quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Novos resultados do Latin NCAP: Zero estrela para o Sportage, novo Accent e Wingle 5

Novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram divulgados hoje com resultados decepcionantes de zero estrela para o Kia Sportage, Hyundai Accent (novo modelo) e Great Wall Wingle 5.

O Kia Sportage , fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, ganhou zero estrela.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O SUV atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

O Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.

O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto; no entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo.

- Publicidade -

O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável.

A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes.

A Proteção para Pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis ​​das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita acima, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR).

O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. O Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.

O Hyundai Novo Accent, fabricado na Índia e no México, com airbag frontal como equipamento padrão e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, ganhou zero estrela.

O sedã compacto atingiu 9,23% na Proteção do Ocupante Adulto, 12,68% na Proteção do Ocupante Infantil, 53,11% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

O Novo Accent foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.

O modelo apresentou desempenho pobre no impacto frontal com o tórax vermelho para o acompanhante adulto que fez ganhar zero ponto neste teste, e uma proteção de impacto lateral marginal a boa para a proteção dos adultos.

No teste de impacto lateral de poste obteve zero ponto, pois não pôde ser realizado porque o modelo não oferece proteção lateral de cabeça como equipamento padrão. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas estáveis.

A Proteção do Ocupantes Infantil foi pobre porque a Hyundai se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes.

A Proteção Para pedestres em geral foi marginal a fraca para a cabeça, boa para a coxa e fraca a adequada para a perna inferior, o veículo não tem Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis ​​das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita anteriormente, mitigar ou eventualmente impedir o contato com pedestres.

Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR).

O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. A versão com dois airbags frontais teria recebido a mesma classificação por estrelas pela não recomendação do SRI da marca, a falta de airbags laterais de cabeça padrão e a falta do ESC padrão.

O Latin NCAP sugeriu à Hyundai avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.

O Great Wall Wingle 5, feito na China, com dois airbags frontais como equipamento padrão e sem o Controle Eletrônico de Estabilidade ESC padrão, ganhou zero estrela.

A popular picape atingiu 9,31% em Proteção de Ocupantes Adultos, 0,00% em Proteção de Ocupantes Infantis, 19,48% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas e 0,00% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O Wingle 5 foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.

O modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com a cabeça, pescoço e tórax vermelhos para o motorista e tórax vermelho para o passageiro, mostrando uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida para ambos os ocupantes adultos, o que resultou em zero ponto neste teste.

No impacto lateral obteve proteção adequada a boa para o adulto; porém, a estrutura teve uma alta intrusão durante a colisão.

No teste de impacto lateral de poste obteve zero ponto, pois não pôde ser realizado porque o modelo não oferece proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.

O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção pobre. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis.

A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre e obteve zero ponto porque a GWM se recusou a recomendar os Sistemas de Retenção Infantil (SRIs) para os testes e, além disso, vem com um cinto de dois pontos padrão na posição central do banco traseiro.

A proteção para pedestres em geral foi pobre a fraca para a cabeça, boa para a coxa e fraca a adequada para a perna inferior.

O veículo não tem Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis ​​das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita anteriormente, mitigar ou eventualmente impedir o contato com pedestres.

Dos Sistemas de Assistência à Segurança obteve zero ponto, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes ou Aviso de Cinto de Segurança (SBR).

O Latin NCAP sempre contata todos os fabricantes antes de realizar os testes, convidando-os a participar deles para os fabricantes se envolverem no processo.

O Latin NCAP informou ao GWM sobre o teste do Wingle 5, mas o fabricante não respondeu nem tentou entrar em contato com o Latin NCAP .

A partir de 2020, todos os veículos avaliados são testados quanto à segurança passiva de pedestres, o que significa que a frente do veículo sofre impactos repetidos.

Após cada teste, todas as partes frontais são substituídas por novas, o que implica a necessidade de um grande número de partes frontais de reposição.

Ao contrário dos demais veículos avaliados pelo Latin NCAP na proteção de pedestres, o Latin NCAP levou mais de sete meses para obter todas as peças do Kia Sportage, que tinha sido planejado para publicar o resultado bem antes durante o ano.

Dois motivos potenciais podem explicar este atraso incomum na obtenção das peças, uma possível com base na ação ativa do fabricante do veículo para atrasar os resultados, e a segunda que simplesmente o sistema de peças de reposição da Kia é ineficiente, lento e manteria o consumidor esperando meses por uma peça original. Ambos os cenários não são bons para os consumidores.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“É muito decepcionante que um grupo de fabricantes de veículos tão importantes como Hyundai-Kia ofereça um desempenho de segurança tão baixo para equipamentos de segurança padrão para consumidores latino-americanos. Os consumidores dos mercados de economias maduras obtêm deste mesmo fabricante segurança de ponta nos mesmos modelos e, muitas vezes, a preços mais baixos do que na América Latina. A partir de testes recentes de modelos Hyundai-Kia como o Picanto, HB20, Accent, Tucson e Sportage, parece que independente da faixa de preço, há certa visão do grupo para os consumidores latino-americanos. A vida de um latino-americano não parece ser tão valiosa e importante quanto a de um coreano, americano, japonês, europeu ou australiano. Nós merecemos os mesmos níveis básicos de segurança sem ter que pagar mais por eles. Apoiamos esta ação e pedimos ações urgentes para nivelar o padrão básico de segurança na América Latina para coincidir com as melhores práticas globais. O Wingle 5 é uma picape muito popular, usada principalmente para fins de trabalho e muito popular entre frotas. A GWM tem produtos de segurança básica de bom desempenho disponíveis na Austrália e no Reino Unido que devem ser o padrão de referência para a América Latina. O Latin NCAP acredita que as informações ao consumidor conhecidas como rotulagem de segurança do veículo podem ajudar a melhorar drástica e rapidamente o nível de segurança dos veículos como resultado de uma ação voluntária”.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:

“Estamos indignados com o fato de a Kia estar comercializando carros em nossa região com desempenho de segurança tão ruim em suas versões básicas. Após a avaliação do Rio Sedan e do Picanto, o resultado desastroso do Kia Sportage revela que a segurança básica aplicada aos modelos comercializados na América Latina é insuficiente para proteger adequadamente a população latino-americana. Esse recurso no equipamento de segurança parece ser uma decisão corporativa compartilhada pela Hyundai ao nos mostrar um resultado muito ruim com o Novo Accent. Graças ao programa Latin NCAP, é possível rastrear o desempenho geral de segurança dos veículos de uma marca. Resta saber se o péssimo resultado do Wingle 5 de 0 estrela é uma decisão corporativa aplicável a todos os seus modelos ou se eles decidiram apenas discriminar os consumidores latino-americanos com este modelo. Não é muito caro para as marcas melhorar a segurança; porém, pode custar a vida dos consumidores ou a perda de um ente querido. Exigimos carros mais seguros para nossa região, exigimos que Hyundai, Kia e GW forneçam a mesma segurança básica que em países com economias maduras sem ter que pagar mais por isso”.

Kia Sportage (dois airbags) – O Sportage foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres.

No impacto frontal, o modelo apresentou comportamento estrutural estável e boa proteção. O teste de impacto lateral mostrou boa proteção.

O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o pescoço. O veículo não possui airbags de cortina padrão como em outros mercados.

O carro oferece proteção dinâmica total para ambas as crianças, mas a decisão de não recomendar o sistema de retenção infantil (SRI) para os testes levou a pontuação dinâmica a zero.

A proteção de pedestres em segurança passiva é adequada e não é compensada pela presença de AEB Usuários Vulneráveis ​​das Estradas (VRU) com bom desempenho.

Da Assistência à Segurança, pontos foram obtidos apenas para o Aviso de Cinto de Segurança (SBR), uma vez que o ESC não é padrão neste modelo.

O ESC, SAS, SBR para os assentos traseiros e tecnologias como AEB, Detecção de Ponto Cego com as taxas de ajuste corretas ajudariam a melhorar a pontuação de Proteção de Ocupante Adulto.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil