A KTM 250 SX-F 2023 torna-se a primeira motocicleta de motocross da marca austríaca produzida no Brasil.
O processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para a KTM Brasil, que expande as operações na unidade fabril em Manaus (AM) e incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross.
“Nosso objetivo é oferecer as melhores e mais desejadas motos desse mercado, alinhadas às novidades da marca no exterior”, comemora Fábio Campos, diretor da KTM Brasil.
“Iniciamos a produção de motos de motocross lançando primeiro a 250 SX-F, mas outros modelos virão na sequência”, revela.
A marca escolheu o Arena Cross, tradicional competição do motociclismo, para realizar o lançamento da moto, no sábado, 20 de agosto, em São Paulo.
Tão nova quanto esperada! Lançada há poucos meses na Europa, a 250 SX-F significa um grande salto nos padrões da competitiva classe 250 cc., com um pacote desenvolvido para oferecer a melhor performance e o fácil manuseio em qualquer nível, indiscutivelmente sem perder a tendência Ready To Race.
Com o design todo atualizado, a impressionante potência de 47cv, maior estabilidade em reta e o mais completo gerenciamento eletrônico da atualidade, a 250 SX-F 2023 chega para enfrentar a categoria e dominá-la.
Controle total – Não importa quão acidentada seja a pista no fora de estrada ou em um circuito, o piloto estará sempre no controle total.
Para isso, a KTM implementou um conjunto de atualizações que visa a centralização de massas, menor peso e o melhor efeito “anti-squat” para garantir a aplicação perfeita da potência nas saídas de curvas, enquanto pedaleiras mais centralizadas evitam o risco de prender nos sulcos mais profundos.
Hidroformado, cortado a laser e soldado por robô, o novo chassi traz um feedback excepcional.
Realoca as massas para mais perto do centro de gravidade e com parâmetros de flexão longitudinal e torção calculados para absorção de energia, significa que o chassi atua como uma espécie de “amortecedor” e proporciona mais facilidade de manuseio, portanto menos fadiga na pilotagem por muitas voltas.
Sólida como uma rocha em qualquer velocidade. Isso foi possível graças à conexão da coluna de direção forjada e as mesas usinadas em alumínio de alta qualidade para fornecer maior rigidez na direção.
A geometria mais precisa e o alinhamento perfeito do garfo de suspensão dianteira causam um efeito mais suave e responsivo, ou seja, mais controle e precisão para o piloto.
Para superar e vencer qualquer obstáculo, a nova suspensão dianteira WP XACT traz recurso pneumático com reservatório de ar, tubos de 48 mm e regulagens divididas.
Novos garfos hidráulicos melhoram a resistência quando exigidos ao extremo e minimizam o efeito de extensão em saltos e impactos.
Os protetores redesenhados dão maior proteção contra sujeira, e os anéis retentores são tão confiáveis quanto dispõem de um design incrível.
Sem fadigas e precisa na volta a volta em circuito, a suspensão traseira conta com um novo amortecedor WP XACT que produz uma consistência inigualável nas pistas e mais segurança durante os longos e exigentes treinos ou corridas.
Novas vedações de baixo atrito SKF e características avançadas de amortecimento refletem em maior tração das rodas no solo com uma absorção de energia sem igual na categoria.
Outra grande novidade é que ambos os sistemas de amortecimento são ajustáveis e sem nenhuma ferramenta.
Em poucos segundos o piloto pode realizar com as próprias mãos a melhor afinação para altas e baixas velocidades.
Os sistemas contam com ajustes de pré-carga, bem como de compreensão e retorno de simples acesso e ajuste instantâneo.
Desempenho incomparável – Completamente melhorada, a ergonomia evoluiu com as novas medidas do triângulo de condução (guidão, pedaleiras e assento), que geram maior contato dos joelhos às superfícies.
O assento mais plano facilita os movimentos enquanto uma nova cobertura superaderente possibilita controle superior. Novos plásticos foram redesenhados para obterem o menor acúmulo de lama e barro.
Líder da categoria quando o assunto é poder, o coração mais valente da classe 250 cc. tem 47 cv de potência máxima.
Com peso total de apenas 26,11kg está projetado para corresponder conforme o manuseio, com aumento de potência caso seja o desejo do piloto nas médias e altas rotações.
A altura no motor foi reduzida em 8 mm e o posicionamento rotacionado dois graus para trás, que resultaram no posicionamento do pinhão 3 cm mais baixo, as novas medidas contribuíram para a centralização de massas e o efeito anti-squat.
Solte a embreagem – Controle de largada, ativado! Por meio do Launch Control pode-se lutar por mais holeshots!
De série na linha 2023, a 250 SX-F também oferece o inovador sistema Quickshifter, que proporciona ao piloto trocar as marchas sem mesmo desacelerar e encostar na embreagem. Isso significa aumentar as marchas de 2° para 5° concentrando-se apenas no que virá pela frente.
Para acionar o controle de largada basta apertar os botões “Quickshifter” e “Traction Control” ao mesmo tempo: a eletrônica irá ajustar a melhor tração, evitando o excesso ou baixa potência, assim como a perda de controle.
Garantir a máxima eficiência é a função do controle de tração e das opções entre os dois mapas de potência.
De fácil acesso através de um punho de comando simples, o mapa1 oferece uma curva de potência mais linear, enquanto o mapa2 traz um golpe mais agressivo e aceleração explosiva.
O controle de tração pode ser acessado pelo mesmo punho de comando e garante notória vantagem em situações lamacentas ou molhadas.
Com menos foco em ferramentas e mais na pista, a 250 SX-F foi concebida para oferecer a máxima acessibilidade aos ajustes diversos, inclusive das suspensões.
Isso permite maior conforto e performance aos iniciantes ou profissionais, que buscam as alternativas a fim de obterem o melhor desempenho a bordo do novo modelo.
Agora “made in Brazil”, a previsão de chegada da nova geração da 250 SX-F às concessionárias KTM de todo o país é em setembro, com preço sugerido muito competitivo de R$ 63.490, mais frete, e garantia de três meses.
Highlights, 250 SX-F 2023:
• Motor mais potente da categoria com 47cv, menor e reposicionado.
• Chassi retrabalhado para melhor centralização de massas e efeito anti-squat.
• Nova suspensão WP XACT; desempenho e confiança em qualquer terreno.
• Ajustes de suspensão manuais.
• Ergonomia aperfeiçoada, melhor manuseio e facilidade na condução.
• Controle de tração e duas opções de mapas e potência.
• Inédito sistema Quickshiter de série; rapidez e conforto nas trocas de marcha.
• Plásticos redesenhados; menor acúmulo de terra ou lama.
• Novas pedaleiras; confiança entre os sulcos mais profundos.
• Launch Control (controle de largada) de série.
• Assento mais plano e com nova cobertura superaderente.
• Novo filtro de ar de série; proteção e performance para o motor.
• Fabricação nacional, com disponibilidade prevista para o mês de setembro.
FICHA TÉCNICA – KTM 250 SX-F
Partida – Elétrica.
Motor – 249,9 cm3, monocilíndrico quatro tempos.
EMS – Keihin EMS.
Diâmetro – 81,0 mm.
Curso – 48,5 mm.
Embreagem – Multidisco DS banhado a óleo, sistema hidráulico Brembo.
Velocidades – Cinco marchas.
Peso – 101 kg.
Capacidade do tanque – 7,2 L.
Freio dianteiro – Diâmetro disco 260 mm.
Freio traseiro – Diâmetro disco 220 mm.
Chassi – Tipo berço duplo central 25CrMo4.
Suspensão dianteira – Garfo invertido WP XACT 48 mm, com 310 mm de curso.
Suspensão traseira – Amortecedor WP XACT com hastes e 300 mm de curso.
Distância do solo – 343 mm.
Altura do assento – 958 mm.
Ângulo de esterço – 63,9°.