quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Novo design da cabine de pintura da Dürr leva sustentabilidade ao chão de fábrica

EcoProBooth: Flexibilidade e eficiência energética lado a lado

A EcoProBooth abre novas perspectivas na tecnologia de cabines de pintura para fabricantes de automóveis.

Com seu conceito de box modular, linhas independentes e a combinação de pintura interna e externa em um único box, a EcoProBooth proporciona um nível de escalabilidade e flexibilidade até então possível apenas nas séries produzidas em pequena escala.

- Publicidade -

No entanto, essa não é a única forma de atender aos requisitos essenciais para a produção futura. Com seu novo conceito de cabine, a Dürr também enfrenta uma questão crucial – a eficiência energética.

Comparado aos conceitos das linhas atuais com separação a seco, a EcoProBooth promete diminuir o consumo de energia em cerca de 40% e reduzir as emissões de carbono.

Para os diversos sistemas atuais que continuarão em operação com separação por água, a economia aumentará em 75%.

- Publicidade -

Os boxes da EcoProBooth podem transformar linhas de pintura individuais em um ambiente de pintura eficiente e flexível.

O exemplo de um processo sem primer ilustra isso com clareza. Nesse caso, um processo integrado de pintura (IPP) para 60 veículos por hora (oito áreas para a camada básica e seis áreas para o verniz, geralmente divididas em duas linhas fixas, cada uma com 30 veículos por hora) tornam-se cinco linhas paralelas de EcoProBooth.

Cada linha conta com uma posição para todas as aplicações da camada básica e outra para todas as aplicações do verniz.

- Publicidade -

Quatorze áreas se transformam em dez boxes. Cada linha pode ser controlada de modo individual, podendo ser ativada ou desativada conforme a necessidade.

Escalabilidade para eficiência do sistema – A maior eficiência também é garantida pela distribuição correta das carrocerias nos boxes EcoProBooth.

Perder tempo devido aos diferentes objetivos da pintura, como metálica ou sólida, ou aos diferentes tipos de carroceria, se tornaram coisa do passado.

O maior objetivo da pintura não determina mais o ciclo, já que o tamanho da cabine permite pintar todos os tipos de carros de passeio padrão – de compactos a SUVs.

O tamanho e o design do box são padronizados. Isso significa que são possíveis conversões e ampliações de maneira simples sem afetar a produção em outras seções do box.

Sistema integrado para aumentar a disponibilidade – Os robôs de pintura cuidam da pintura interna e externa em um único box, utilizando a tecnologia de aplicação coordenada de maneira otimizada para a carroceria em questão.

O novo atomizador universal EcoBell4 Pro Ux atende aos mais altos padrões de qualidade de pintura e assegura que apenas quatro robôs de pintura sejam necessários por box.

A integração de todas as tarefas de pintura em um único box elimina o tempo necessário de transporte das carrocerias – quando os robôs ficam inativos – entre as etapas do processo de pintura interna e externa.

Outro fator que contribui para o funcionamento ininterrupto do sistema são os compartimentos de serviço situados nos cantos da cabine, que contam com um fluxo contínuo de ar fresco.

Os colaboradores podem acessá-los com segurança sem o uso de respiradores para limpar ou fazer pequenas tarefas de manutenção em atomizadores e ferramentas enquanto a pintura acontece.

Ao mesmo tempo, a quantidade de limpeza necessária pode ser adaptada ao grau de contaminação do respectivo componente utilizando o software DXQ da Dürr.

Baixo consumo de energia graças à máxima porcentagem de recirculação do ar – O conceito modular de alta eficiência permitiu à Dürr diminuir a área da cabine.

No exemplo citado, a vazão volumétrica do ar do processo é cerca de 20% menor. O conceito modular minimiza o consumo de energia e diminui as emissões de carbono e os custos operacionais.

A EcoProBooth tem uma alta vazão de ar recirculado graças à baixa necessidade de energia, com uma proporção de ar recirculado para ar fresco de 95:5.

Isso significa que o ar do processo é complementado com 5% de ar fresco, extraído diretamente da sala limpa, sem nenhum outro sistema de fornecimento de ar.

O box também conta com separação do excesso de tinta com a última geração do EcoDryScrubber. Assim que as partículas de tinta são retiradas do ar, elas são recondicionadas em uma unidade de recirculação de ar destinada diretamente à cabine de pintura, diminuindo o consumo de energia e os custos.

O novo EcoDryScrubber é capaz de purificar um volume de ar quase duas vezes maior que os modelos anteriores, com apenas um estágio de filtragem por módulo.

O design ultracompacto do estágio de filtragem se integra perfeitamente ao conceito do box.

Em comparação com um sistema tradicional de separação a seco, a Dürr diminui a energia necessária em 40%. Em uma linha de pintura com separação por água, isso aumenta para 75%.

Investimento sustentável para qualquer eventualidade – Além da eficiência e flexibilidade, a sustentabilidade é um fator de competitividade cada vez mais importante na indústria.

Com o novo layout de seu sistema, a Dürr criou as condições ideais para a fabricação com base nas necessidades e o uso eficiente de recursos.

As reduções significativas na vazão volumétrica do ar do processo e a alta taxa de recirculação mantêm o consumo de energia e as emissões de carbono o mais baixos possível. Ao mesmo tempo, o layout inteligente do box reduz o consumo de material, diminuindo as perdas durante as mudanças de cor.

A subdivisão da linha em seções menores permite ainda a distribuição inteligente dos pedidos de pintura a fim de minimizar as mudanças de cor, economizando tinta, agente de enxágue e diminuindo custos e emissões de VOC.

Seja para fabricantes de alto volume ou recém-chegados na área de mobilidade elétrica, seja para desenvolver um novo sistema ou adaptar a um já existente, EcoProBooth é um investimento no futuro da pintura.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn