges, gerente sênior de Produção de Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil, em Juiz de Fora.

“O robô colaborativo chegou para fazer parte dos processos ao lado dos colaboradores, com segurança, praticidade e custo bastante acessível, principalmente comparados aos robôs convencionais. O avanço da tecnologia e a implementação das funcionalidades da Indústria 4.0 vieram para ficar, transformando condições antiergonômicas, melhorando a produtividade, integrando plantas, fornecedores e clientes”, diz Anderson.

O Arocs é o primeiro caminhão Mercedes-Benz no Brasil a receber esse novo processo de aplicação de cola pelo robô colaborativo UR10e.

A implantação dessa novidade na linha de produção em Juiz de Fora contou com a parceria de colegas da fábrica da Mercedes-Benz Trucks de Aksaray na Turquia, que também utilizava aplicação manual de cola nas longarinas do caminhão e que mudou para o robô colaborativo.

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