sábado, 13 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ZF impulsiona o futuro da mobilidade By-Wire

O portfólio de controle de movimento de veículos da ZF e a experiência em sistemas de frenagem, direção e suspensão ativa posicionam de forma exclusiva o Grupo ZF para realizar o controle de veículos totalmente automatizado by-wire (por cabos)

À medida que os veículos se tornam cada vez mais eletrificados, automatizados e controlados por software, a ZF está à frente no desenvolvimento e industrialização de sistemas de chassis avançados com a oferta mais abrangente do setor de tecnologias by-wire, que não exigem mais uma conexão mecânica ou fluídos de sistema.

Um exemplo primário é a solução Steer-by-Wire da ZF.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A empresa revelou que recebeu contratos de volume significativo de várias grandes montadoras que serão lançados em várias regiões a partir de 2023.

“Os sistemas inteligentes by-wire da ZF encerram a era das conexões mecânicas e possibilitam uma nova etapa na história do controle de veículos”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.

“A tecnologia Steer-by-Wire da ZF permite novos recursos de segurança e conforto, como manobras evasivas autônomas de emergência ou estacionamento em espaços muito confinados. Ele marca um avanço no caminho para carros e caminhões totalmente autônomos, adicionando novo design e liberdade de engenharia”.

- Publicidade -

Por exemplo, os sistemas Steer-by-Wire da ZF permitem o controle de veículos totalmente autônomos para o transporte de pessoas e robô táxis.

Para carros de passeio, ele também oferece recursos exclusivos, como volantes retráteis para modos de direção totalmente automatizados, controle de direção totalmente adaptável, reduzindo o ângulo do volante para manobras de estacionamento ou de baixa velocidade e maior segurança contra colisões através da remoção da coluna de direção.

By-wire representa o ajuste perfeito para futuros veículos elétricos e automatizados.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Grupo ZF: liderando a transformação Steer-by-Wire – Ontem, a ZF apresentou seu avançado sistema Steer-by-Wire para a imprensa internacional e anunciou que essa tecnologia será lançada em escala industrial por uma grande montadora global no próximo ano.

A ZF obteve contratos adicionais com clientes em várias regiões para seus sistemas Steer-by-Wire para produção em série, estabelecendo-se como líder neste campo de tecnologia.

Da mesma forma, no lado da frenagem da equação, a ZF é líder global na produção de seu sistema de controle integrado de frenagem, que também é controlado principalmente usando tecnologia by-wire.

Graças ao seu portfólio completo, a ZF está muito bem posicionada para conquistar uma participação de mercado ainda maior no crescente campo de sistemas de chassis by-wire e espera uma participação significativa do mercado de Steer-by-Wire até 2030.

“A ZF está moldando ativamente o futuro limpo e autônomo da mobilidade, lançando sistemas avançados de suspensão, direção e freio por cabos que se tornarão mais comuns devido às muitas vantagens que oferecem. E o software da ZF e as plataformas de computação de alto desempenho, como cubiX e o controlador Vehicle Motion Domain (VMD Controller), completam o quadro e juntos criam um novo nível de desempenho do sistema. Esta é uma demonstração perfeita do quanto a ZF se transformou em uma empresa de tecnologia ao entender a digitalização e a descarbonização como oportunidades para seu desenvolvimento”, concluiu Scheider.

Conduzindo o futuro by-wire – A ZF é uma desenvolvedora líder e produz uma gama completa de sistemas by-wire que não requerem uma conexão física direta:

• Steer-by-wire, Direção por cabos, incluindo direção nas rodas traseiras
• Brake-by-wire, Freio por cabos, com Controle Integrado de Freio
• Suspensão ativa controlada eletronicamente

Essas tecnologias estão sendo combinadas para produzir soluções de sistema que oferecem melhorias maiores do que elas podem sozinhas.

Aqui, o software e as arquiteturas E/E – Eletro-Eletrônicas combinadas desempenham um papel fundamental na agregação de valor.

Os sistemas by-wire oferecem maiores graus de controle do veículo, oferecendo distâncias de parada mais curtas, maiores graus de liberdade nas manobras, melhor estabilidade em altas velocidades e maior alcance e eficiência.

Com tecnologias by-wire, a quantidade de assistência de direção ou torque de frenagem pode ser ajustada para imitar a sensação típica que os motoristas esperam, mas também pode ser ajustada instantaneamente para aumentar a força de frenagem para reduzir as distâncias de parada ou desviar de um obstáculo com mais habilidade do que os próprios motoristas conseguiriam fazer.

O sistema de frenagem por cabos IBC da ZF permite frenagem regenerativa e recuperação de energia que ajuda a recarregar as baterias de veículos elétricos – destacando como o chassi e os eDrives podem trabalhar juntos para aprimorar o controle de movimento, ampliar o alcance e oferecer um sistema mais compacto.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil