sexta-feira, 26 julho , 2024
28 C
Recife

Com vendas em alta, picapes ainda têm espaço para mais novidades e renovações

Por Lucia Camargo Nunes* – Não é só o segmento de picapes médias que está em pleno aquecimento, com aguardadas renovações. Semana passada, duas montadoras anteciparam novidades do segmento de picapes compactas, hoje dominado por Fiat Toro e recebendo as primeiras unidades da Ford Maverick.

A General Motors antecipou em um vídeo, o desenvolvimento da nova picape Montana, que será produzida na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A ideia é criar expectativa, já que o modelo, derivado da mesma plataforma de Onix e Tracker, só chega às lojas em 2023.

- Publicidade -

A montadora anunciou seu projeto em maio de 2021, mas nunca confirmou uma data. Mesmo assim, ela era esperada para 2022.

No vídeo, o presidente Santiago Chamorro afirma que a picape surpreenderá pelo seu porte, diversas inovações e design inteligente. “A cabine aproveita melhor o espaço interno para oferecer mais conforto aos ocupantes e a caçamba estreará tecnologias que proporcionam maior versatilidade.”

Oroch chega em abril – No dia seguinte, foi a vez da Renault dar seu spoiler, com as primeiras imagens oficiais da nova Oroch, que receberá facelift e chega às lojas ainda este mês. A picape compacta é produzida em São José dos Pinhais (PR).

- Publicidade -

“O modelo, que estabeleceu um novo segmento dentro do universo de picapes, chegará ao mercado em 12 de abril trazendo design renovado que reforça a sua robustez”, informa a montadora.

As mudanças acontecem em para-choque, grade, faróis e lanternas, além de novos conteúdos e acabamento renovado. O que se espera também é que venha com motor mais moderno, o mesmo de Captur e Duster, o turbo 1.3 de 170 cv acoplado ao câmbio CVT em versão mais cara.

Como chega antes de Montana, a Oroch tem chance de crescer no mercado e até aumentar um pouco suas vendas, hoje em torno de 1 mil unidades mensais, ainda no vácuo da Toro, que emplaca em torno de 6 mil unidades por mês.

- Publicidade -

Mais cara e sofisticada, a Ford Maverick come pelas bordas. Por R$ 235.190, com motor de 253 cv e tração 4×4, representa um modelo de nicho, que pode incomodar mais as picapes médias do que a própria Toro, já que essa se diferencia pelo motor turbodiesel em suas versões mais sofisticadas e custa bem menos.

Novidades também entre as médias – No segmento de picapes médias, a Nissan lança este mês a nova Frontier. Reestilizada, terá novos para-choque, capô, grade, faróis de neblina e elementos do conjunto ótico como principais novidades estéticas.

Produzida desde 2018 em Córdoba, Argentina, aumentou suas vendas em 40% no ano passado, mas continua na quase lanterna do segmento.

Este é um mercado de concorrência acirradíssima. A Peugeot não divulgou mais informações da Landtrek, que havia sido anunciada para 2021.

Em 2023, a expectativa é pela chegada da nova Ford Ranger e Chevrolet S10, enquanto há rumores de uma picape da Hyundai e de uma nova picape da Volks, feita em parceria com a Ford.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão