quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Customização automotiva traz aços de alta resistência em componentes estruturais

Desde 2016, a RSC Automec atua na manutenção e customização de veículos e fabricação de componentes através de engenharia aplicada.

- Publicidade -

Para a empresa, cada projeto é único e apresenta uma complexidade própria.

É preciso entender a fundo o desejo do cliente para entregar projetos que vão desde a fabricação de para-choques customizados para veículos fora de estrada até a reconstrução completa de veículos de luxo.

- Publicidade -

A RSC Automec adotou o uso dos aços de alta resistência Strenx® em todos os componentes estruturais como longarinas para fabricação de chassi, suportes de fixação para braços de suspensão e amortecedores, travessas para apoio de câmbio e motor, além de inúmeros outros locais que sofrem esforços acentuados como sapatas de roll cage.

A chapa antidesgaste Hardox® também foi adotada como base da mesa de gabarito para solda dos componentes.

Segundo Bruno Henrique Seyfferth, sócio e responsável por projetos especiais da RSC Automec, o uso desses aços traz uma série de benefícios à oficina especializada, como por exemplo:

- Publicidade -
  • Visual: com sua resistência superior a 700 Mpa de tensão de escoamento, temos uma liberdade maior para criar formas e perfis sem comprometer a resistência dos componentes. A preocupação com a estética é constante dentro dos nossos projetos customizados;
  • Redução de peso: A possibilidade de reduzir espessuras de parede e ainda assim garantir igual ou maior resistência se comparado a outros aços de baixo carbono comum disponíveis;
  • Redução de custo: Aproveitando das propriedades superiores desses aços, é possível utilizar menos material e consequentemente proporcionar redução de custo nos projetos. O fácil processamento, como a sua boa soldabilidade também facilitam a montagem e contribuem com esse aspecto;
  • Resistência e segurança: Devido às propriedades já citadas, os equipamentos se tornam mais seguros, confiáveis e duradouros.

Tudo isso só foi possível graças à parceria com a Weld Vision Industrial, centro de serviço especializado na prestação de serviços de corte a laser, por jato de água, dobra, solda, usinagem e pintura.

A Weld Vision trouxe essa inovação entregando peças com excelente qualidade, aliado ao suporte técnico na aplicação e processamento dos aços especiais Hardox® e Strenx® e apoiando a RSC Automec em todas as etapas do processo.

A Weld Vision Industrial – braço de serviços do grupo – busca sempre propor a mais alta tecnologia ligada ao aço e por isso tem orgulho em trabalhar com os aços da SSAB, como o Hardox®, Strenx® e Toolox®.

Segundo Michel Diego da Silva, gerente da divisão, “com o objetivo de estar na vanguarda tecnológica, a Weld Vision industrial busca manter em sua planta equipamentos atualizados e inovadores, utilizando e comercializando o material da SSAB para repassar esta tecnologia nos componentes fornecidos pela empresa.

Esses aços nos permitiram atingir novos nichos e mercados, substituindo soluções com aços convencionais por soluções inovadoras”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança