Mercedes-Benz

Stellantis e BMW entre os melhores motores de 2022

Em uma concorrida festa, restrita para poucos convidados e com todos os cuidados e protocolos em função da pandemia de Covid-19, a Revista AutoEsporte anunciou os vencedores do Prêmio Carro do Ano 2022.

Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, integra o corpo de jurados do motor do ano nas categorias até 2.0 litros e acima de 2.0 litros.

Confira no vídeo abaixo os vencedores dos motores e também o Carro do Ano 2022.

O premiado motor turbo de três cilindros e 130 cavalos é oferecido no Fiat Pulse. Entre as tecnologias, estão injeção direta de combustível, válvula de alívio eletrônica e o sistema MultiAir III, que controla o momento e o ângulo de abertura das válvulas. Ele também é o 1.0 mais potente do país.

O motor 1.0 turbo da Stellantis é associado ao câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas virtuais.

Em uma categoria dominada por motores 1.0 turbo, o propulsor da Stellantis superou outros dois finalistas da mesma capacidade cúbica: da Caoa Chery e da Kia.

O 3.0 biturbo da BMW foi eleito o melhor motor da categoria acima de 2.0 no prêmio Carro do Ano 2022. O propulsor do novo M3 concorreu com o 5.7 V8 da Ram 1500 e o 4.0 boxer do Porsche 911 GT3.

O motor equipa a versão Competition (R$ 795.950), desenvolvendo 510 cv de potência a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque a 2.750 rpm. O câmbio do sedã esportivo é automático de oito velocidades.

O BMW M3 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, segundo a fabricante, e chegar até a velocidade máxima de 290 km/h. Segundo o Inmetro, o consumo é de 7,2 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Jurados

Motor do ano
Cássio Hervé – Oficina Brasil
Cléber Willian Gomes – professor da FEI
Erwin Franieck – conselheiro da SAE Brasil
Marcelo Alves – professor da Escola Politécnica/USP
Márcio Murta – Alta RPM
Paulo Consonni – gerente executivo da AEA
Rubens Venosa – consultor da Autoesporte
Tarcísio Dias – Mecânica Online

Todas as categorias + Motor do ano
André Paixão – Autoesporte
André Schaun – Autoesporte
Boris Feldman – Autopapo (MG)
Eduardo Sodré – Folha de S.Paulo
Fábio Trindade – Motor 1
Fernando Calmon – Alta Roda (SP)
Jason Vogel – TV Autoesporte
Marcus Vinicius Gasques – Autoesporte
Raphael Panaro – Autoesporte
Rodrigo Ribeiro – Autoesporte
Thais Villaça – Autoesporte
Ulisses Cavalcante – Autoesporte

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Mercedes-Benz

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação