Observar com atenção as luzes do painel de instrumentos é uma boa maneira para verificar o bom funcionamento e o desempenho geral do veículo.
Para saber o motivo das cores serem diferentes, o significado de cada símbolo e como proceder caso alguma delas acendam, a Delphi Technologies preparou uma série de dicas que podem facilitar a vida do motorista e tornar mais segura as suas viagens.
De acordo com Lucas Kozma, técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi, quando a chave de ignição é acionada no primeiro estágio, todas as luzes do painel se acendem.
“Dessa forma, podemos verificar se todas as figuras estão funcionando adequadamente”, explica.
“Após um intervalo que varia de três a dez segundos, elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes à alguns sistemas do carro”.
Cores das luzes do painel – Kozma informa que as lâmpadas do painel são classificadas pelas cores amarela, vermelha, verde e azul. As amarelas indicam um problema de gravidade moderada.
“Neste caso, é possível rodar com o veículo por um tempo, mas é recomendado levá-lo para uma oficina para uma análise”, aponta.
As vermelhas advertem problemas graves. Por conta disso, o veículo deve ser parado imediatamente, uma vez que o automóvel pode estar com danos graves e prejudicar a segurança dos passageiros.
“Quando isso acontecer, é preciso levá-lo urgentemente à oficina para verificação do defeito”, afirma Kozma.
Já as lâmpadas verdes e azuis indicam que algum dispositivo está ligado, por exemplo, faróis, piscas, piloto automático, luz de neblina.
Principais luzes do painel – Além das cores, cada luz do painel apresenta um símbolo com um significado diferente e cada figura indicará qual parte do veículo está acionado ou com problemas.
Luz do freio:
Indica problemas na bateria do carro.
“Ela também pode indicar inconvenientes no sistema elétrico e também falta de carregamento de energia pelo alternador”, informa Kozma.
“Caso permaneça acesa, poderá dificultar a próxima partida do motor”.
Luz de temperatura do motor:
Indica aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de um problema no sistema de resfriamento.
“Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, sinaliza Kozma.
“Primeiro, pare o veículo o mais breve possível, espere o motor esfriar, verifique e complete o nível do fluido de arrefecimento se necessário, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando corretamente”.
Luz do óleo:
Indica falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão.
“Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode fundi-lo”, alerta Kozma.
Luz de carga da bateria:
Indica falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão.
“Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode fundi-lo”, alerta Kozma.
Luz dos airbags:
Indica que o sistema de segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas caso ocorra um acidente.
“É muito importante ficar atento neste ponto, e procurar uma oficina caso essa luz acenda”.
Luz de reserva do tanque de combustível:
Segundo Kozma, ela indica que o tanque de combustível está na reserva e que o veículo tem apenas alguns quilômetros de autonomia.
“Quando isso acontece frequentemente, a temperatura de trabalho da bomba de combustível é elevada devido ao menor volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça”, relata.
“Isso também pode reduzir a vida útil do conversor catalítico.”
Luz da injeção eletrônica:
Ela indica algum defeito no motor.
“Não é possível especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de emissão”, avalia Kozma.
O técnico também explica que caso a luz acenda após o abastecimento, a central eletrônica pode não ter reconhecido o novo combustível, ou ele é simplesmente de baixa qualidade.
Se esta luz permanecer acesa mesmo após o abastecimento em um posto de combustíveis de confiança, é importante buscar o auxílio de uma oficina para uma análise corretiva do sistema.
Luz do ABS (Antilock brake system):
Símbolo obrigatório desde 2014 em veículos novos vendidos no Brasil.
Kozma explica que esse sistema é responsável por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergência.
“É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderá ocasionar falhas na frenagem”, relata.
Luz do EPS (Electric Power Steering):
Se trata de um sistema de direção com assistência elétrica, permitindo uma maior maciez ao movimentar o volante.
“Caso haja algum problema no sistema, a direção não deixará de funcionar, todavia, perderá a assistência”, afirma Kozma.
“A falta desse auxílio dificultará manobras e a própria condução do veículo”.
Luz do EPS (Electric Power Steering):
Kozma ensina que o ESC é o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores como: sensor de velocidade de cada roda e sensor de posição do volante para manter o veículo em sua trajetória fazendo a distribuição da frenagem, em cada roda.
“Essa luz acende quando o veículo é ligado e se apaga após alguns segundos”, diz.
“Se trata de um sistema de segurança ativo, porém, se luz permanecer acessa continuadamente, há um problema no sistema”.
O ESC pode ser desativado por meio de um botão no painel e uma luz indicará que ele está desligado.
Entretanto, Kozma recomenda esta ação apenas quando o motorista estiver em um terreno de baixa aderência como areia, cascalho ou terra para facilitar a movimentação inicial do veículo.
Luz do imobilizador:
Indica uma falha de comunicação entre uma chave de injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave.
A antena informa para a central se a chave é a correta. Os desenhos deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um cadeado.
“Caso ele esteja acesso, pode haver dificuldade de partida e o correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, sinaliza Kozma.
Indicador de aquecimento de combustível:
Indica que o sistema de partida à frio está ativo e aquecendo o combustível.
O tempo que a figura permanece ligada pode variar de acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água.
“Geralmente, a partida do motor é liberada quando ela se apagar e se ela continuar funcionando depois do aquecimento do motor ou enquanto dirige, pode estar acontecendo uma falha no sistema”, avisa Kozma.