São muitos os detalhes no processo de desenvolvimento de um novo veículo e acredite, para tudo tem muita engenharia envolvida. Um exemplo disso são os sons que o veículo emite. Nada é por acaso, são muitas horas de desenvolvimento quanto aos sinais sonoros que um veículo produz.
Ano passado, como parte do amplo processo de reposicionamento da marca, a Fiat buscou ressignificar o papel da voz e da música para criar momentos de maior conexão com o público e apresentou seu novo DNA sonoro e sound logo.
Agora, essa experiência fica ainda mais completa aplicada na Fiat Toro e ao Fiat Pulse, primeiros veículos da marca a ter um Sound Design UX.
Isso significa que o usuário terá uma nova jornada auditiva mais amigável, que começa ao entrar no veículo, passa pelas diversas etapas enquanto está dirigindo e vai até sair do carro. Importante informar que outros modelos da marca também passarão a contar gradativamente com o novo Sound Design da Fiat.
Projetada para fazer parte da jornada do cliente dentro do carro, a nova identidade sonora dos veículos Fiat foi desenvolvida pela marca em parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers.
Todo o processo de criação e desenvolvimento da iniciativa foi pensado e testado juntamente com usuários. A Fiat apostou em sons mais agradáveis e modernos para marcar cada aviso de ação da picape.
Atividades como ajustar as configurações da central multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do painel de instrumentos e resgatar informações pré-definidas ganharam melodias mais suaves.
Já os avisos sobre dirigir com o freio de mão engatado ou sem o cinto de segurança, condução com a porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição trazem áudios de alerta mais fortes e repetitivos justamente para chamar a atenção do condutor, mas sem deixarem de ser agradáveis.
Todos os sons dos dois modelos agora estão mais alinhados, seguem a mesma identidade e foram pensados de forma a melhorar a experiência do cliente dentro do veículo em todos os momentos.
Para completar, quando o cliente liga a Fiat Toro MY 23 e o Fiat Pulse MY23 entra a nova animação exclusiva de boas-vindas com o Sound Design e Sound Logo na central multimídia e no cluster digital.
O welcome movement resultou da mistura entre o som e a sonic flag usada como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia que é representada pela sequência de quatro notas.
Sound logo – Inspirada no portamento, expressão musical originada principalmente do italiano, que denota ato ou efeito de portar ou conduzir, a sonic flag funciona como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia que, por sua vez, é representada pela sequência de quatro notas. Juntas, provocam uma conexão emocional, memorável e universal.
De forma orgânica, o sound logo Fiat poderá receber variações de timbres, texturas e instrumentos de acordo com cada produto e campanha, adequando-se aos diferentes caminhos por onde a marca passa.
“Este é só o primeiro passo de um pensamento amplo da marca Fiat em todos os pontos de contato sonoros com o cliente final”, completa Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.