sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

3M desenvolve no Brasil sua primeira embalagem 100% plástico reciclado

Frasco é produzido a partir de material reciclado com resina pós-consumo (PCR)

A 3M do Brasil acaba de lançar sua primeira embalagem com 100% de plástico reciclado, criada a partir de polietileno reciclado com resina pós-consumo (PCR), dispensando o uso de plástico virgem derivado do petróleo, principal componente na produção de embalagens.

- Publicidade -

Atualmente, os frascos são utilizados para embalagem da linha de polimento da área automotiva da companhia no país.

Em busca de sempre inovar e criar produtos cada vez mais sustentáveis que ampliem o compromisso com a economia circular, um de seus pilares, a 3M acaba de desenvolver no Brasil sua primeira embalagem de plástico rígido 100% reciclado.

O frasco, criado e produzido no País, é o primeiro da 3M na América Latina.

Sua produção ocorre por meio de uma triagem automática de sucata de garrafas em fardos e flocos para obter resinas pós-consumo granuladas, utilizando embalagens recicláveis com registro de procedência e rastreabilidade, que validam a autenticidade das matérias primas.

- Publicidade -

Normalmente, as embalagens plásticas rígidas têm uma vida útil pequena e a maioria delas é de uso único. Além disso, 63,7% dos materiais consumíveis de polietileno são utilizados apenas uma vez.

A iniciativa ganhou ainda mais forma e impulso a partir do 1º Hackathon de Sustentabilidade na América Latina, evento interno promovido pela 3M no final de 2020.

“Antes mesmo do concurso, nossa equipe já vinha pensando nessa ideia. A nossa participação e boa classificação do projeto na competição foram os incentivos que precisávamos para tirá-lo do papel e desenvolvê-lo dentro da companhia, especialmente em uma área que demanda um número expoente de embalagens”, comenta Alessandra Bassotelli, engenheira de embalagens da 3M e líder do projeto “Embalagens 3M Moldadas por Sopro com Resina Reciclada Pós Consumo”, apresentado no Hackathon.

A embalagem teve ótimo desempenho mecânico e a performance validada por meio de testes de confiabilidade, como o de envelhecimento acelerado a quente, de acordo com a exigência da ANVISA de avaliação da vida útil na prateleira, testes de compatibilidade química, adesão do rótulo ao novo frasco e à logística da fábrica, até os pontos de venda.

A produção da embalagem contou com o engajamento da Plimax Indústria de Embalagens, que já era fornecedora da 3M e da Wise Plásticos S.A., produtora de resinas termoplásticas e perfis poliméricos fabricados a partir de materiais plásticos recicláveis.

- Publicidade -

“Nosso principal objetivo com a transformação da embalagem comum para a de 100% de plástico reciclado foi ampliar o máximo possível o uso de plásticos reciclados na 3M, promovendo a economia circular. Estamos felizes em poder comunicar esse passo importante e inédito em nossa empresa, pois reforça o compromisso 3M com a economia circular e a ciência, além da colaboração e engajamento de toda a equipe no projeto pioneiro na empresa”, completa Alessandra Bassotelli.

Compromisso Sustentável – A criação da nova embalagem vai ao encontro do compromisso assumido pela 3M no mundo, que a tornou um dos membros fundadores da Aliança Global para Energia Sustentável (Global Alliance for Sustainable Energy).

A iniciativa busca alavancar a contribuição das empresas para a descarbonização do sistema energético, alinhado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26).

Para fazer isso, as empresas-membro se concentram em quatro áreas-chave: emissões líquidas zero e pegadas de CO2; economia circular e design, direitos humanos e pegada hídrica.

Entre os compromissos da 3M estão:

  • Mudar suas operações globais para 100% de fontes renováveis até 2050;
  • Ultrapassar em 50% o uso de energia renovável em 2021 – quatro anos antes do previsto;
  • Impulsionar a eficiência energética, visando uma melhoria de 30% para vendas líquidas até 2025.
  • Os produtos com as embalagens 100% de plástico reciclado já estão disponíveis para o mercado de reparação automotiva, nas lojas parceiras da 3M em todo o Brasil.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança