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Pneus podem ser os vilões do alto consumo de combustível no veículo

         Com a alta absurda nos valores dos combustíveis o motorista precisa fazer a melhor autonomia possível com seu automóvel. Por isso mesmo, é preciso ficar atento aos vilões que podem contribuir para o alto consumo de combustível na utilização do veículo.

Inicialmente você precisa ter em mente que a forma como dirige contribui em tornar seu veículo mais ou menos econômico.

A condução de forma agressiva deve ser evitada, como freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Os condutores devem estar atentos à existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Com as chuvas que afetam nossas cidades é cada vez maior o aparecimento de buracos nas vias.

A manutenção do veículo é essencial para a segurança de motoristas e passageiros, aumentando a performance e segurança do veículo. Isso é básico. Os pneus mereces atenção especial e devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. O pneu sem a calibragem adequada pode provocar consumo maior de até 20%.

O rodízio dos pneus é importante para termos um desgaste uniforme e pode ser realizado a cada 8 mil km para carros e 10 mil km para caminhões e ônibus.

O excesso de peso do veículo compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais, por isso, é essencial evitar a sobrecarga.

Além dos pneus, o motorista deve realizar a manutenção preventiva de todo o veículo: amortecedores, molas, freios, rolamentos, entre outros itens.

Deve-se utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros.

Sempre utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

Periodicamente, o motorista deve observar o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o limite para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.

O pneu não deve entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, destaca que o cuidado com as condições do veículo é essencial e a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente, submetendo todos os itens de segurança a uma revisão, sempre respeitando as especificações do manual do proprietário.

Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, contribui para a segurança do veículo e evita uma redução de até 25% na quilometragem. A pressão adequada contribui para a economia de combustível, evitando que o motor seja sobrecarregado.

Importante também verificar periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados para caminhões e 10 mil km para automóveis, também contribui com a redução do uso de combustível.

O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%.

Um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estáticas quanto dinâmicas, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.

O emparelhamento, diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo de um caminhão ou ônibus também deve ser observado. O motorista deve manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneus da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida – novo com novo, reformado com reformado.

Fique esperto para manter seu veículo sempre em dia e assim, sobrar mais uma graninha no bolso, pois com as altas dos preços em todos os lados, toda e qualquer economia será sempre muito bem-vinda.

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Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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