Alguns desses sintomas aumentam de intensidade de acordo com a gravidade do problema; outros não mudam e podem até ser intermitentes, aparecem de vez em quando. Mas o fato é que todos eles precisam de atenção e verificação — a falta de revisão pode causar dor de cabeça em algum momento.
Ao dirigir um carro diariamente, precisamos estar atentos aos sinais do veículo. Se algo de errado estiver acontecendo durante a direção, muitas vezes o alerta começa pelo painel.
É importante o usuário criar uma cultura de observar o comportamento do seu veículo, não somente ligar as chaves e sair dirigindo até o seu destino final, sem se preocupar com mais nada. O carro precisa da manutenção preventiva e também da atenção durante o uso.
No seu percurso nenhum motorista está livre de passar por um buraco ou bater a roda no acostamento (meio-fio), e isso pode causar danos a alguns dos sistemas. Por isso, se algo inesperado que esteja fora do padrão acontecer, não pode ser desconsiderado.
Diante deste contexto, você sabe quais são os sinais que o seu veículo dá quando está em uso? Você sabe reconhecer possíveis problemas que estão sendo apresentados? Você está preparado para entender esses sinais?
Vamos mostrar alguns dos sinais mais comuns quando o veículo está apresentando problemas e como resolvê-los. Vamos lá?
Como já relatamos nenhum motorista está livre de ser surpreendido por problemas mecânicos no carro, mas é importante alertar que, antes de estragar, alguns sinais são dados e os condutores terão que interpretá-los para realizar os devidos reparos.
Para ajudar você a entender melhor o que pode estar acontecendo, separamos os 6 principais sinais mais comuns que um veículo pode apresentar. Confira!
Volante tremendo – Com o veiculo em movimento em certa velocidade seja em baixa ou alta, se começar a tremer o volante do carro a sensação que causa não é nada agradável, por isso não pode ser normal. Para este sintoma recomenda-se inicialmente verificar os pneus, quanto aos seus desgastes no estado de uso, outro ponto fundamental é o balanceamento das rodas e os discos de freio.
É necessário fazer uma revisão completa do sistema de direção para identificar a falha e corrigir o mais rápido possível para evitar acidentes.
Direção puxando para um dos lados – Quando o motorista cai em um buraco ou bate em um meio-fio, por exemplo, a geometria angular de alinhamento da direção pode ficar comprometida, por isso que a direção vai forçando para a esquerda ou para a direita.
O alinhamento de direção necessita estar sempre correto para que a direção trabalhe de forma eficiente.
Outro ponto de atenção para o motorista é quanto à calibragem periódica dos pneus. A melhor forma de evitar problemas é com a manutenção periódica do veículo.
Motor falhando – Se o motorista percebe que o carro perde força ou começa a falhar durante a direção, isso indica um mau funcionamento do motor.
Esse problema pode ser causado pelo uso de combustível adulterado ou então por problemas no sistema de injeção eletrônica com possíveis falhas necessitando que um diagnóstico no sistema.
Neste caso é fundamental levar o carro até uma oficina mecânica de confiança para verificar se algum componente foi afetado pelo uso de algum combustível de má qualidade e, assim, corrigir o problema o mais cedo possível.
Luz de óleo acendendo no painel – O painel do carro é um termômetro para tudo que está acontecendo na parte mecânica e elétrica do veículo.
Se a luz de óleo acender, é preciso ficar atento, pois o motor do carro pode estar se comprometendo e pode vim a fundir com algum aquecimento acima do normal. O ideal é parar o veículo e esperar que o motor esfrie. Recomenda-se chamar um mecânico especialista para fazer as analises necessária, a fim de evitar algum prejuízo.
É importante sempre verificar periodicamente o nível do óleo, o que pode indicar um vazamento, danos na bomba ou algum tipo de entupimento no sistema de lubrificação do veiculo.
Barulhos ao passar por lombadas e buracos – Mesmo passando em obstáculos com uma velocidade baixa você escuta um rangido? Esse é um sinal clássico de que a suspensão está com problemas.
Para corrigir, é preciso verificar as buchas das bandejas, pivôs, as molas e os amortecedores.
Se essas peças estiverem danificadas, o uso prolongado pode acarretar em desgastes do sistema completo e gerar prejuízos maiores ao motorista. Para evitar problemas, faça sempre à manutenção preventiva.
Mau cheiro do ar condicionado – Com a regularidade com que o brasileiro utiliza o ar-condicionado, principalmente em cidades mais quentes, é comum um mau-cheiro invadir o interior do carro depois de algum tempo de uso — este odor desaparece após alguns segundos, assim que os ocupantes “se acostumam”.
Na grande maioria o maior causador do odor pode ser o acúmulo de pó nos dutos internos de ventilação ou a saturação do filtro de cabine (anti-pólen), que tem função de filtrar impurezas do ar captado pelo veículo.
O recomendável será a troca do filtro e fazer isso em toda revisão realizada na concessionária, pois seu custo de substituição é relativamente baixo.
Por isso, ao perceber qualquer dos sintomas acima descritos, busque uma oficina especializada para verificar todos os componentes que possam estar gerando falhas de funcionamento.
E não esqueça, aprenda escutar seu carro, ele agradece!