segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

Veja primeiras impressões com o Honda New City Hatchback

Desde o início desse mês já é possível reservar o New City Hatch nas concessionárias da Honda. São duas versões e com preço acima dos R$ 100 mil. Será que o sucessor do Fit tem as qualidades para surpreender o consumidor?

O novo Honda City Touring Hatch 2022 chega com uma construção e acabamento semelhantes ao seu irmão sedan, que inclusive já avaliamos aqui no Mecânica Online, mas com carroceria mais curta e porte de um hatch compacto com acabamento premium.

- Publicidade -

Ele apresenta a maior relação entre comprimento e largura e o maior entre eixos dentre todos os hatches compactos em nosso mercado.

A versatilidade e espaço interno continuam em destaque através do Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização, que permite acomodar objetos de diferentes dimensões.

No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição, que já era considerado um ícone de volume de cabine.

- Publicidade -

O hatchback é 20 cm mais curto que o sedã apenas, além de 2 cm mais alto. São 4,34 metros de comprimento e 1,49 m de altura. Entre eixos de 2,60 e a largura de 1,74 m foi mantida. Essas medidas o colocam entre o Cruze Sport6 e o Onix em tamanho.

Quando o assunto é Mecânica Online® não há mudanças em relação ao sedã: segue o motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm de torque. Sendo 10 kg mais pesado que o sedã (1.177 kg), os números de consumo mudam pouco.

O City Hatchback faz 13,3 km/l na cidade com gasolina e 9,1 km/l com etanol. Na estrada são 14,8 km/l e 10,5 km/l, respectivamente.

- Publicidade -

O New City Hatchback e o New City sedã são os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda SENSING, um completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução que possui cinco funções, disponível apenas na versão Touring, como controle de cruzeiro adaptativo, que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
O sistema de frenagem para mitigação de colisão — que aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes;
Sistema de assistência de permanência em faixa, que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
Sistema para mitigação de evasão de pista, que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
E ajuste automático de farol, consiste na comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além do Honda SENSING (disponível na versão Touring), o New City Hatchback traz diversos outros itens de segurança em todas as versões. Confira aqui todos os detalhes.

O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.

A versão de entrada EXL do novo City Hatchback EXL custa R$ 114.200 e replica o que é feito no sedã, com o adicional do sistema Magic Seat herdado do Fit.

Ele conta com chave presencial, ar-condicionado digital, retrovisores com rebatimento elétrico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor e câmera de ré, bancos revestidos em couro e painel digital de 7 polegadas.

Já a versão que avaliamos, a Touring, custa R$ 122.600 e apresenta faróis full-LED, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, retrovisor fotocrômico e partida remota.

Diferentemente do novo Honda City sedã, o hatch não tem a versão de entrada EX que sai por R$ 108.300 no sedã.

O hatch é um pouco mais barato que o sedã. Pelo porta-malas menor e o visual mais esportivo, a versão EXL é R$ 500 mais barata e a Touring sai por R$ 1.500 a menos.

Resumindo, o New City Hatch na questão de segurança é bem superior aos seus rivais de categoria Polo Highline e Peugeot 208, pois conta com 6 airbags, acc, assistente de faixa e frenagem de emergência.
Mesmo com o porta-malas entregando um tamanho não tão grande com seus 268 litros, é o único que conta com sistema magic seat onde você consegue rebater o banco da segunda fileira tornando o espaço de bagagem muito maior.

Na ponta do lápis, como ele tem um preço sugerido de 122 mil reais, acaba entrando no radar de quem quer comprar o Jeep Renegade Sport 2022 e até mesmo o Volkswagen Nivus, pois seus rivais diretos Onix Premier, 208 2022 e Polo Highline não entregam o nível de equipamentos do City e custam menos.

Ah, e quanto ao Honda Fit, à evolução do Novo City é visível. O modelo mantém a versatilidade e ganha muitos recursos em tecnologia, principalmente no aspecto da segurança. Fico feliz pela atualização que Honda inicia para seus modelos no mercado brasileiro, já era hora.

Entre as oportunidades de evolução, o New City poderia disponibilizar sensor de chuva, melhoria no funcionamento do ACC e até mesmo o teto solar, considerando que a versão hatch carrega esportividade, jovialidade e também em função do preço em relação aos concorrentes. As rodas de 17 polegadas também seriam bem-vindas.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Câmbio
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x benefícios

Resumo

O modelo mantém a versatilidade e ganha muitos recursos em tecnologia, principalmente no aspecto da segurança. Fico feliz pela atualização que a Honda inicia para seus modelos no mercado brasileiro, já era hora.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno
O modelo mantém a versatilidade e ganha muitos recursos em tecnologia, principalmente no aspecto da segurança. Fico feliz pela atualização que a Honda inicia para seus modelos no mercado brasileiro, já era hora.Veja primeiras impressões com o Honda New City Hatchback