sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Credencial para maiores de 60 anos pararem em vaga preferencial já pode ser emitida pelo celular

"Essa é mais uma funcionalidade disponível pela CDT, que tem essa proposta de se tornar um grande leque de serviços, oferecendo a cada dia mais facilidades aos usuários", afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) ganhou uma nova funcionalidade. Já é possível aos condutores emitir a credencial de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos por meio do aplicativo: basta que o órgão local de trânsito tenha aderido ao serviço e o condutor, o app da CDT instalado em seu celular.

- Publicidade -

Antes, a emissão só estava disponível pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou presencialmente no órgão de trânsito da cidade do motorista. Atualmente, 102 órgãos de 17 estados já aderiram ao serviço – a lista completa pode ser conferida aqui.

A obtenção da credencial por meio da CDT busca reduzir a burocracia relacionada aos serviços de trânsito no país, de modo a melhor atender a população. “Essa é mais uma funcionalidade disponível pela CDT, que tem essa proposta de se tornar um grande leque de serviços, oferecendo a cada dia mais facilidades aos usuários”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

A Senatran está trabalhando para que as pessoas que não estão no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), ou seja, não são condutores de veículos automotores, possam também solicitar sua credencial de estacionamento de idoso de forma digital: pelo app da CDT e no portal Senatran.

Com isso, idosos não habilitados podem usar a credencial quando estiverem a bordo de veículos de terceiros: hoje, a permissão só é dada se o interessado for até o órgão de trânsito local.

- Publicidade -

Como funciona? Intuitivo e fácil de usar, a CDT permite que os usuários possam obter o benefício de forma rápida e segura. Todas as validações são feitas pelo aplicativo, o que simplifica o processo de aprovação. Após a liberação da credencial, é só imprimir e fixá-la no painel do veículo.

A credencial de estacionamento é um documento obrigatório para uso de vagas especiais, destinadas tanto a condutores maiores de 60 anos quanto a pessoas com deficiência física. Tais vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

Ao estacionar em vagas reservadas, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para efeito de fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.

“Com essa atualização, a CDT não apenas simplifica o processo de obtenção da credencial de estacionamento, mas também elimina a necessidade de idas aos órgãos de trânsito, economizando tempo e esforço para nossos cidadãos mais experientes”, afirma o diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim. “A inovação reflete o compromisso contínuo da Carteira Digital de Trânsito em melhorar a vida dos cidadãos por meio de soluções tecnológicas inteligentes”, completou.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança