sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Com vendas em alta, picapes ainda têm espaço para mais novidades e renovações

Por Lucia Camargo Nunes* – Não é só o segmento de picapes médias que está em pleno aquecimento, com aguardadas renovações. Semana passada, duas montadoras anteciparam novidades do segmento de picapes compactas, hoje dominado por Fiat Toro e recebendo as primeiras unidades da Ford Maverick.

A General Motors antecipou em um vídeo, o desenvolvimento da nova picape Montana, que será produzida na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A ideia é criar expectativa, já que o modelo, derivado da mesma plataforma de Onix e Tracker, só chega às lojas em 2023.

A montadora anunciou seu projeto em maio de 2021, mas nunca confirmou uma data. Mesmo assim, ela era esperada para 2022.

No vídeo, o presidente Santiago Chamorro afirma que a picape surpreenderá pelo seu porte, diversas inovações e design inteligente. “A cabine aproveita melhor o espaço interno para oferecer mais conforto aos ocupantes e a caçamba estreará tecnologias que proporcionam maior versatilidade.”

Oroch chega em abril – No dia seguinte, foi a vez da Renault dar seu spoiler, com as primeiras imagens oficiais da nova Oroch, que receberá facelift e chega às lojas ainda este mês. A picape compacta é produzida em São José dos Pinhais (PR).

“O modelo, que estabeleceu um novo segmento dentro do universo de picapes, chegará ao mercado em 12 de abril trazendo design renovado que reforça a sua robustez”, informa a montadora.

As mudanças acontecem em para-choque, grade, faróis e lanternas, além de novos conteúdos e acabamento renovado. O que se espera também é que venha com motor mais moderno, o mesmo de Captur e Duster, o turbo 1.3 de 170 cv acoplado ao câmbio CVT em versão mais cara.

Como chega antes de Montana, a Oroch tem chance de crescer no mercado e até aumentar um pouco suas vendas, hoje em torno de 1 mil unidades mensais, ainda no vácuo da Toro, que emplaca em torno de 6 mil unidades por mês.

Mais cara e sofisticada, a Ford Maverick come pelas bordas. Por R$ 235.190, com motor de 253 cv e tração 4×4, representa um modelo de nicho, que pode incomodar mais as picapes médias do que a própria Toro, já que essa se diferencia pelo motor turbodiesel em suas versões mais sofisticadas e custa bem menos.

Novidades também entre as médias – No segmento de picapes médias, a Nissan lança este mês a nova Frontier. Reestilizada, terá novos para-choque, capô, grade, faróis de neblina e elementos do conjunto ótico como principais novidades estéticas.

Produzida desde 2018 em Córdoba, Argentina, aumentou suas vendas em 40% no ano passado, mas continua na quase lanterna do segmento.

Este é um mercado de concorrência acirradíssima. A Peugeot não divulgou mais informações da Landtrek, que havia sido anunciada para 2021.

Em 2023, a expectativa é pela chegada da nova Ford Ranger e Chevrolet S10, enquanto há rumores de uma picape da Hyundai e de uma nova picape da Volks, feita em parceria com a Ford.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn