O Mecânica Online® não só realiza o lançamento, como também mostra todos os detalhes da nova picape da Ford que chega ao mercado brasileiro.
Tivemos a oportunidade de avaliar esse lançamento ainda antes da apresentação e preparamos um rico material para tirar suas dúvidas, principalmente para quem precisa de uma picape, mas com dirigibilidade de um SUV.
A Maverick Lariat FX4 chega em versão única, sendo a primeira de muitas novidades que a Ford vai trazer para o mercado brasileiro em 2022.
A picape Maverick é um veículo que tem como objetivo atender o consumidor que busca as vantagens de uma picape com o conforto, tecnologia e dirigibilidade de um SUV. Será que é possível?
Importada do México, o modelo recebeu desenvolvimento local, da engenharia brasileira, com suspensão adequada para nossa realidade.
O combustível é gasolina, mas também recebeu atenção da engenharia da Ford para a presença do etanol. Atualizada com o que já de mais moderno em conectividade, a Maverick possui modem embarcado e combina o perfil de picape com a agilidade de um modelo esportivo. Mais para frente você vai entender o motivo!
O pacote FX4 para o mercado brasileiro carrega mais esportividade e robustez.
Muitas pessoas pensam logo na comparação com a Fiat Toro. A altura é equivalente de uma picape intermediária, com caçamba e comprimento bem maior.
De frente não há como negar, o design da Maverick, que combina forma e função, passa o ar de “invocado”, como um veículo que foi rebaixado de fábrica para demonstrar mais esportividade e robustez.
Na frente temos ganchos para reboque e os faróis em C e na parte inferior o DRL. A grade possui função aerodinâmica ativa.
Na lateral o centro de gravidade é mais baixo, ou seja, a linha de cintura é mais baixa, facilitando o acesso ao veículo, inclusive na caçamba. Os retrovisores possuem piscas integrados e a temos rodas de 17 polegadas esportivas e com estilo off-road.
Na traseira temos uma barra que liga as lanternas e o logo central. Na linha central temos o engate para reboque e placa foi deslocada para a direita.
Quando pensamos numa picape é importante observar suas capacidades. Temos 617 kg e 943 litros de volume na caçamba, enquanto a capacidade de reboque é de 499 kg – inclusive há um modo de condução próprio quando do uso do reboque.
A tampa suporta até 150 kg de carga e pode ter até três posições, aberta, fechada ou intermediária. Ganchos de amarração, abridor de garrafa e compartimento que inclusive vêm preparado para instalação elétrica estão presentes na caçamba, revelando a versatilidade do modelo.
Facilidades também na hora de acessar o veículo com o acesso inteligente e partida sem chave, e ainda tem o teclado para entrada sem precisar pegar na chave, que pode até ficar no interior do modelo.
O espaço interno é bem generoso, veja nessa tabela as dimensões.
O ar condicionado dual zone, ou seja, é possível ajustar uma temperatura para o motorista e outra para o passageiro.
Por dentro o interior carrega simplicidade com funcionalidades que surpreendem pela combinação de materiais. É visível o cuidado e qualidade no acabamento dos bancos, com ajuste elétrico para o motorista e manual para o passageiro.
O volante possui ajuste de altura e profundidade. O apoia braço central comporta nicho para guardar trecos e todos os comandos são eletrônicos. O câmbio possui seletor rotativo da transmissão automática de 8 velocidades com uma ótima sintonia entre motor e transmissão, sem trancos, sem delay. Inclusive tem o modo LOW, que mantém a marcha reduzida por mais tempo, faz o trabalho do freio motor de forma segura.
Temos o freio de mão elétrico. Seletor de modos de direção com cinco opções: lama/terra, areia, normal, rebocar e escorregadio. Há opção do controle de tração e auto-hold, função que quando está no trânsito, parou no semáforo e pé no freio por dois segundos, ela mantém o veículo parado. Só acelerar e seguir.
O modelo também conta com start-stop e controle automático de descida.
O volante é multifuncional e o painel de instrumentos possui tela digital de 6,5 polegadas, comando de abertura da janela traseira, portas USB tipo A e C, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple carplay e o Ford Pass Connect com várias funções, confira esse resumo abaixo:
O entre eixo generoso garante o bom espaço interno principalmente para quem vai no banco de trás. Temos descansa braço na parte central e duas portas USB bem próximas. Uma curiosidade é que o puxador é dividido para comportar uma garrafa maior e lateralmente é possível, até mesmo, colocar uma bicicleta.
Abaixo do banco traseiro não tem o tanque de combustível e sim espaço de 73 litros para armazenamento, com abertura de 90 graus, revestimento plástico, de fácil limpeza.
Apesar do lançamento ser agora, a Ford já oferece 18 acessórios junto com o lançamento da Maverick.
Quando o assunto é Mecânica Online tivemos a validação da motorização 2.0 turbo com injeção direta, que possui bloco, cabeçote e pistões em alumínio, para o mercado brasileiro.
O motor produz um torque de 38,7 kgfm @3000 rpm e potência de 253 cv @5.500 rpm.
Quando falamos que a Ford está oferecendo uma picape para quem procura um SUV, observe bem o tempo necessário para sair da inércia (parado) e chegar aos 100 km/h: 7,2 segundos. A picape possui o peso de 2.361 kg.
Quando o assunto é eficiência energética, conforme o INMETRO, 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. A suspensão ficou muito bem ajustada para a picape com ou sem carga.
No aspecto da segurança o veículo é bem completo. O veículo faz a parada total quando identifica um obstáculo até 50 km/h. Acima dessa velocidade vai mitigar para reduzir as consequências do acidente.
A Maverick possui três anos de garantia, tem farol alto automático, câmera de ré, mas falta o alerta sonoro, tanto na traseira, quanto na dianteira, que você pode instalar na concessionária. O preço de lançamento em fevereiro de 2022 é de R$ 239.990 considerando a cidade de Brasília. Esse valor pode variar conforme a tributação estadual.
Ford Maverick Lariat FX4 2022
• Motor 2.0 Turbo EcoBoost – potência: 253 cv; torque: 38,7 kgfm
• Transmissão automática de oito velocidades
• Tração integral AWD
• Aceleração 0 a 100 km/h: 7,2 s
• Velocidade máxima: 175 km/h
• Consumo: 8,8 km/l na cidade; 11,1 km/l na estrada
• Suspensão dianteira independente Twin-I-Beam e traseira Multilink
• Direção elétrica
• Controle eletrônico de estabilidade e tração, controle automático em descida e assistente de partida em rampa
• Freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e sistema auto hold
• Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, alerta de colisão frontal, sistema de assistência de frenagem e freio automático após impacto
• 5 modos de condução selecionáveis: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Reboque/Transporte
• Piloto automático
• Sistema Auto Start/Stop
• 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista)
Itens externos
• Rodas de liga leve de 17″, pneus 225/65 R17 All Terrain e estepe full-size
• Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução diurna
• Adesivos esportivos FX4
• Travas elétricas das portas e da caçamba
• Retrovisores elétricos com repetidor de seta
• Pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote
• Caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas
Itens internos
• Ar-condicionado automático digital de duas zonas
• Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power)
• Abertura das portas por código sem chave (Keypad)
• Volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
• Bancos com revestimento premium ActiveX, bolsos, porta-revistas, ajuste elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de 6 posições para o passageiro
• Bagageiro sob o banco traseiro
• Câmera de ré
• Vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque
• Vidro elétrico da caçamba
• Painel de instrumentos com tela colorida de 6,5″
• Seletor de marchas rotativo (E-Shifter)
• Para-brisa acústico
• Console central com porta-objetos e descansa-braço
• Tomada de 12 V na traseira
Multimídia
• Sistema Sync com tela touch-screen de 8″
• Compatível com Android Auto e Apple CarPlay
• Comandos de áudio e voz no volante
• Bluetooth; Rádio AM/FM; 6 alto-falantes
• 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras)
Conectividade FordPass
• Status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro)
• Travamento e destravamento remoto
• Partida remota com acionamento do ar-condicionado
• Partida remota agendada
• Sistema de localização do veículo
• Alerta de acionamento do alarme
• Alertas de funcionamento do veículo
Segurança
• Monitoramento de pressão dos pneus
• Alarme perimétrico com imobilizador
• Cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente; ganchos Isofix; 3 alças de segurança dianteira e traseiras
• Protetor inferior de metal
Acessórios
• Capota rígida elétrica
• Capota rígida manual
• Capota marítima
• Santantônio
• Sensor de estacionamento
• Ponteira de engate
• Chicote elétrico do engate
• Assistente de descida da tampa da caçamba
• Suporte para bicicleta
• Extensor/divisor de caçamba
• Caixa organizadora lado esquerdo
• Caixa organizadora lado direito
• Estribos
• Alargador de paralama
• Entrada de ar do capô
• Aerofólio da cabine
• Aerofólio da porta traseira
• Acabamento da porta traseira
Medidas
Comprimento: ……………………… 5.073 mm
Largura: ………………………………. 2.134 mm
Altura: …………………………………. 1.733 mm
Distância entre-eixos:……………. 3.076 mm
Vão livre do solo: …………………. 218 mm
Capacidades
Peso bruto total: …………………… 2.361 kg
Caçamba: ……………………………. 617 kg ou 943 litros
Capacidade de reboque: ……….. 499 kg
Tanque de combustível: ………… 67 litros
Imersão: ……………………………… 450 mm