sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Com foco em segurança, Princesa dos Campos renova frota com 30 novos ônibus Volvo

O Expresso Princesa dos Campos, empresa paranaense de transporte de passageiros e de encomendas, adquiriu 14 Volvo B450R+ e 16 Volvo B340R+ para operação nas suas rotas intermunicipais no Paraná.

- Publicidade -

De acordo com Gilson Barreto, CEO da companhia com sede em Ponta Grossa, a opção pelos modelos da marca envolve principalmente a segurança dos veículos.

“Os ônibus têm tecnologia de ponta, são econômicos e com alto nível de disponibilidade”, afirma.

Na Princesa dos Campos, mais de 80% dos ônibus são Volvo. Com as novas unidades, a empresa consolida uma frota de 267 veículos com idade média de seis anos. A aquisição foi por meio do Banco Volvo. O executivo da empresa destaca a parceria com a Volvo.

“Somos clientes desde que a marca chegou ao Brasil, em 1979. Uma proximidade que facilita a relação do corpo técnico da Princesa dos Campos com a Volvo. Estamos sempre atentos às tecnologias de ponta que a montadora oferece. Sem contar que essa relação de longa data facilita. O banco é muito justo. O que acertamos, eles cumprem”, ressalta Barreto.

- Publicidade -

Segurança ativa – Um dos novos modelos da Princesa dos Campos vem equipado com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca, que a Volvo apresentou em 2019 e que agrega novidades e avanços desde o lançamento.

O SSA oferece recursos como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, com radar e câmera que monitoram veículos e obstáculos à frente por meio de aviso sonoro e visual. Possui também o “Aviso de Mudança de Faixa”, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas.

Outros recursos são o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (uma barra vermelha de luzes de Led projetada no para-brisa avisa o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo); “Piloto Automático Adaptativo” (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura);

e “Assento Vibratório” (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca). “A segurança ativa ajuda muito o nosso motorista a antecipar o que está acontecendo na frente. A gente sempre trabalhou com correção. O sistema SSA permite trabalhar a prevenção”, diz o executivo da Princesa dos Campos.

“A Volvo está na vanguarda de segurança veicular. Os mais recentes recursos do nosso SSA ajudam as empresas a reduzir riscos e perdas com acidentes”, afirma Thiago Vieira, gerente regional de vendas da Volvo.

- Publicidade -

Última geração – Os novos ônibus da Princesa dos Campos são da nova geração de chassis rodoviários Volvo, lançada no final ano passado.

São para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais.

Os modelos “R+” incorporam uma nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo.

Conjugados, esses recursos garantem até 5% de economia em combustível, a depender da rota. O pacote de novidades inclui ainda um aprimorado Sistema de Segurança Ativa e novas funcionalidades do aplicativo Volvo Bus Connect.

“São produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador. Com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses.

Expresso Princesa dos Campos – O Expresso Princesa dos Campos (EPC) tem mais de 87 anos de história, uma trajetória de constantes avanços e inovações, desde o transporte de malas postais na década de 1930 até a condição de referência nacional do setor. Hoje, a companhia transporta 5 milhões de passageiros e faz 1,5 milhão de entregas por ano.

Com 1.100 colaboradores, a atuação de EPC abrange 100% dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ainda na organização, o grupo possui a operação da Cantelle, que também trabalha com encomendas e transporte de passageiros. Parte do Rio Grande do Sul e vai até a Bahia. Liga sete estados do Brasil e o Distrito Federal.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança