Ao associar seus produtos com outras marcas fora do mundo automotivo, as montadoras agregam valores e geram engajamento com potencial possibilidade de fidelizar os atuais clientes e de atrair novos consumidores.
É mais comum a gente ver marcas de carros atreladas a clubes de futebol e eventos esportivos. Mas recentemente, três delas anunciaram parcerias com eventos culturais.
A Fiat, por exemplo, nem começou a pré-venda do SUV Fastback (que será apresentado em 14 de setembro) e é com ele que anunciou o patrocínio da nova temporada do Cirque du Soleil com o espetáculo Bazzar no Brasil, com apresentações entre setembro e dezembro em São Paulo e Rio de Janeiro – os ingressos podem ser adquiridos por este link: eventim.com.br/cirquebazzar
“Inovação, criatividade e encantamento são atributos da Fiat e do Fastback, mas também do Cirque du Soleil. Dessa forma, com essa conexão de valores, acreditamos que o patrocínio ao espetáculo Bazzar seria uma ligação natural”, disse Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
A Fiat vai aproveitar os espaços onde o espetáculo será apresentado para exibir o novo SUV.
Rock in Rio – Também atrelando sua marca a um evento cultural, a Volkswagen é a patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022.
A marca terá um estande de 3 andares com exibição do modelo elétrico ID.4 (ainda não disponível no Brasil) e do VW Nivus, além de um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050.
Neste plano, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região.
Uma outra unidade do ID.4 ainda ficará exposto em uma área VIP.
“Patrocinar um festival como o Rock in Rio Brasil 2022 é impactar positivamente o público que queremos dialogar. Vamos ativar nossa marca alinhada à Nossa Volkswagen, ou seja, muito mais moderna, vibrante e humana”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
MasterChef Brasil – Já a Mitsubishi é a mais nova patrocinadora da 9ª edição do MasterChef Brasil, programa da TV Band e também veiculado no YouTube.
Os campeões das categorias Profissional e Amadora serão premiados com um SUV Eclipse Cross 2023.
Com o patrocínio, a marca diz querer reforçar um de seus pilares de comunicação que são as viagens de carro, o prazer de explorar os mais diferentes lugares do Brasil, o que tem muito a ver com a gastronomia, curiosidade em descobrir novos sabores, novas culturas.
“O MasterChef Brasil além de ser o maior Talent Show de culinária do país e tem como essência promover a ousadia em seus participantes. Isso tem muito a ver com o estilo de vida 4×4, destemido, desbravador, que a nossa marca oferece aos clientes”, conta Letícia Mesquita A. Oliveira, diretora de marketing da Mitsubishi Motors.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br