sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Renault abandona Russia

RENAULT GROUP ASSINA ACORDOS DE CESSÃO DE SUA SUBSIDIÁRIA RENAULT RÚSSIA E SUA PARTICIPAÇÃO NA AVTOVAZ

O Conselho de Administração do Renault Group aprovou por unanimidade a assinatura, nesta data, dos acordos para ceder 100% da participação do Renault Group na Renault Rússia para a cidade de Moscou e sua participação de 67,69% na AVTOVAZ para o NAMI (Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores).

O fechamento destas transações não depende de nenhuma condição. Todas as aprovações necessárias a estas duas transações foram obtidas.

O acordo inclui uma opção de recompra pelo Renault Group de sua participação na AVTOVAZ, que poderá ser exercida em períodos determinados no decorrer dos próximos 6 anos.

“Hoje, chegamos a uma deliberação difícil, mas necessária. Estamos tomando uma decisão responsável em relação aos nossos 45 mil funcionários na Rússia, ao mesmo tempo em que protegemos a performance do Grupo e nossa capacidade de voltar ao país no futuro, em um contexto diferente. Tenho confiança na capacidade do Renault Group de acelerar ainda mais sua transformação e superar seus objetivos de médio prazo”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

Conforme anunciado em 23 de março, uma despesa de ajuste não monetária correspondente ao valor consolidado das imobilizações intangíveis, tangíveis e patrimônio da marca (goodwill) do Grupo na Rússia deve ser registrada por ocasião do anúncio dos resultados do primeiro semestre de 2022.

Em 31 de dezembro de 2021, este item equivalia a 2.195 milhões de euros. Consequentemente, as operações russas serão desconsolidadas nas demonstrações semestrais do resultado do Renault Group em 30 de junho de 2022 e contabilizadas como operações descontinuadas pela aplicação da regra IFRS 5 da série de Normas Internacionais de Contabilidade.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn