quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Consumidores exigem mais conectividade e segurança em seus carros

Por Lucia Camargo Nunes*

Espelhar seu celular na central multimídia do carro, usufruir da conectividade e poder entrar no veículo sem acionar a chave foram os itens mais lembrados por consumidores que desejam adquirir um carro, de acordo com uma pesquisa do Webmotors Autoinsights.

- Publicidade -

A maioria, ou 72% dos 5.480 brasileiros entrevistados, disseram ter intenção de gastar a mais por um carro desde que ele ofereça itens de conectividade em busca de comodidade e segurança.

A multimídia com espelhamento do celular aparece na preferência de 61%. O sistema keyless para abertura das portas por aproximação foi citado por 34%, seguido por wi-fi integrado (32%).
Melhor para Chevrolet, Jeep, Fiat e BMW que oferecem veículos com internet nativa.

Entre as vantagens, ter uma ótima conexão (mesmo em pontos de serra, onde sinais costumam sumir), não precisar usar os dados do próprio celular e ainda distribuir wi-fi aos passageiros.

- Publicidade -

Em contrapartida, é um serviço pago à parte – depois de um período gratuito, o proprietário precisa assinar um pacote.

Ainda assim, não há nenhuma manifestação das montadoras se esse tipo de serviço pegou no Brasil.

Estacionamento facilitado – A segurança também é uma preocupação: 63% dos consumidores disseram que os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro fazem muita diferença para eles.

- Publicidade -

Sensor crepuscular (que aciona os faróis automaticamente quando escurece ou passa por um túnel) também foi citado (por 36%).

Na lista dos “essenciais” há ainda as câmeras, enquanto ar-condicionado e alarme nem foram incluídos no levantamento porque já são considerados itens básicos.

Consumidores mais exigentes – Como se vê, os carros populares “pé-de-boi” viraram raridade no mercado. Até veículos comerciais já trazem um mínimo de conforto e segurança – alguns até por força de legislação, como airbags e ABS.

O consumidor, por sua vez, está mais antenado com as tecnologias e torna-se mais exigente. Não só isso: ele sabe que, depois, um carro sem itens que hoje já são mais procurados, pode significar uma desvalorização em sua revenda.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn